Tudo que você sempre quis saber sobre o Guarujá!

por: Catalina De Vera 11/08/2017

Guarujá é uma ilha a apenas 73 quilômetros da capital (SP), com mais de 138 quilômetros quadrados de praias. As belas paisagens, proximidade da cidade de São Paulo e o povo acolhedor tornam o Guarujá uma cidade com grande quantidade de visitantes, o ano inteiro.Entre os pontos turísticos, encontra-se o maior aquário da América Latina, parques temáticos, restaurantes, bares e discotecas, além de opções para a prática de esportes radicais, ecoturismo e roteiros históricos.

A cidade contou com bastante investimento nos anos 70 e 80, embora tenha ficado um pouco desvalorizado na década de 90. Atualmente, entretanto, passa por um processo de reurbanização, e oferece uma infraestrutura moderna com direito a shoppings. Justamente por isso, o balneário se tornou uma referência para quem viaja com a família, com atrações para turistas de todas as idades.

O verão continua sendo o período mais movimentado, com um grande fluxo de paulistanos que possuem casas de praia, congestionamentos, filas e praias lotadas. Mas a cidade é muito mais do que apenas praias, e inclui atividades como visitas aos fortes, passeios de lancha e de escuna, caminhadas ecológicas e visitas ao Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul.

Mas além do burburinho diurno e noturno das praias de Pitangueiras, Enseada e Pernambuco, Guarujá conta com outras praias com boas ondas e pouco frequentadas em função do difícil acesso, feito somente por trilhas ou barcos. E quando chega a noite, as opções vão de restaurantes charmosos para um romântico jantar a dois ao agito das boates, que ficam com as pistas cheias até de manhã, bares com música ao vivo, shows e cinema.

Praias

As praias de Guarujá são bastante diferentes. Algumas sofreram com a construção de  enormes edifícios ao longo da sua orla, enquanto outras conservam a paisagem natural. Entre as principais estão:

Pitangueiras: A praia mais agitada de Guarujá , possui 1.800 metros de extensão. Assim como a praia vizinha, Astúrias, possui diversos prédios na orla e conta com um shopping center no calçadão. Por ser mais próxima ao centro, é ótima para quem quer surfar e visitar a feirinha que acontece por lá.

Enseada: Localizada ao lado leste de Pitangueiras , é a mais extensa da cidade, possuindo 7 km de extensão. É muito frequentada por adeptos de esportes, além de ter vários restaurantes e bares por perto. À noite é ponto de encontro de turistas devido à gastronomia local.

Pernambuco: Bonita e bem frequentada, possui duas praias que se juntam toda vez que a maré enche, formando o que é conhecido como Mar Casado.

Iporanga: Fica mais afastada do centro da cidade, mas possui a mais bela cachoeira da região, formando uma piscina natural de água doce. Infelizmente, não é permitido o acesso de turistas, pois trata-se de um condomínio fechado, sendo somente possível chegar à praia nadando.

Prainha Branca: Localizada ao lado do Ferry Boat que faz a travessia para Bertioga. É portanto, uma praia menos visitada com de areia fofa e clara e ondas fortes, ótimas para quem gosta de esportes.

Perequê: Considerada reduto dos pescadores, com mais de dois quilômetros de extensão essa praia é  conhecida por ter restaurantes com pratos à base de frutos do mar.

Tombo: Seu nome é por conta da sua conformação geológica, possui mar bravo e provoca tombos inesperados, portanto é a preferida dos surfistas.

Onde Ficar

Existem diversos hotéis no Guarujá, desde os mais baratos até os mais luxuosos. Para grupos grandes, alugar um apartamento ou casa pode ser mais interessante e econômico dependendo do perfil da viagem. A maioria dos imóveis possui cozinha e com isso você pode economizar. O importante é que em Guarujá existem opções para famílias, grupos e casais. Nós ficamos recentemente no hotel Transamerica Prime Guarujá, que é uma excelente opção de hospedagem em frente a praia da Enseada. Com serviço de praia, suítes com decoração moderna, gastronomia francesa, piscina climatizada e bem localizado. O hotel se consolida como uma das melhores opções para quem está procurando onde ficar no Guarujá.

[ytp_video source=”Ka3Kg1z7Jrk”]

Além do Transamerica Prime, existem também muitos outros hotéis na cidade. Alguns que nós recomendamos são o Pousada Maré Enseada, o Hotel Santamaria, o Hotel Costa Balena, e o Hotel Pousada do Parque, entre outros.

Onde Comer

Por ser uma cidade com diversas opções, Guarujá possui uma enorme variedade de restaurantes. Alguns dos que foram bastante recomendados recentemente são: Atlântico Signature, desenvolvido pelo chef Wagner Cabañas, o possui menu sofisticado mas preços bastante salgados;  Avelino’s, um típico barzinho perfeito pra ir depois da praia tomar uma gelada com os amigos; Dalmo Bárbaro, que com cardápio variado tem se tornado um dos endereços mais bacana fica na Praia da Enseada; Rufino’s Restaurant; com especialidade nos frutos do mar; Sala Vip Pizza Bar, com forno a lenha, de onde saem sessenta tipos de pizza, é uma boa opção para quem vai em família, e Thai, restaurante tailandês que se tornou um dos mais badalados do balneário.



Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Deixe seu Comentário






© 2006-2018 | A Janela Laranja - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar