Hotel Tierra Atacama, desvendando o deserto em grande estilo

por: Marcio Nel Cimatti 21/11/2018

Vou te contar como foi se hospedar no Hotel Tierra Atacama com as crianças. Foi do conforto do Tierra Atacama que partimos para desvendar os segredos do deserto do Atacama que tem inúmeras atrações.

Chegamos no aeroporto de Calama e o transfer do hotel estava no desembarque nos aguardando. As meninas estavam eufóricas, trocamos totalmente de paisagem já que antes do Atacama nós passamos uma semana em Pucón, no sul do Chile. Veja todas as dicas aqui!

Antes mesmo de chegar a San Pedro do Atacama, onde fica o hotel, paramos por alguns instantes em um mirante na estrada para ver o Vale da Lua do alto, de um ângulo único.

Lembrei as meninas que estávamos chegando no deserto mais árido do mundo e rapidamente destaquei como aquele Vale era diferente e que muita gente compara aquelas dunas de areia com a superfície de Marte.

Depois dessa parada fomos direto ao hotel. Fomos recebidos ainda na saída da van e é sobre o atendimento que eu vou começar a te contar desse delicioso hotel.

Antes mesmo de chegar ao lobby deu para perceber a atenção que teríamos do pessoal do Tierra.  No caminho até o lobby uma funcionária do hotel nos contou a história e nos mostrou o antigo curral onde animais descansavam e se alimentavam quando viajavam ou voltavam da Argentina. O hotel preservou essa área e nesse caminho também vimos as fileiras de placas para captação da luz solar e geração de energia.

No lobby nós fizemos o check-in rapidamente e conseguimos tomar o café da manhã. O hotel funciona no sistema all inclusive, ou seja, todas as refeições com bebidas alcóolicas e não-alcóolicas estão incluídas nos valores das diárias.

Tierra Atacama - bar e restaurante

Tierra Atacama - Recepção

Tierra Atacama - lobby

O café da manhã é o único servido em buffet, as demais refeições são a la carte. O café da manhã é servido em mesas compridas. Na primeira delas ficam os iogurtes, cereais, frutas secas, sucos e geleias. Há ainda a mesa com pães, croissants e bolos e outra com os frios e queijos. Nesta, o destaque foi para o salmão defumado. Na quarta mesa, algumas frutas tradicionais e algumas da região do deserto que despertaram a atenção da Vitória e da Giovana. As meninas experimentaram frutas e sucos diferentes quase todos os dias! Enquanto eu pedi expressos e cappuccinos.

Giovana e seu chocolate quente

Tierra Atacama - Buffet Café da manhã chá

Tierra Atacama - Buffet Café da manhã paes

Tierra Atacama - Buffet Café da manhã queijos

Tierra Atacama - Buffet Café da manhã tomate

Sigo contando sobre as refeições e a gastronomia do hotel. O cardápio muda diariamente e em todas as refeições escolhemos pratos diferentes.

O ambiente do restaurante é muito agradável e aconchegante. As cadeiras e mesas são de uma madeira bem tradada, os assentos das cadeiras são de couro e os assentos dos bancos de madeira além das almofadas são revestidos por uma pele.

Durante o dia, a luz natural entra por toda a volta do restaurante que é cercado por portas de vidro. É possível ver o vulcão de praticamente todo o restaurante. A noite, a iluminação intimista e a grande lareira ao lado da recepção deixam o restaurante ainda mais aconchegante.

Tierra Atacama - Giovana e a Nutella

O menu no almoço e no jantar varia diariamente. São 3 opções de entrada e 3 opções de prato principal, geralmente uma carne vermelha, um peixe e uma outra opção. Não há dificuldade em achar uma opção vegetariana. O menu tem pratos que agradam quem procura pela gastronomia típica da região usando ingredientes locais, mas com uma releitura sofisticada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As bebidas merecem comentário, principalmente por se tratar de regime all inclusive. Os vinhos chilenos à disposição são de ótima qualidade, alguns deles orgânicos e biodinâmicos produzidos pela vinícola Matetic.  Um dos que eu mais gostei foi Corralillo Pinot Noir, leve, elegante com aromas de frutas vermelhas, morango e mirtilo. O Pinot Noir harmonizou muito bem com risoto, salmão e massas.

Tierra Atacama - vinho

Os drinks feitos no bar também merecem atenção. Não deixe de experimentar o pisco sauer. Escolha o seu drink preferido e vá curtir o pôr do sol na beira da piscina. Para quem gosta de cerveja, eu tomei cervejas artesanais chilenas bem interessantes.

Tierra Atacama - Cerveja

Acomodações

São 32 suítes dispostas em duas linhas de uma forma em que todas elas ficam com o vulcão Licancabur em frente.

Tierra Atacama - Suites de frente

A decoração conta com itens marcantes da cultura local. Chamam atenção a palha artesanal dos lustres, o tapete de pele de vaca e esculturas feitas com pedras vulcânicas.

A enorme cama é um convite para relaxar e curtir o visual do vulcão e esses detalhes da decoração. A suíte que ficamos chamada de Poniente tem um banheiro amplo com banheira e muitas amenities. Repare no nosso vídeo que a Vitória comenta que tem até manteiga de cacau. A suíte conta com um chuveiro externo para os dias mais quentes e um banco para quem quiser apreciar o céu que é inacreditável de tão lindo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A suíte que ficamos tinha espaço suficiente para a montagem de duas camas onde as meninas dormiram. Nós 4 ficamos confortáveis na mesma suíte.

Eu comentei em relaxar na cama, mas o lugar certo para relaxar mesmo no Tierra é no Uma SPA.

Tierra Atacama - piscina e vulcão

Tierra Atacama - Piscina

Na área externa do SPA fica a piscina de borda infinita cercada de espreguiçadeiras estilosas, confortáveis e pelo jardim do hotel. Ao lado da piscina fica a hidromassagem. Ambas com uma linda vista para o vulcão. (faça a sua foto do Instagram nessa piscina)

Na área coberta fica a piscina aquecida com jatos d’água, a sauna e as salas para os tratamentos e massagens. O Uma SPA tem as paredes de pedra com as divisórias de bambu.

O que me chamou atenção nos tratamentos e terapias do SPA foi o uso de barro vulcânico, sal rico em lítio retirado da região e algumas ervas do deserto.

Ao lado das salas é possível tomar uma xícara de chá da erva rica-rica ou de água morna com pepinos e descansar.

Ainda nessa área do SPA, há uma lojinha onde os hóspedes encontram tudo o que precisam para suas caminhadas e estadia no deserto.

Tierra Atacama - Lareira

Faltou contar da área principal ao lado da recepção e em frente ao bar, uma espécie de lobby expandido. Em frente à lareira há dois grandes sofás que formam um “L”. No ambiente ao lado, em frente a um grande mapa da região, fica uma mesa onde são apresentados os passeios. Este é outro atrativo do Tierra. Logo no check in há um guia responsável por montar seu itinerário durante sua estadia. Os passeios estão incluídos na diária e, no nosso caso, foram praticamente privados.

Tierra Atacama - meninas caminhando na entrada do hotel

Tínhamos um guia e um motorista apenas para nós. Os grupos são pequenos – você sai sempre de van – e os guias são fluentes em várias línguas, muitos têm formação em geologia ou biologia. Tudo perfeitamente organizados e rico em informação.

O guia do check in apresenta as principais atrações no grande mapa e recomenda o que pode ser mais interessante considerando o seu estilo de viagem. Por exemplo, como estávamos com as meninas, decidimos não ir para os Gêiseres de Tatio, que ficam a mais de 5.000 metros de altitude.

Antes mesmo de ir para o quarto, já tínhamos o planejamento para todos os dias de nossa estadia. Se você quiser mudar algo, eles são super flexíveis. Pergunte também sobre o passeio noturno para ver o incrível céu do Atacama. Nos próximos posts, te contarei sobre os nossos passeios. Veja o que fizemos:

Salar do Atacama

Cavalgada no Deserto

Vale da Lua

Observatório

Centrinho de San Pedro do Atacama

No Tierra também há uma monitora que faz oficinas de artesanato com as crianças durante alguns períodos do dia. As meninas fizeram uma oficina de pulseira e outra de argila. Na oficina de argila, os pequenos hóspedes foram para um espaço onde o pessoal do hotel usa para fazer churrasco, no final do extenso terreno do hotel. As meninas curtiram a monitora e as brincadeiras.

Tierra Atacama - Monitora e meninas 2

Ainda neste espaço ao lado do Lobby, ficam prateleiras cheias de jogos de tabuleiro e livros à disposição dos hóspedes. Mais à frente, nesse mesmo ambiente aberto, fica uma sala de TV e ao lado 3 computadores para os hóspedes.

Tierra Atacama - computadores

Nós adoramos a hospedagem no Tierra que se mostrou completo e muito preparado para prover uma experiência inesquecível no deserto do Atacama.

Viajamos para o Chile com apoio da GTA Assist, do Hotel Antumalal, do Tierra Atacama e Marcio vestiu No Age.



Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Deixe seu Comentário






© 2006-2018 | A Janela Laranja - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar