Escolha o Idioma

América do Sul e Central

Publicado em 12-04-2017 Comentar

Porto Seguro, descubra o Brasil, descubra sua tribo.

Porto Seguro é uma das cidades mais conhecidas do Brasil, tanto por ser o local de chegada da frota de Pedro Álvares Cabral, dando início a nossa História, quanto pelas barracas de praia com jovens em festas de axé, regadas a álcool, o dia inteiro.

Mas Porto Seguro vai muito além disso. É um destino que abraça todo tipo de turista, sejam famílias com crianças pequenas, adolescentes e jovens viajando em turmas, casais em lua de mel, viajantes em busca de luxo e requinte, de boa gastronomia, agitação ou até mesmo um pouco de descanso e isolamento da vida na cidade. Tudo que você precisa é descobrir qual a sua tribo.

Localizado no sul da Bahia, o município de Porto Seguro fica em uma região conhecida como Costa do Descobrimento e é formado também pelos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Nos próximos posts, vamos falar de cada uma delas para que você possa saber mais sobre cada um deles, seus atrativos e descobrir qual é a sua praia de verdade.

Por do Sol Porto Seguro

Porto Seguro

Sem dúvida, Porto Seguro é o destino de quem busca agitação em qualquer idade. É o destino para quem quer sentar numa cadeira de praia e não levantar até o sol baixar, ouvindo muito axé (e um pouco de funk e sertanejo universitário), comendo e bebendo bem.

  • O que fazer em Porto Seguro?

Entre as barracas de praia nessa região, a Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares são as mais famosas. Oferecem mesas e cadeiras na praia sem nenhum custo e uma estrutura completa com banheiros, chuveiros, trocadores e até loja de lembrancinhas, além do restaurante com comidas típicas deliciosas. Na barraca Axé Moi além do palco com dançarinos se apresentando durante todo o dia, você também tem a oportunidade de assistir uma apresentação de humor em estilo stand-up da encantadora Aisha Pink. São nessas barracas que acontecem também as grandes festas de réveillon e carnaval de Porto Seguro.

Axé Moi Porto Seguro

Mas para os viajantes que querem conhecer muito além das praias de mar calmo e água quente, Porto Seguro tem um Centro Histórico que vale a pena ser explorado, tanto por seu valor histórico-cultural quanto pela vista maravilhosa. As casas e prédios coloniais têm suas fachadas todas tombadas pela Unesco e é onde você encontra o Marco Zero do Descobrimento, a Igreja Matriz e o Museu de Porto Seguro, que é a antiga Câmara e Cadeia da cidade.

Marco Zero do Descobrimento

Porto Seguro

Igreja Matriz Porto Seguro

Porto Seguro

E se é para viajar no tempo, que tal conhecer mais sobre os nativos brasileiros, aqueles povos que já habitavam nossas terras antes da chegada dos portugueses? A Reserva Indígena da Jaqueira é uma aldeia pataxó criada em 1997 por 3 mulheres pataxós para afirmar e preservar a cultura pataxó. Lá, os turistas têm a oportunidade de ouvir a história desse povo que luta para manter seus costumes e passá-los para as próximas gerações, conhecer os antigos hábitos e técnicas de caça, a forma como eles vivem em comunidade, além de promover uma conscientização sobre a verdadeira história indígena brasileira e por que devemos preservá-la. É uma experiência única para abrir os olhos e a mente sobre nossas origens.

Além do tour guiado por um dos pataxós, é possível passar um pernoite na aldeia, jantando, festejando e dormindo como os nativos sempre fizeram. É um verdadeiro programa de índio, literalmente!

Reserva Indígena da Jaqueira é uma aldeia pataxó

Reserva Indígena da Jaqueira é uma aldeia pataxó

Reserva Indígena da Jaqueira é uma aldeia pataxó

Reserva Indígena da Jaqueira é uma aldeia pataxó

No fim da tarde, a Passarela do Descobrimento (antigamente conhecida como passarela do álcool) vai ganhando vida quando as casas da Rua Portugal abrem as portas de seus comércios e onde bancas de artesanato, comidas típicas e bebidas são montadas todos os dias. Passeio obrigatório para curtir o fim do dia, passear sem rumo, garantir as lembrancinhas de viagem e se divertir.

Passarela do Descobrimento (antigamente conhecida como passarela do álcool)

Para os adultos, a dica é tomar um capeta (drink de vodka, guaraná em pó, leite condensado, achocolatado, mel e canela) na Barraca da Help, uma baiana arretada e irreverente, que deixa qualquer um de bochechas vermelhas. E nem é da bebida!

Passarela do Descobrimento (antigamente conhecida como passarela do álcool)

Passarela do Descobrimento (antigamente conhecida como passarela do álcool)

E quem quiser curtir a brisa do mar, pode sentar ao ar livre e saborear um caldo de sururu no Rei do Caldo. Os que preferem um jantar mais gourmet e reservado, não deixe de ir no O Bistrô da Helô, um restaurante aconchegante e comida de primeira qualidade.

Bistrô da Helô

E aí, essa é a sua praia? Conta para gente nos comentários.

Veja onde ficar no centro de Porto Seguro e em Arraial d’Ajuda

Arraial d`Ajuda Eco Resort

O Arraial D’Ajuda Eco Resort é sofisticado, foi planejado para oferecer conforto e atender expectativas de hóspedes mais exigentes com gastronomia reconhecida na região e muitas atividades de lazer e atendimento diferenciado.

É uma opção excelente para quem vai com os pequenos. Além de sua própria estrutura tem um belo parque aquático, você só sai de lá se quiser conhecer ou quiser muito fazer alguma coisa diferente na região.

Com uma praia paradisíaca privativa e um cais, o Arraial D’Ajuda Eco Resort tem uma localização central, a 5 minutos de carro do Aeroporto de Porto Seguro, em frente a Praia do Mucugê.

Os quartos 5 estrelas do Arraial D’ajuda Eco Resort estão equipados com Wi-Fi gratuito e TV a cabo, além de ar-condicionado e frigobar. Cada acomodação apresenta uma decoração exclusiva e encantadora. Algumas unidades oferecem vista para o mar ou uma varanda com rede de descanso e vista para o rio.

O Arraial D’ajuda organiza passeios ecológicos em seu balcão de turismo. A propriedade também conta com um centro de mergulho, quadra de tênis e salão de jogos. Há um campo de golfe a 25 minutos de carro, do qual você também pode desfrutar.

Arraial d`Ajuda Eco Resort

Arraial d`Ajuda Eco Resort

Arraial d`Ajuda Eco Resort

Pousada Beijo do Vento em Arraial

Localizada no alto dos rochedos de Mucugê, a 300 m do mar e a 400m do centro de Arraial, super bem localizada e com ótimo custo x benefício, a Pousada Beijo do Vento é uma das queridinhas aqui do blog! Ela oferece uma piscina ao ar livre com vista panorâmica para o mar.

As acomodações da Pousada Beijo do Vento têm vista panorâmica ou parcial para o mar. Além disso, possuem varanda privativa com rede, e algumas contam com banheira de hidromassagem.

Você pode desfrutar de um longo passeio pelo jardim, ou ainda admirar o nascer do sol no deck da piscina. O hotel disponibiliza diversas instalações de lazer, incluindo uma sala de TV com canais de filmes em inglês 24 horas por dia. O restaurante da pousada abre diariamente para o almoço.

Dica! Não saia de lá sem experimentar a moqueca do restaurante!

Pousada Beijo do Vento

Pousada Beijo do Vento

Pousada Beijo do Vento

Pousada Erva Doce em Arraial

A pousada fica a 400m da Praia de Mucugê e 800m do Paradise Water Park no Arraial D’Ajuda, e oferece quartos com uma varanda privada ou um terraço com rede. Suas instalações incluem uma piscina com um terraço.

Todos os quartos da Pousada Erva Doce são equipados com acesso à internet sem fio (Wi-Fi), ar-condicionado, televisão e frigobar. Alguns têm vista para a piscina, enquanto outros têm vista para os jardins tropicais da área.

Os hóspedes podem relaxar na área de estar da Pousada Erva Doce, que tem TV via satélite. Um café-da-manhã americano é servido diariamente no local. O bar disponibiliza uma variedade de bebidas nacionais e internacionais.

O atendimento e a localização são frequentemente elogiados por nossos leitores.

Pousada Erva Doce Arraial d ajuda

Pousada Erva Doce Arraial d ajuda

Hotel Portal do Mundaí em Porto Seguro

O Portal do Mundaí Praia Hotel é um dos hotéis mais recentes de Porto Seguro e possui localização privilegiada a beira mar, à apenas 300 metros do Complexo de Lazer Tôa Tôa.

O hotel conta com ampla área de lazer para a diversão de adultos e crianças e um delicioso bar da piscina que frequentemente tem música ao vivo.

No hotel Portal Do Mundaí, você pode admirar a vista panorâmica do mar enquanto relaxa na piscina ao ar livre, além de tomar banho de sol no terraço ou ainda passear pelos jardins da propriedade. Você também pode saborear diariamente o buffet de café da manhã, que inclui frutas da estação, pães e bolos. O hotel também dispõe de um restaurante à la carte com iguarias regionais.

Todos os quartos do Mundaí Praia possuem varanda privativa, TV de tela plana a cabo e frigobar. Os quartos superiores contam com uma banheira de hidromassagem.

O Portal do Mundaí Hotel fica a apenas 5 km do centro de Porto Seguro e a 5,7 km do Aeroporto de Porto Seguro. Para sua comodidade, o estacionamento privativo está disponível de cortesia no local.

Praia de Mundaí é uma ótima escolha para viajantes interessados em praias para crianças, centros históricos e comidas locais.

Portal do Mundaí Hotel

Hotel Portal do Mundaí

Hotel Porto Geraes em Porto Seguro

No Porto Geraes Praia Hotel, você pode relaxar na sauna, bem como jogar cartas na área de lazer. Além disso, as crianças podem se divertir no parquinho infantil. Você pode saborear diariamente um buffet de café da manhã completo servido no restaurante casual, que inclui uma variedade de frutas da estação, pães preparados na hora, bolos e sucos.

O Porto Geraes está situado a 6 km do centro histórico e do aeroporto de Porto Seguro. Para sua comodidade, o hotel oferece estacionamento gratuito no local. Além disso, o serviço de aluguel de carros está disponível.

Praia de Taperapuã é uma ótima escolha para viajantes interessados em praias com faixa de areia, praias para crianças e vida noturna.

Hotel Porto Geraes

Best Western Shalimar Praia Hotel

O hotel está a 1 minuto de caminhada da praia. Este hotel dispõe de piscina, academia e WiFi gratuito. Situada a somente 50 m da Praia de Taperapuã, a propriedade está rodeada por árvores e fica a 10 minutos a pé do centro de Porto Seguro.

Os quartos do Best Western Shalimar Praia Hotel são espaçosos e apresentam uma decoração colorida, com paredes claras. As acomodações contam com ar-condicionado, TV a cabo e varanda privativa com vista do jardim. Há disponibilidade de serviço de quarto 24 horas por dia, sete dias por semana.

No Shamilar Praia Hotel, você pode desfrutar de um buffet de café da manhã que inclui frutas, sucos, pães e bolos caseiros. Culinária regional e internacional é servida para o almoço e o jantar. Você pode saborear bebidas no lounge-bar durante o dia.

Best Western Shalimar Praia Hotel

Best Western Shalimar Praia Hotel

Para mais informações, visite o PortoSeguroTur

Texto e Fotos da Mariana Laudeauser exclusivo para o AJanelaLaranja.com

*Viajamos a convite do Convention Bureau Visitor Porto Seguro e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro, mas todas as opiniões contidas no post são impressões pessoais da autora.

Não viaje sem seguro, faça o seu clicando aqui!

Siga nosso Instagram e veja antes as imagens das nossas viagens!

Não perca nosso Periscope – @ajanelalaranja

Publicado por

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Deixe seu Comentário






Artigos Relacionados

24-05-2017 Comentar

Rota da Cerveja: conheça 7 cervejarias de Ribeirão Preto em um dia

Talvez ao falar de cerveja, Ribeirão Preto seja o primeiro lugar em que você pensa. A cidade do noroeste paulista tem uma tradição como pólo cervejeiro nacional desde o começo do século passado. Mas é fato que ultimamente a cidade tem fortalecido ainda mais essa sua tradição cervejeira e muitos homebrewers têm produzido receitas em menores […]

22-05-2017 Comentar

Vá curtir Montevideo e volte com visto americano

Essa é a mais nova notícia de como uma dificuldade pode se tornar algo agradável e muito divertido. É isso mesmo, vá para Montevideo e volte com o seu visto americano no passaporte. É exatamente isso o que o pessoal do Sul do Brasil está fazendo, indo para o Uruguai tirar seu visto americano pela facilidade de […]

15-05-2017 Comentar

Avianca tem voos p/Navegantes. Ficou mais fácil conhecer as belezas do Vale do Itajaí

Hoje viajamos no primeiro voo da Avianca do aeroporto de Guarulhos para Navegantes, que fica na bela região do Vale do Itajaí. A companhia ofertará três voos ligando a cidade ao Aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos). Colonizado por imigrantes europeus, o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, preserva até hoje  os hábitos dos seus ancestrais na […]

GeraLinks - Agregador de links