Dicas para viajar de carro.

por: Marcio Nel Cimatti 04/07/2011

Aproveitando a semana que viajei de carro de São Paulo a Buenos Aires com o Cacá Clauset, pedi algumas dicas para quem pretende fazer viagens longas de carro. Claro que vou dividir aqui com vocês.

Para quem não conhece o Cacá, ele foi campeão do Rally dos Sertões, idealizador do Rally Mercosul, já ganhou prêmio no Paris-Dakar e aí vai…. Resumindo, o cara é fera!!!

Conheça dicas importantes para uma viagem de carro gostosa e segura:

Realize uma boa revisão no carro antes de ir para estrada.

Confira a palheta do parabrisa. Se não estiver legal, coloque uma nova antes da viagem.

Opte por viajar de dia, saindo cedo. É muito mais seguro! Para não atrapalhar esse planejamento não durma muito tarde durante a viajem.

Programe paradas a cada 2 horas. É importante para esticar um pouco as pernas, descansar um pouco, tomar água e ir ao banheiro.

Estude o caminho para evitar as piores estradas, trafego intenso, etc..

É interessante ter um mapa rodoviário além do GPS. Assim, se for necessário alterar o caminho fica mais fácil.

Tenha uma caixa de ferramentas, silver tape e durepox, ajuda bastante.

Se for viajar para outros países, não esqueça de estudar todas as regras para atravessar a fronteira e rodar nesses países. A regra muda bastante entre eles.

Tenha uma lista de telefones das concessionárias e das polícias rodoviárias.

Saiba onde ficam os grandes postos e abasteça sempre que o tanque chegar na metade. Nunca deixar para abastecer perto da reserva. Existem longos trechos sem postos em algumas estradas. Além disso, ter no mínimo meio tanque possibilita um desvio a mais para conhecer atrações que não estavam previstas sem se preocupar com o combustível.

Ter o carro adequado para essas viagens ajuda muito. Na nossa viagem, de São Paulo a Buenos Aires, a Ford escolheu a Ranger. Picape média com motorização 2.3 a gasolina ou 3.0 diesel e tração 4×2 ou 4×4, é um veículo versátil que supera obstáculos com o conforto. A Ranger mandou bem na viagem!

Rangers descendo a Serra

Lavando o vidro

Cacá lava o vidro da Ranger em uma das paradas.



Comentários do Facebook

Comentários do Blog - 2 Comentários

  1. Olá Márcio,

    As dicas estão excelente e complementam um post que fiz sobre planejamento de viagem de carro. http://respirandooutrosares.blogspot.com/2011/08/dicas-de-como-planejar-uma-viagem-de.html

    Um abraço,

    Érika Marques
    @vejaoutrosares

    responder

Deixe seu Comentário






© 2006-2018 | A Janela Laranja - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar