Site Meter
Escolha o Idioma

Destinos Brasil

Publicado em 13-12-2010 42 Comentários

Centro de manutenção da Gol

Na sexta-feira passada fui conhecer o Centro de manutenção da Gol em Confins. Pela primeira vez a Gol convidou um grupo de blogueiros para ver como funciona a rotina de manutenção das aeronaves.

Logo que chegamos, fomos a uma sala de treinamento do centro.
Junto com a sala conhecemos uma réplica do interior do avião que foi feita para divertir os filhos dos funcionários no dia em que visitam o trabalho dos pais. O negócio ficou tão bom, que a estrutura é aproveitada e hoje treinamentos são feitos ali também.



Nessa sala ouvimos uma explicação detalhada de como a Gol trabalha para manter os aviões com a manutenção em dia. Em diversos aeroportos do país são executadas partes da manutenção obrigatória das aeronaves. A parte mais complexa é feita nesse Centro de manutenção da Gol em Confins. Tenho que confessar que saí da sala mais seguro para voar Gol depois de conhecer os detalhes da operação.

Além disso, tive a certeza que acertei quando escolhi voar Gol com a pequena Vitória na sua primeira ponte aérea.

Veja essa história nesse post no blog da Gol.

Replica do interior do avião

Depois da explicação e de tirarmos algumas dúvidas, chegou a hora mais importante. Ver tudo acontecendo na prática dentro dos hangares do centro de manutenção da Gol.

Em um dos hangares pudemos ver um avião com a turbina desmontada, com a porta “sem capa”. Reparem também na limpeza do chão!


Nesse outro hangar foi possível ver o enorme Boing 767-200 da Varig recebendo cuidados dos mecânicos. Quando o avião está dentro do hangar com pessoas a sua volta é que temos uma referência melhor do tamanho do avião.

Olha o tamanho do mecânico ali na foto. Pequeno, pequeno!

É nesse hangar (imagens acima) onde as aeronaves são pintadas. O que me impressionou nessa parte foi conhecer o sistema de exaustão que leva o ar “sujo” para 4 filtros antes de devolvê-lo ao meio ambiente. Do ponto de vista de respeito ao meio ambiente o centro de manutenção é referência. O óleo usado é vendido para a indústria, a água é reaproveitada e há uso de energia solar. O que não é mais usado é reciclado ou reaproveitado. Deu para perceber que existe uma séria preocupação com a preservação do meio ambiente.

Conhecemos também as salas onde as partes do avião são pintadas e os vidros das janelas são medidos e polidos. Sabia que até aquele vidro da janela passa por manutenção frequente?

Outra parte do centro que foi bacana de conhecer foi o setor de tapeçaria e manutenção das poltronas. As costureiras fazem as capas das poltronas, acabamento dos tapetes e na sala ao lado uma máquina molda o plástico que faz os apoios de braço, mesinhas e aquelas cortinas.

Para encerrar a visita ao centro de manutenção da Gol fomos à pista e fiz algumas imagens do avião bem de perto! Oportunidade rara. Veja as imagens acima.

Aproveito para agradecer o convite e o carinho que o pessoal da Gol teve com nosso grupo de blogueiros. Além do ajanelalaranja, foram à Confins o viagemcompimpolhos, o euviajocommeusfilhos e o cavok.


Publicado por

Comentários do Facebook

Comentários do Blog - 42 Comentários

  1. avatar elisabeth machado

    campeão,
    vá gostar de avião lá adiante.
    bjs

    responder
  2. Parabéns mesmo. Um excelente relato.

    []s

    Eriberto

    responder
  3. Oi Marcio!
    Realmente deve ter sido uma experiência muito interessante. acho que ver a manutençao in loco dá um pouco mais de confiança para quem viaja. Muito bom seu relato!

    responder
    • Foi bem isso mesmo Valéria. Descobri que muitos computadores tem 2 ou até 3 back-ups e ainda há possibilidade de voar sem eles usando comandos manuais deixa qualquer um bem mais seguro. Além disso, deu para perceber o profissionalismo que as revisões são tratadas e o controle que tem de todos os procedimentos.

      Eu não tinha medo de voar e voltei ainda mais tranquilo no voo de volta à São Paulo.

      Bjo!

      responder
  4. avatar Armando

    Bom saber das medidas de segurança da Gol. Interessante o post!

    responder
  5. avatar Gilmar

    Até as janelas precisam de manutenção? quanto detalhe! Obrigado pelas informações.

    responder
  6. Oi Marcio,
    O post ficou muito bacana! E as fotos, como sempre, lindas!
    Adorei! Bjs.

    responder
    • Que bom que gostou!!! Se precisar de alguma imagem p/ seu post me avise que te mando! Bjo!

      responder
  7. Legal o post e as fotos realmente são lindas!! Adoro as imagens! Parabens

    bj

    Pati
    http;//coisasdemae.wordpress.com

    responder
  8. avatar Leo

    Sensacional o post. Achei muito legal o centro de manutenção deles. Eu viajo muito pela TAM e como eu gostaria de conhecer o centro de manutenção deles também. Achei o da GOL super moderno, confesso que não esperava tanto huahua. Parabéns pelo post

    @leomarconi

    responder
    • Oi Léo,

      É muito moderno mesmo. Segundo o pessoal da Gol só o centro da Lufthansa na Alemanha é maior e melhor.
      Me contaram que há um projeto de construção de um novo hangar e que quando ele estiver funcionando o centro da Gol será o melhor e mais moderno do mundo.
      Bacana, né?
      Foi legal conhecer e ver essas coisas.
      Estou te seguindo no twitter, abs!!

      responder
  9. avatar Felipe Abraao

    Matéria paga! Só pode!
    Tenho mais de 15 anos de profissão na area. Sou engenheiro aeronautico e POSSO AFIRMAR QUE A MANUTENÇÃO DA GOL É A PIOR QUE EXISTE, COM PEÇAS RECAUCHUTADAS.
    As aeronaves, em sua maioria, são as aeronaves da velha VASP e as da VARIG.
    Sigam o conselho de quem trabalha a mais de 15 anos no ramo: VOAR GOL NÃO É SEGURO.

    responder
    • Oi Felipe, a materia não foi paga não. Fui convidado para conhecer o centro e achei que seria bem interessante aos leitores postar o que eu ví por lá.

      Quando recebo pelo post deixo bem claro que é um publieditorial.

      Passei para Gol seu comentário. Assim eles tem como responder.

      Um abraço!

      responder
    • Perguntei para o pessoal da Gol sobre aviões velhos e me falaram que a companhia possui a frota operacional de 108 aeronaves Boeing 737 e é uma das maiores e mais jovens frotas da América Latina, com uma média de seis anos. Além disso até o final de 2010 espera-se devolver sete aeronaves Boeing 737-300 restantes.

      A Companhia é uma das poucas companhias aéreas do mundo que se beneficia plenamente da filosofia de manutenção em fases do Boeing 737 NG, sustentada por amplos investimentos em pessoal, material, ferramentas e equipamentos.

      responder
  10. avatar Ricardo

    Sobre o que o “profissional” acima, engenheiro aeronáutico não é o responsável técnico pela aeronave nem pelo pedido de peças e nem pela liberação do avião, se der alguma peça para ele capaz dele nem saber onde vai.
    não defendo a gol, só estou defendendo a sua falta de profissionalismo questionando quem você acha que conhece o trabalho.Sentado na sua cadeira de longe é fácil falar mal de quem trabalha no hangar.

    responder
  11. avatar Alex

    Concordo com o Ricardo, eu sou mecânico de aeronaves fazem 12 anos, trabalhei desde o tempo de quando a VASP existia até hoje, sim, existem problemas internos na GOL mas sinto lhe dizer não são da parte mecânica, porque nós sabemos que cada descida ou subida tem 200 vidas em nossas mãos e sempre na cabeça que uma delas pode ser da nossa familia também.

    responder
  12. avatar ricardo

    isso supoe a acreditar que vc saiba ne seu mane!!vc sabe tudo ne abestado?

    responder
  13. avatar ricardo

    isso supoe a acreditar que vc saiba ne seu mane!!vc sabe tudo ne abestado?Vc e mais um que julga saber pela teorica e naum sabe nada da pratica!

    responder
    • Pessoal, acho muito legal ouvir a opinião de cada um de vocês que entendem e trabalham com isso. Acho que outros visitantes também querem saber.
      Mas por favor, vamos fazer isso sem ofensas. Não precisa disso! Conto com vocês para mantermos o debate em alto nível.
      Abs!

      Marcio

      responder
  14. avatar Anderson

    Confins???
    Acho que estou meio desinformado, na época em que eu trabalhava lá a gol fazia os checks c e d no hangar em Viracopos, esse centro de manutenção é novo???

    responder
  15. avatar CASIMIRO PITORESCO

    essa semana completarei 70 milhões de milhas viajando com GOl…puts caraca véio!!!

    responder
  16. avatar Douglas

    Boa tarde!
    Olá,
    o centro de manutenção é incrível mesmo, sou tecnico de manutenção da GOL a 2anos e meio, o comentario dizendo que as aeronaves são velhas é lamentavel, temos a frota mais moderna do Brasil com manutenções preventivas, corretivas e programadas.
    Queria agradecer a visita e a escolha de voar GOL.

    Aqui sempre da para ir mais longe.

    responder
    • Oi Douglas,

      Foi isso que eu senti visitando o centro. Tudo muito moderno e limpo. Obrigado por dar sua opinião por aqui!

      Abs!
      Marcio

      responder
  17. Ótima matéria!
    Tenho 16 anos, e daqui a 2 anos irei começar meu curso de pilotagem !
    É um sonho de criança *–*
    Sobre o cara que falou das aeronaves antigas e a precaria manutenção da Gol, está totalmente enganado.
    Deveria se informar mais antes de fazer comentarios como estes.

    Abraços, Felipe

    responder
  18. avatar Felipe

    Belo post! Soh treina um pouco mais nas fotos.. Toq de brother :D

    responder
  19. avatar celso rocha

    quero saber como faço para poder oferecer o meu trabalho de egienizaçao de avioes
    me responde .

    responder
  20. avatar Tatiana

    Muito bom o post, melhor se tivesse mais fotos, vlw!!!

    responder
  21. avatar Polyana Mendes

    Olá, eu também já tive a oportunidade de está vendo de perto o sistema de manutenção da gol,é porque eu estou fazendo um curso para concorrer uma vaga na área de manutenção. E realmente é uma sensação fascinante você ver aqueles “Monstrinhos” serem manuzeados,é de arrepiar de tanta emoção. Depois de ver tudo isso de perto passei a gostar ainda mais de aviação!!!

    responder
  22. avatar andres haber

    boa tarde, primeiro quero dizer que adorei a materia da sua visita na Gol.
    sou um Paraguaio morando aqui no Brasil, e me interesa muito a historia das companhias aereas do Brasil.
    E uma pena como uma companhia com a Varig faliu. Pensar, que quando a gente falava que ia de Varig, era falar estou indo na melhor compnhia aerea do mundo, o servico de bordo, a educacao da tripulacao, em fim, muitas coisas boas.
    Gostaria de saber, se a Gol, vai voltar a usar as rotas internacionais da antiga Varig?
    obrigado, e desculpem pelo meu portugues.

    responder
  23. avatar SANDRA

    GOSTARIA DE FAZER ESTE CURSO TAMBÉM. ADOREI ESTÁ MATERIA.SE PUDER ME ENVIE ENFORMAÇÕES SOBRE O CURSO.

    responder
    • Oi Sandra, não foi bem um curso. Recebi um convite para visitar o centro de treinamento.

      Acredito que se entrar em contato com a Gol você consegue agendar uma visita.

      Abs!

      Marcio

      responder
  24. avatar Viviane

    Olá,
    Estou realizando um TCC relacionado a área de Mecânica de Manutenção em Aeronaves e gostaria de saber se eles disponibilizam visitas e como é agendado, pois com certeza irá somar muuuuuuito à minha apresentação?

    Muito boa sua matéria….
    Obrigada.

    responder

Deixe seu Comentário






Artigos Relacionados

23-10-2014 Comentar

Assista ao primeiro trailer do novo filme dos Vingadores

Acabou de ser divulgado o primeiro trailer do filme “Os Vingadores 2: A Era de Ultron”. A produção vai estrear no Brasil no dia 30 de abril de 2015, mas já está levando os fãs a loucura. No trailer podemos ver três novos personagens, Mercúrio, Feiticeira Escarlate e o vilão Ultron. Assista ao trailer abaixo:

22-10-2014 Comentar

Empresa cria skate voador de “De Volta Para o Futuro”

Quem nunca quis ter um hoverboard? Não sabe o que é isso? É aquele skate usado por Marty McFly nos filmes “De Volta Para o Futuro”. Sim, o skate voador. A novidade é que em 2015, para comemorar os 30 anos do primeiro filme, este projeto pode se tornar realidade A empresa americana Hendo Hover […]

20-10-2014 Comentar

Três passeios gratuitos para levar as crianças em novembro

O final de ano está chegando e as crianças estão ficando cada vez mais eufóricas para curtir as férias e o natal. Enquanto estas não chegam, que tal aproveitar alguns passeios gratuitos em São Paulo para levar os pequenos?   Exposição do Salvador Dali Leve as crianças para conhecerem um pouco sobre este artista surrealista. […]

viagem, dica de viagem, viagem com criança, viajar com filho, turismo, viajar com crianças, viajando com crianças, Miami, Orlando, visto, com os filhos, onde ir, fotografia