7 lugares no Rio de Janeiro para conhecer com a família.

por: Ana Amoroso 01/03/2018

E o Rio de Janeiro? Continua lindo! A cidade cosmopolita, maior destino turístico internacional de todo o hemisfério sul, faz 453 anos de sua fundação em 1º de Março. Já foi capital da colônia, do império e da república e berço de uma série de tendências artísticas que variam da pintura, arquitetura ao teatro, televisão e cinema.

O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são seus cartões postais, bem como as ondas do calçadão da Praia de Copacabana, o pôr do sol na praia do Arpoador e as noites frenéticas nos Arcos da Lapa! A cidade mais conhecida no exterior, cantada em prosa e versos da bossa-nova, o Rio de Janeiro enleva sonhos – seja na beleza de suas praias urbanas e desertas, seja na multiculturalidade de seu povo sempre aberto às novas tendências.

O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa, berço do samba, terra de bambas… carinhosamente, o Rio 40 graus, de Janeiro a janeiro, oferece larga rede hoteleira e incontáveis serviços em 160 bairros oficiais!
E nessa cidade plural, não podia mesmo faltar opções para as famílias, em especial com crianças e adolescentes!

Por essa razão, selecionamos 7 lugares para conhecer no Rio de Janeiro com toda a família:

corcovado-pao-de-acucar

1. Jardim Botânico
Um dos melhores passeios para fazer com as crianças. Um lugar belíssimo, com as majestosas palmeiras imperiais plantadas a pedido de D. João VI, em 1808, no sentido de aclimatar plantas trazidas das Índias Orientais, também foi utilizado para outras experiências como a palha da bombonaça, para confecção dos chamados chapéus do Chile ou do Panamá e o plantio do chá.
Um santuário ecológico, numa área verde preservada, repleta de animais silvestres para contemplar, muita história e lugares bonitos para ficar como o encantador orquidário, fontes e bancos ideais para fazer aquelas fotos bonitas em família. As crianças podem se divertir no parquinho enquanto os pais degustam um bom café na lanchonete. Para quem gosta de comodidade e visitas guiadas é possível levar as avós para passear num carro elétrico com guia, duração de 50min. e capacidade para 7 pessoas.

É gratuito e deve ser agendado na recepção em frente a bilheteria.

jardim-botanico

2. AquaRio
Um dos lugares mais incríveis para levar a criançada nos tempos atuais. O AquaRIo está localizado na Praça Mauá, num complexo de entretenimento cultural que inclui o Museu do Amanhã e O Museu de Arte do Rio (MAR), o Boulevard Olímpico (com as pinturas de street art), Praça Mauá, a Orla, a Candelária, a Pira Olímpica na Praça e o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). O maior aquário marinho da América do Sul tem 26 mil metros quadrados de área construída e 4 mil espécies de animais marinhos.
No total são 28 aquários e locais abertos à visitação. O Grande destaque fica para o Tanque Oceânico, que possui 7 metros de profundidade e inacreditáveis 3,5 milhões de litros de água salgada, com tubarões grandes e as fantásticas arraias. Próximo à bilheteria há espaços para lanche, água e sorvete.

As crianças e os adolescentes costumam adorar!

tanque-oceanico-aqua-rio

3. Parque Lage
Uma das atrações ideais para crianças no Rio de Janeiro é, sem dúvida, o Parque Lage. O Parque Lage é um parque municipal que abriga uma ampla escola de artes – um lugar belíssimo, ideal para um piquenique e também atividades para serem feitas em família. Ao longo do mês de março, sábados de 10 às 12h tem Arte no Parque, curso de artes para crianças de 4 a 12 anos. Aos sábados pela manhã, tem Arte em Família, onde cada criança pode trazer um adulto para a escola, despertando novos diálogos através de atividades em comum, entre outras oficinas como de argila e arte brasileira, por exemplo. Nas férias há cursos contínuos de artes de segunda a sexta, tanto para a criança quanto para a família, como oficinas de livros, construção de cabanas no parque, poesia e corpo, filme sem câmera, ateliê gráfico e criação de documentário.
Tudo coordenado por professores da própria escola de arte e monitores capacitados. Diversão e cultura!

