Conheça o Espírito Santo: O que fazer, onde comer, etc.

por: Ana Amoroso 26/04/2018

As terras – e mares! – capixabas são uma ótima pedida para passar as férias! Praias, clima agradável de norte a sul, além de montanhas, o campo e a cidade convivem lado a lado, fazendo com que os viajantes possam curtir das mais belas paisagens durante o seu passeio.

O turismo para o lar da torta capixaba é super interessante para fazer sozinho, ou com a família, pois além das paisagens e praias maravilhosas o estado tem muita história para contar.

Tem vontade de conhecer o Espírito Santo? Nós estivemos por lá e trouxemos várias dicas para você aproveitar ao máximo a sua viagem!

Vitoria - SETUR

O que fazer

  • Vila Velha

O Espírito Santo tem forte vocação para o turismo religioso. Além dos monumentos e igrejas a maior comemoração celebrada no estado é a Festa da Penha, uma homenagem à padroeira do Estado, que dura cerca de oito dias as celebrações que acontecem em Vitória, especialmente no Convento da Penha.

O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. Situado no alto de um penhasco, a 156 metros de altitude desde 1558, a igreja nem sempre esteve lá. O frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da montanha do convento, onde era mantido um quadro de Nossa Senhora da Penha, santa que deu nome ao local. O quadro desapareceu três vezes e em todas as ocasiões fora encontrado no alto do morro, quando finalmente foi decidido que deveriam construir lá o convento. Os locais brincam que a santa sabia da beleza do local e queria ter a vista – maravilhosa – das duas cidades, Vila Velha e Vitória.

convento da penha (1)_prefeitura de vila velha

O Farol de Santa Luzia está localizado no final da Praia da Costa e é um passeio rápido, porém muito lindo. De lá você tem uma vista panorâmica da baia de Vitória, e o tempo de visita é limitado a 20 minutos por grupo.

vila velha_farol de santa luzia_

A não-tão-secreta Praia Secreta está localizada ao lado do Farol, e virou o point dos moradores de Vila Velha durante o verão. Ela parece uma piscina natural, devido ao seu mar calmo e vale a pena a visita. A entrada na Rua Santa Alice é cercada por um muro e tem uma portinha no meio, que leva a um caminho, recentemente pavimentado pelo governo para descer até a praia.

Praia Secreta

Dica: Você também encontra em Vila Velha a fábrica da Garoto, onde você pode marcar um horário para conhecer como os chocolates são feitos, ou até mesmo passar na lojinha para levar lembrancinhas para casa!

  • Vitória

Não dá para pensar em Vitória sem lembrar da beleza de suas praias e vistas culturais. As mais visitadas são: A praia do Canto, que é badalada durante a noitena conhecida região do Triângulo das Bermudas – o local recebeu esse nome pois as pessoas “desaparecerem” com os amigos nos bares e restaurantes, na maioria das vezes retornam para casa somente no dia seguinte. Durante o dia, a praia também é bastante visitada por conta do calçadão, e abriga uma feira de artesanato aos domingos. Os quiosques da Curva da Jurema também são queridinhos dos visitantes. A praia é uma das mais procuradas pelos esportistas náuticos por causa do mar calmo, que possibilita a pratica de esportes aquáticos, além de conter também bares e restaurantes por perto, e a vista para a belíssima a Ilha do Frade. Já a praia de Camburi é a única praia de Vitória localizada na parte continental da cidade, e é também a praia mais extensa da capital.

Praia da Costa

A Associação das Paneleiras de Goiabeiras reúne artesãos das tradicionais panelas de barro capixabas, que são moldadas a mão e queimadas em fogueiras, prontas para preparar qualquer comida, são conhecidas como o único instrumento de cozinha onde pode fazer a moqueca. A visita vale não só para fazer compras, mas para conhecer o método de produção das panelas e a cultura do povo capixaba.

vitoria_paneleiras

Palácio Anchieta é a sede do poder executivo do estado do Espírito Santo. Além de oferecer uma visita guiada pelas suas instalações cheias de cultura e história, recebe também exposições temporárias de arte ao longo do ano. O Palácio foi construído pelos padres jesuítas em 1551 e possui uma relíquia do Santo Anchieta, que dá nome ao prédio e foi um de seus hóspedes, lá está localizado um pedaço de sua Tíbia.

Palácio anchieta_SECOM

Onde comer

A gastronomia capixaba é produto das muitas influências dos habitantes locais, o estado foi povoado por indígenas, portugueses, africanos e imigrantes europeus. A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba, e depois, com a vinda de imigrantes europeus, novos pratos foram acrescentados à cozinha capixaba. A Moqueca, um dos ícones do Espírito Santo e a Torta Capixaba são dois pratos que você não pode deixar de experimentar durante a sua visita.

  • Restaurante Atlantica  – Vila Velha

Com dois restaurantes localizados em Vila Velha, o espaço que tem culinária de pescados à la carte em um ambiente decorado com temas do mar, o restaurante é famoso por sua Moqueca de Badejo com Camarões. Para acompanhar, são servidos uma pequena moqueca de banana, pirão e arroz. Experimentamos também de entrada um delicioso croquete de camarão.

O espaço é enorme, e para as famílias, este é um restaurantes amigável para crianças, pois tem playground para os pequenos se divertirem antes da comida.

Local: Avenida Estudante José Júlio de Souza, 50, Itaparica, Vila Velha.

Moqueca

  • Restaurante Papaguth – Vitória

O cardápio traz receitas típicas da culinária capixaba. Localizado na Praça do Papa, além da sua gastronomia, o restaurante  é todo feito de vidro e conta com vista linda para o mar. Lá experimentamos a famosa Torta Capixaba, uma torta recheada com vários frutos do mar, que nasceu durante a Semana Santa mas logo virou prato típico da região.

Local Praça do Papa – Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 700 – Enseada do Suá, Vitória

Torta Capixaba

Onde ficar

Sheraton Vitória (5 estrelas)

Nós ficamos no Sheraton, que fica a 3 minutos a pé da praia do Canto. Os quartos tem uma vista maravilhosa para o mar e a cobertura do hotel tem uma piscina a céu aberto, fitness center e sauna. Os quartos estão equipados com uma TV de plasma com canais a cabo, além de ter Wi-Fi gratuito pelo hotel inteiro. O café da manhã é incluso na diária e o serviço de quarto é 24h.

Sleep Inn (3 estrelas)

Também localizado na Praia do Canto, o hotel fica a 12 minutos a pé da praia. O café da manhã é cortesia aos hospedes, servido diariamente. Os quartos possuem TV de 32″ e alguns tem vista para o mar. É disponível WiFi gratuito por todo o hotel e você pode também desfrutar da academia, localizada no último andar.

Brazil Backpackers  (Hostel)

Localizado em Vila Velha, esta acomodação fica a 10 minutos a pé da praia da Costa. O albergue oferece café da manhã à la carte ou americano e está a 400 metros do Convento da Penha. O Wi-Fi gratuito está disponível para todos os hóspedes, enquanto alguns quartos também oferecem uma varanda.

Procurando hotéis em Vitória? Reserve pelo Booking.com.

Como ir

Viajamos para Vitória com a Avianca na nova rota SP-ES e a experiência foi muito boa. A viagem dura cerca de uma hora e a companhia tem dois voos diários. Confira tudo no post!



Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Deixe seu Comentário






© 2006-2018 | A Janela Laranja - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar