Escolha o Idioma

Passaporte

Publicado em 11-07-2017 Comentar

Liminar determina que PF emita passaporte para menor em 24h

Se faltava passaporte para seu filho viajar com a família essa liminar resolve o problema.

A 2º Vara Cível Federal de S.Paulo emitiu liminar exigindo que a Polícia Federal emita passaporte para uma menor em 24h. O mandado de segurança foi impetrado pelos advogados Anna Paula Vieira de Mello Rudge e Carlos Eduardo Gonçalves, do VMR Advogados, para renovação do passaporte da menor para que possa viajar com a família.

O juiz Tiago Bittencourt De Davi, em seu despacho, destaca que as taxas foram pagas e “a autoridade impetrada tem o dever de observar o princípio da eficiência e entregar um serviço de qualidade, com melhor aproveitamento dos recursos financeiro, não obstando o direito previsto constitucionalmente de ir e vir, com a negativa de emissão do passaporte”.

Perguntei para o Dr Carlos Gonçalves.

1)      Como outra família deve se portar na solicitação, imprime a liminar e leva junto, o que muda nesse caso para solicitação padrão?

“Em regra, a ordem para o cumprimento da decisão é enviada diretamente pelo juiz, via ofício, dirigido à autoridade competente, podendo, a depender do caso, ser cumprida pelo oficial de justiça, que tem poderes para dar ciência da decisão.

Mas a família, acompanhada do advogado e com a decisão em mãos, poderá se dirigir à Polícia Federal e exigir a expedição do passaporte.

Quanto a forma da expedição do passaporte, se padrão ou emergencial, dependerá muito do tempo que falta para o embarque do interessado, lembrando que o passaporte emergencial pode ser emitido no mesmo dia, se for o caso.”

 

2)      Outra é dos riscos da liminar cair, há? em quanto tempo?

“Como se trata de decisão urgente, a Autoridade Impetrada, no caso a Polícia Federal ou a Advocacia Geral da União que a representa no processo, poderá não ter tempo suficiente para obter a suspensão da liminar, o que em regra ocorre via recurso ao Tribunal Regional Federal. Além disso, uma vez expedido o passaporte, ele terá sua validade normal, e mesmo que a decisão seja cassada no futuro, acreditamos que não haveria ordem para o cancelamento do documento, a menos que ficasse comprovada alguma fraude ou má-fé da pessoa beneficiada.”

Informação importante.

Na parte superior da liminar. Advogados usam para justificar jurisprudência.

Número que aparece no mandato de segurança – 3009998-22.2017.403.6100

Liminar PF

Não viaje sem seguro, faça o seu clicando aqui!

Siga nosso Instagram e veja antes as imagens das nossas viagens!

Não perca nosso Periscope – @ajanelalaranja

Publicado por

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Deixe seu Comentário






Artigos Relacionados

28-06-2017 Comentar

Emissão de Passaporte está suspensa pela PF

A emissão de passaportes está suspensa a partir de 27/06 às 22hs. A Polícia Federal informou que quem tiver sido atendido nos postos até 27/06, receberá o passaporte normalmente. Fique tranquilo se você já passou pelos postos da PF até esta data. A partir de hoje (28/06), é possível agendar normalmente e os serviços de […]

13-06-2016 Comentar

Problemas na emissão de passaportes continuam

Se você precisa emitir ou renovar seu passaporte muita atenção! Os problemas na confecção de passaportes pela Casa da Moeda do Brasil continuam. Os prazos para emissão do documento estão acima dos 20 dias corridos. Programe-se! A previsão para voltar ao normal (entrega em 6 dia úteis) é só para dia 21 de julho. Em São […]

22-02-2016 Comentar

Avião temático da Disney fará voo de Brasília direto para Orlando

Hoje participei de um lançamento muito especial, fui ao aeroporto de Brasília ver o primeiro avião temático de Walt Disney World. O Avião dos Sonhos, como ele foi batizado, é um Boeing 767-300 que fará o voo direto de Brasília para Orlando da TAM. O lançamento foi um pocket show digno da Disney. Tinker Bell andou […]

GeraLinks - Agregador de links