parque-laje

4. Floresta da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca, ou como é mais conhecido, a Floresta da Tijuca, tem encantos naturais únicos: está localizado na serra entre a Pedra Bonita (Pedra da Gávea) e a Serra da Carioca. Destacam-se pela beleza a Cascatinha Taunay, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, Cascata Gabriela, Cascata das Almas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão. Um lugar de natureza exuberante, propícia para deixar as crianças correrem e se expressarem à vontade. Boa infraestrutura de parque com três restaurantes e uma lanchonete, banheiros. Leve bicicletas, repelentes de mosquito, viseiras, bonés e água para beber (a não ser que você não se importe de pegar água nos bebedouros incentivando uma atividade mais natural) toalhas e roupas que sequem rápido também são indicadas. As visitas guiadas acontecem sempre às quartas-feiras pela manhã e não é necessário fazer reservas. O ponto de encontro é no Centro de Visitantes do Setor Floresta, às 9h, e as saídas acontecem com um limite mínimo de três pessoas e máximo de vinte. A ideia é que, no futuro, o parque amplie o número de roteiros disponíveis e realize os passeios também nos fins de semana. No Lago das Fadas tem um excelente parquinho. Para os pais mais aventureiros, vale uma boa caminhada de 15 minutos pela trilha até a Cachoeira das Almas. A cachoeira Gabriela é ideal para quem não quer andar muito.

Está localizada no estacionamento do restaurante Esquilo – 5 minutos de caminhada pela trilha e ponto! Diversão na certa!

cascata-da-gabriela

5. O Corsário Carioca
Um grupo de Contadores de histórias a bordo de um passeio pela Baía de Guanabara apresentando às crianças, de forma muito divertida, os relatos históricos do Rio de Janeiro desde as grandes navegações e descobrimentos até os dias atuais. Atores representam personagens, como Estácio de Sá, Araribóia, corsários franceses e piratas, enfrentando-se numa luta de espadas. Um passeio de fim de semana: o barco sai às 10h30, com uma parada para mergulho na praia de Adão e Eva, em Jurujuba, Niterói.
O barco oferece lanche a bordo e oficinas sobre especiarias, cartografia e biodiversidade marinha da Baía de Guanabara. São 2h30 de duração, indicado para crianças a partir de 2 anos, adultos e idosos. A reserva deverá ser antecipada por telefone ou e-mail. Tel.: 99377-1856 / e-mail: ocorsariocarioca@gmail.com.

corsario-carioca

6. Espaço de brincar – Bichinho do Mato
Espalhado numa área de 27.000m², um lugar para toda família vivenciar a liberdade: pintura em azulejos, esculturas de argila, fazer brinquedos de sucata, expressando sua forma única de ser alimentando pequenos animais como coelhos, galinhas e patos, uma aventura em família. Todas as atividades foram pedagogicamente pensadas por pedagogos, biólogos, psicólogos e professores de educação física. Essas atividades abordam, de maneira consciente e bem humorada, questões como biodiversidade, respeito à natureza, educação ambiental, cultura popular brasileira, projetos socioambientais para crianças e jovens entre outras atividades inspiradas na famosa Escola da Ponte, de Portugal.
Bichinho do Mato
Estrada do Sacarrão 865 – Vargem Grande – Jacarepaguá. Tel.: 3417-0799
De segunda a sexta, de 8h30 às 17h30

bichinho-do-mato

7. Praias, sim, as praias, por que não?

O melhor exercício: nadar! E nada é melhor do que nadar numa das melhores praias do Rio de Janeiro. Na praia do Leblon oferece ótima infraestrutura para os pequenos como quiosques, banheiros, chuveiros ao longo da orla. Para os pequeninos, o baixo-bebê, no posto 12, confere as facilidades para quem deseja acostumar os bebês na praia, com fraldários, parquinho de plástico com brinquedos coloridos, alugueis de
piscinas de plástico e cadeiras para papinhas. Nas férias são oferecidas atividades recreativas! Tudo isso num ambiente bem família! Já na Praia Vermelha, no bairro da Urca, bem aos pés do Pão de açúcar (outro passeio maravilhoso!) uma praia pequena, rasinha, segura e aconchegante demais, com bares e restaurantes.

praia-vermelha-urca

A pista Cláudio Coutinho garante uma caminhada pitoresca com belas paisagens para selfies em família. Um passeio mais indicado para as crianças maiores, onde todos se divertem! Na Barra da Tijuca, além dos grandes shoppings e grande rede médica, há praias incríveis, como a Praia do Pepê, com ondas que quebram muito antes da areia, formando piscinas com pequenas marolas, boas para as crianças. Boa estrutura de quiosques com sanitários e ambulantes. A praia da reserva, apesar de ser mais deserta,
também é bastante procurada, mas não deve se arriscar muito na maré-alta. Tem dois quiosques excelentes que nos fins de semana tem shows musicais com artistas locais que tocam do samba ao Jazz, com muito estilo. Vale lembrar que em cada bairro do Rio de Janeiro há muito mais opções para curtir
com a família. Então, viva mais histórias no Rio pelo Hotel Urbano! Viajar é possível!

praia-do-pepe



Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Deixe seu Comentário






© 2006-2018 | A Janela Laranja - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar