sábado, julho 31, 2021
spot_img
HomeEuropa e DemaisBélgicaWestvleteren, tomei a melhor cerveja do mundo no bar do monastério

Westvleteren, tomei a melhor cerveja do mundo no bar do monastério

Na tarde do terceiro dia de viagem saímos do almoço na Westmalle e pegamos a estrada até a abadia de Saint Sixtus de Westvleteren, que produz a cerveja que é considerada por muitos a melhor do mundo.
Essa abadia é uma das mais fechadas. Mesmo na hora que os portões abrem para receber fornecedores ou entregas, os monges se escondem.
Não é possível visitar a abadia a não ser que o visitante queira fazer um retiro espiritual com voto de silêncio e ficar uma ou mais noites em quartos simples com apenas uma cama dentro da abadia meditando e orando – mas sem câmeras ou celular.
TRAPPIST TOUR 2013
TRAPPIST TOUR 2013
Para atender a população local e alguns poucos turistas que chegam até lá, existe um restaurante bem em frente ao monastério. O In de Vrede é o único bar do mundo com autorização para vender essa cerveja e foi lá que passamos a tarde.TRAPPIST TOUR 2013
TRAPPIST TOUR 2013
A cerveja Westvleteren só pode ser comprada com reserva. É necessário ligar lá falando em flamengo (idioma que mistura holandês com francês), marcar a hora, deixar a placa do carro e cada carro pode comprar no máximo 24 garrafas. Você só pode voltar a reservar depois de 60 dias.
Isso aumenta o interesse por essa cerveja que é maravilhosa, rara e dificílima de ser encontrada em lojas e restaurantes fora do pequeno município de Vleteren, que tem apenas 5 mil habitantes.
Uma outra forma de comprar é na lojinha do restaurante que vende o máximo de 12 garrafas por pessoa, mas apenas em algumas épocas do ano quando eles tem cervejas disponíveis.
A ansiedade e o stress dos paulistanos tinha que valer para alguma coisa. Mesmo após alguns dias no interior da Bélgica não havíamos relaxado o suficiente a ponto de deixar para comprar as cervejas na lojinha só na saída. Ainda bem!
Chegamos e fomos direto para a fila da lojinha. Tivemos muita sorte de conseguir comprar algumas cervejas e camisetas com o brasão da abadia. As cervejas para venda da lojinha acabaram enquanto ainda estávamos comendo no restaurante. Ufa! Se não fosse a ansiedade teríamos ficado sem as cervejas para trazer para o Brasil. Para você ter uma ideia, uma garrafa de 300ml de Westvleteren lá na lojinha custa cerca de R$15 e a mesma é oferecida na internet aqui no Brasil por R$150.
Voltando ao restaurante! Ele tem um cardápio sem muita variedade e as cervejas são as verdadeiras estrelas. Na abadia são produzidas a Westvleteren Blond, a Westvleteren Extra 8 e a melhor delas, a Westvleteren 12, do estilo Belgian Quadrupel com aproximadamente 10,2% de teor alcoólico.
TRAPPIST TOUR 2013
TRAPPIST TOUR 2013
A grande maioria de frequentadores do restaurante são da região e ficaram muito interessados em saber porque tínhamos ido do Brasil e viajado até o interior da Bélgica por causa da cerveja. Imaginem que fomos facilmente identificados falando cada vez mais alto com caixas de cerveja que compramos em volta da mesa.
Nós
Explicamos que é praticamente impossível encontrar um exemplar desses no Brasil e que a viagem era um jeito de passar algum tempo entre amigos, numa região linda e tomando cervejas espetaculares.
Conversamos com outros moradores que estavam no bar, que nos contaram sobre uma produção especial foi feita para os Estados Unidos afim de financiar uma reforma e ampliação do monastério. Foi a única vez que exportaram um lote e venderam fora do restaurante. A cerveja, nesse caso, teve que ter um rótulo.
É isso aí, normalmente a Westvleteren é vendida sem rótulo. Apenas a tampinha diferencia os três tipos.
TRAPPIST TOUR 2013
Aproveitamos muito a oportunidade de degustar as desejadas Westvleteren. Depois saímos do restaurante In de Vrede, fizemos algumas fotos das paredes e da entrada do monastério e seguimos em frente.
TRAPPIST TOUR 2013
Viagem bem rápida de dez minutos até o centro de Poperinge, a capital mundial do lúpulo. Chegamos com calma, fizemos o check-in no Hotel de la Paix, que fica na praça principal da cidade e descansamos.
Hotel de la Paix
Poperinge é o melhor lugar para ficar e conhecer o In de Vrede e a frente do monastério que faz a Westvleteren. Além do Hotel de la Paix que é a melhor opção de hospedagem, anote uma segunda opção caso ele esteja cheio, já é que pequeno. O Hotel Recour é um 4 estrelas que vai te atender super bem na região.

Entenda o roteiro para visitar as cervejarias trapistas na Bélgica. Leia os posts abaixo.

Quem foi e onde fomos? Entenda nossa viagem!
Primeiro dia, chegamos em Frankfurt e fomos beber e dormir em Dusseldorf.
Segundo dia, pela manhã visitamos e experimentamos as cervejas na Achel, abadia de “Saint-Benedictus”, em Hamont-Achel, Bélgica. 
Segundo dia a tarde, tomamos as oito cervejas produzidas pela La Trappe no restaurante do próprio monastério, na Holanda. 
Segundo dia a noite, chegamos na Antuérpia e fomos ao Kulminator, o melhor bar do mundo para tomar cervejas safradas.
Terceiro dia pela manhã, almoçamos no restaurante da Westmalle.
Terceiro dia a tarde, tomamos as desejadas Westvleteren no restaurante em frente ao monastério.
Quarto dia pela manhã, andamos pelo centro de Poperinge e conhecemos o museu do lúpulo.
Quarto dia a tarde, almoçamos na cervejaria De Halve Maan em Bruges.
Quinto dia, Bruxelas, chocolates, moules-frites e muitas cervejas no Delirium Café.
Sexto dia, um mergulho no mundo da Chimay, visitamos o monastério, a fábrica, almoçamos e dormimos no Auberge de Ponteaupré, que é a hospedaria oficial da Chimay.
No sétimo dia pela manhã, conhecemos o monastério mais bonito e imponente de todos, abadia Notre-Dame d`Orval, onde é produzida a saborosa Orval.
Sétimo dia a tarde e nossa última parada, conhecemos a Rochefort e jantamos na cidade.

Mais dicas para sua viagem!

Não viaje sem Seguro de Viagem! Faça o seu clicando aqui!
Reserve seu hotel pelo Booking, não há cobrança de taxa extra nas reservas. E,  na maioria dos casos, o cancelamento é grátis. Aproveite!
Siga nosso Instagram e veja antes as imagens das nossas viagens! 
Assine nosso canal no YouTube! Clique aqui
 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares