quinta-feira, outubro 6, 2022
spot_img
HomeEuropa e DemaisComo abrir uma conta na Suíça mesmo morando fora do país

Como abrir uma conta na Suíça mesmo morando fora do país

Bora conferir como abrir uma conta na Suíça mesmo morando fora do país? A Suíça é um país famoso pelos relógios pontuais, deliciosos queijos, ótimos canivetes e, além disso, pelos bancos confiáveis e sólidos. Mas este último serviço pode parecer inacessível ou muito complicado ao público em geral.

abrir uma conta na Suíça

Ainda assim, com cenário econômico cada vez mais complexo e globalizado, é comum o interesse pelas instituições bancárias suíças. Mas será mesmo possível? Quais são os requisitos? Neste texto, você pode conferir informações sobre como abrir uma conta na Suíça, mesmo morando fora do país europeu.

Já vale destacar que o processo pode ser mais ou menos trabalhoso, dependendo das especificidades de cada cliente ou banco. Assim sendo, é importante pontuar que o serviço das instituições financeiras da Suíça não está reservado aos milionários. Além disso, apesar de fama negativa, não é possível contas anônimas. Isto quer dizer que os bancos suíços não permitem que alguém estacione valores não declarados para a evasão fiscal.

Veja aqui um post bem completo de como morar na Suíça.


Informações iniciais para abrir uma conta na Suíça mesmo morando fora do país

Atualmente, quem quer abrir conta na Suíça precisa passar por rigoroso processo de verificação. Aliás, este trâmite é ainda mais criterioso para quem vive fora do país da Europa Central. E isso porque? Justamente para se desfazer da imagem de paraíso fiscal, o setor financeiro suíço adotou novos regimentos. Assim, os bancos passaram a valorizar a transparência nas últimas décadas.

Portanto, quem pretende abrir conta na Suíça, mesmo morando fora do país, precisa enviar série de documentos a instituição escolhida. Geralmente a comunicação ocorre por e-mail e abaixo estão ofícios comumente solicitados:

  • Prova autenticada da identidade do pretenso titular de conta. Pode ser um passaporte válido, junto com comprovante de endereço;
  • Documento(s) que comprovem fonte legal dos fundos. Para atender á exigência, é possível apresentar relatório de banco local, mostrando pagamentos de salário ou vendas de propriedades.

De qualquer forma, mesmo que quem quer abrir conta na Suíça forneça todos os documentos, há possibilidade de recusa. De acordo com a Associação Bancária Suíça, as instituições podem negar relacionamento comercial com pessoas politicamente expostas. Além disso, a entidade de representação adianta que rejeição é justificada no caso de dúvidas sobre a origem dos fundos.

Você sabe quais são os idiomas oficiais da Suíça? Que lingua falam por aqui? Veja!

Outras dicas importantes

Ainda existem outros fatores a considerar antes de abrir uma conta na Suíça. Um dos detalhes mais importantes diz respeito ao valorizado sigilo bancário do país. Em casos específicos, essa confidencialidade pode ser quebrada. Isto porque a Suíça assinou tratados de cooperação com vários países, visando troca de informações dos cidadãos. Entre os acordos, um foi firmado com o Brasil.

Por isso, o Estado brasileiro pode solicitar a abertura de informações bancárias de cidadãos ao governo suíço. Assim como na relação com outros países, a Suíça deve acatar o pedido. Esta regra vale tanto para quem reside no país Europeu quanto para pessoas que somente têm contas no sistema suíço. Aliás, a solicitação dispensa autorização judicial prévia ou da suspeita de crime para que ocorra.

Outro ponto relevante é de que existem obstáculos adicionais para pessoas que vivem nos Estados Unidos da América. Os EUA exigem que bancos estrangeiros reportem às autoridades estadunidenses todos os ativos pertencentes a cidadãos do País. Pessoas que querem abrir conta na Suíça e que são consideradas cidadãs dos Estados Unidos também são incluídas na norma. Isto é, a diretriz vale também para estadunidenses oficiais que vivem em outras partes do Globo.

A exigência citada acima é uma estratégia para evitar a evasão fiscal pela abertura das chamadas “contas offshore”. Por conta da importância econômica dos EUA, os bancos da Suíça têm cumprido as regras na relação com o país.

abrir uma conta na Suíça
Photo by Anete Lusina
Seguros Promo

Como abrir uma conta na Suíça

Abrir uma conta na Suíça mesmo morando fora do país é ainda mais importante para quem está de mudança para o país dos Alpes Centrais. Isso porque pode ser limitante manter a conta do país de origem, especialmente pelas dificuldades de movimentação. Ao viver na Suíça com uma conta de fora, a pessoa precisa lidar com serviços mais escassos e taxas altas. Geralmente, os saques e as transferências internacionais carregam cobranças maiores pelas instituições bancárias.

No entanto, sabe-se que abrir uma conta na Suíça pode ser difícil para um recém chegado ao local. Portanto, este texto ainda traz abaixo algumas informações pertinentes a quem está nesta situação. Quem sabe, o material pode ser de ajuda aos internautas.

Banco Suico

Bancos nacionais ou bancos cantonais(regionais)?

Existem dois tipos diferentes de companhias financeiras na Suíça, os bancos nacionais e os bancos regionais ou cantonais. No primeiro grupo estão incluídas algumas das instituições mais conhecidas do Mundo. Já no segundo, estão bancos que aceitam apenas clientes que sejam residentes da região onde os mesmos estão sediados. Ainda que o melhor tipo de conta dependa das especificidades do cliente, algum direcionamento pode ser obtido previamente.

É muito importante que o cliente selecione a opção mais adequada a própria condição atual antes de abrir conta na Suíça. Existem serviços que atendem melhor a pessoas que vivem no país, outros são mais indicados a quem ainda precisa mudar-se.

Moeda

Ponto importante a se destacar é que a Suíça não integra a União Europeia (UE). Assim sendo, o país está fora da Zona do Euro (€). A moeda local é o Franco (SFr) suíço, girando com valores pouco inferiores ao Euro e superiores ao Dólar (U$). Todavia, é comum que as instituições financeiras do país trabalhem com a mesma desenvoltura com Franco e Euro.

Abrir conta na Suíça mesmo morando em outro país (e diretamente de lá)

O crescimento e desenvolvimento dos sistemas on-line de instituições financeiras é positivo para quem quer abrir conta na Suíça, mesmo morando fora do país. Contudo, o processo ainda não é dos mais fáceis para não-residentes. A tramitação, aliás, costuma ser mais complicada para pessoas com pesses menores. Além disso, o próprio custo de manutenção pode desencorajar pessoas que não vivem em território suíço.

Já para quem está em processo de migração, costuma ser mais fácil abrir conta na Suíça. Existem boas alternativas para quem quiser abrir conta antes de se instalar no país. Ainda assim, os bancos cobram a apresentação de toda a documentação que comprove a condição. Logo na sequência do texto é possível conferir os documentos que costumam ser pedidos.

Documentos necessários

Os ofícios pontuados abaixo são necessários para abrir conta na Suíça como cidadão local, mesmo antes de instalar-se no país.

  • Cópia do ID – Passaporte validado ou cartão de residência da União Europeia.
  • Comprovante de “status de residência” – Este é um documento trabalhoso de ser obtido por pessoas que ainda vivem fora do território suíço.
  • Comprovante de renda e de origem dos recursos.
  • Prova de endereço na Suíça ou da região de sede do banco, no caso de instituição cantonal ou regional – Esta é uma exigência aplicada para alguns casos.

A maior parte do encaminhamento de ofícios ocorre por e-mail, sistemas on-line ou por correio. Além disso, existem casos de relação entre o banco Suíço escolhido e instituições do país de origem do cliente. Neste caso, a tramitação costuma ser facilitada e pode ocorrer com intermediação. Todavia, o comparecimento em agência da instituição financeira selecionada pode ser exigido para que a abertura seja concluída.

geneva gf59a027a1 1920
.
Seguros Promo

Que banco devo escolher para abrir uma conta na Suíça?

A escolha do banco é geralmente bastante pessoal e dependente de série de variáveis. Sendo assim, pode ser arriscado indicar o nome de uma instituição aos leitores que querem abrir conta na Suíça. Mesmo que um cliente tenha ótima experiência com determinada companhia, nada impede que outro seja atendido negativamente nessa mesma instituição. Mas tradicionais empresas do setor financeiro não faltam no país da Europa Central.

Dentre os maiores e mais conhecidos bancos suíços estão Credit Suisse, UBS e Raiffeisen. Até mesmo os Correios da Suíça oferecem uma boa gama de serviços bancários. No entanto, a área também conta com novas companhias que vêm ganhando espaço no mercado. Entre os chamados “neobanks” estão o Neon e o N26. Ambos têm serviços similares àqueles dos concorrentes tradicionais, com a vantagem de cobrarem menores taxas. Esses dois são os mais citados entre o pessoal que está vindo morar aqui.

Todas as instituições financeiras citadas acima são nacionais. Interessados em abrir conta na Suíça ainda podem buscar informações sobre bancos regionais ou cantonais. Há grande variedade nesta área.


Valores para manutenção de conta bancária na Suíça

Por fim, quem pretende abrir conta na Suíça precisa estar ciente dos custos para manter o vínculo com instituição do país. Comumente, os maiores bancos suíços cobram cerca de cinco francos mensais em taxas. A cobrança, entretanto, não está associada a muitas transações, benefícios ou serviços. Isto é, as taxas não garantem cartões de crédito e débito ou uso de caixas eletrônicos de bancos não afiliados. Para tanto, é preciso abrir uma “conta premium”, com custo médio de 30 francos.

Bancos de menor tradição são mais baratos. Contudo, os neobanks oferecem menor disposição de filiais, o que pode dificultar o contato com a conta.

Viaje Conectado


Veja aqui também as 8 melhores cidades para morar em Portugal!

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes logo mais!

Como morar fora depois da pandemia!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares