quinta-feira, julho 29, 2021
spot_img
HomeDicas GeraisComo escolher um lugar para acampar?

Como escolher um lugar para acampar?

Se você é um daqueles aventureiros que sempre está disposto a pegar a estrada e buscar pelo local ideal para acampar em uma folga ou durante o final de semana, esse artigo é ideal para você. Para folgas curtas ou finais de semana, o interessante é aproveitar cidades vizinhas e não ir para longe, considerando que locais próximos podem revelar incríveis surpresas.

Entretanto, sempre fica a dúvida cruel de como escolher um bom local para acampar e quais as exigências adequadas para tal. Por isso, abaixo falaremos com um pouco mais de detalhes sobre a escolha do lugar ideal para passar uma noite confortável acampando com amigos ou família. Acompanhe a seguir e tenha um bom acampamento!

Não deixe de conferir em nosso site diversos roteiros e dicas para a sua viagem ser a melhor possível.

escolher-um-lugar-para-acampar

Dicas de como escolher um lugar para acampar

Preste atenção ao terreno do local que irá acampar

Antes de montar a barraca e se instalar por completo na localização escolhida, é fundamental explorar o terreno do local em que se pretende acampar. Primeiramente, opte por um solo que esteja seco e seja plano, evitando topos de morros, principalmente, por conta dos ventos muito fortes ao longo da noite.  

Outro ponto importante é retirar galhos, pedras e demais detritos na área que a barraca será montada. Porém, é preciso cuidado e não é aconselhado fazer isso diretamente com as mãos para evitar o contato com bichos peçonhentos. Por isso, providencie luvas, elas são sempre muito úteis em acampamentos. 

Logo, percebe-se que alguns detalhes precisam ser considerados com relação ao terreno em si e eles devem ser levados a sério, pois podem se tornar um infortúnio que prejudicará no conforto integral do acampamento. 

Escolha acampar próximo de águas limpas 

Muitos não se atentam a essa dica e não dão importância para ela, mas ela pode ter uma utilidade muito grande e explicaremos o motivo. Além da possibilidade de utilizar a água para diferentes tarefas, o barulho dela ao longo da noite fará com que o acampamento seja inesquecível e muito gostoso. 

Contudo, é importante ressaltar que os integrantes do acampamento não terão certeza se ela é potável ou não, ainda que sejam limpas, de riachos, nascentes e cascatas. Por isso, jamais utilize ela para beber ou para cozinhar alimentos. 

Se atente aos rios 

Ao acampar perto de rios, lagos e riachos é preciso tomar cuidado e ficar atento à distância. O recomendado é montar a barraca, ao menos, a 50 metros longe dele. Isso se deve ao fato de que os rios se enchem com bastante facilidade e toda precaução é pouco. 

Além disso, sem esse cuidado, é possível que uma desagradável surpresa surja durante a noite tranquila de sono, fazendo com que o acampamento não seja pleno e confortável. 

Tenha cuidado com o sol 

Escolher um lugar que não tenha sol é quase impossível em um acampamento. Então, escapar dele ao longo de um acampamento se torna inviável, mas algumas opções podem diminuir os efeitos fortes dos raios solares. Por exemplo, é possível optar pela posição certa da barraca para fugir dos primeiros raios de sol pela manhã. 

Nesse sentido, a sensação desagradável de ser despertado bem cedo com o sol no rosto é evitada com essa estratégia de deixar a barraca na direção correta. Outrossim, pode-se considerar inserir uma lona em cima da barraca para que ela fique mais escura e não fique exposta de forma direta aos raios solares. 

Escolher lugares para montar a barraca debaixo de árvores pode ser uma opção, mas é preciso se atentar ao tempo, pois em caso de relâmpagos, esses lugares são, especialmente, perigosos. 

Esteja atento aos ventos e a resistência dos equipamentos

Estar atento com a força e direção dos ventos do local que se pretende acampar é de extrema importância. Se o lugar possui ventos extremamente fortes, é preciso escolher outros lugares, já que será muito difícil até mesmo armar a barraca nele. Além disso, nunca se pode montar a barraca de forma que a estrada fique a favor da direção do vento. 

Se esse erro for cometido, a barraca não vai resistir e estará longe em poucos minutos. É preciso fixá-la bem para que ela resista aos ventos de modo que não esteja a favor deles. Considerando a exposição na natureza, avalie sempre os equipamentos também. 

Dentre os equipamentos mais importantes, além da barraca, tenha sacos de dormir e mochilas que aguentem sol e chuva, dentre outras exposições naturais. Os tênis e botas também precisam ser confortáveis e resistentes, visando um acampamento completo e agradável. 

Seja prudente ao fazer fogueiras 

As fogueiras são grandes aliadas dos aventureiros que estão acampando, especialmente, pelo fato de que é muito bom estar em volta delas conversando, se aquecendo e comendo em dias mais frios. Todavia, é preciso tomar bastante cuidado com o local escolhido para fazer as fogueiras. 

É preciso se certificar de que não há capins ou matas por perto, pois se houver, é possível que um desastre ambiental seja causado e esse não é o desejo de ninguém. Outro ponto importante é que a fogueira seja feita longe da barraca, evitando que fagulhas a alcancem. 

Isso considerando que o material das barracas, normalmente, é frágil e pode ser até mesmo inflamável. Pensando nisso, é preciso se prevenir bastante no momento de fazer a fogueira e ser responsável para que nada de ruim ou desastroso ocorra. 

Agora, com todas as dicas de como escolher um bom lugar para acampar com segurança e conforto, é possível curtir a natureza de forma integral e satisfatória.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares