Anfiteatros, existem mais “Coliseus”

232
1

Atualizado em 09/09/2011

Quem tem boca vai a Roma, certo? Errado! Esse tabú já foi quebrado a muito tempo, até porque quem tem boca vai a qualquer lugar, basta ter jogo de cintura e um pouquinho de criatividade. E, quem pensa que para ver o Coliseu precisa ir a Roma está muito enganado.

Para os que não sabem, se conhece hoje 10 Anfiteatros romanos, estilo o de Roma, sabe? Pois bem, e eles ficam espalhados em torno do mar Mediterrâneo, região que foi dominada pelo império romano antigo.

São eles: 1- Coliseum, em Roma, na Itália;  2- Afiteatro de Del Djem, na Tunísia;  3- Arena de Verona, em Verona, na Itália;   4- Arena de Pula, na Croácia;  5- Anfiteatro de Pompéia, em Pompéia, na Itália;  6- Anfiteatro de Nimes, em Nimes, na França;  7- A Arena romana em Arles, em Arles, na França; 8- Anfiteatro de Leptis Magna, em Al-Khumus, na Líbia; 9- Anfiteatro de Pozzuili, na Itália; 10- Anfiteatro de Uthina, na Tunisia.

Dessa lista, um dos mais bonitos Anfiteatros que estão em atividades ainda hoje é o da cidade de Pula, na Croácia. No verão, a lista de shows, óperas e outros concertos é imensa e os ingressos se esgotam rapidamente.

A Arena de Pula foi construída no século I pelos romanos, fora dos muros da cidade. Seu nome deriva da areia, que desde a antiguidade, recobre o seu interior até hoje. Até o século V foi utilizado para as lutas dos gladiadores e, mais tarde, foi usada para realização de feiras e torneios. Por causa de muitos saques de suas pedras e desgaste, parte da sua estrutura foi sumindo ao longo dos anos. Um general francês, que governou a região da Ístira por um tempo, começou uma reforma no anfitatro, mas foi só em 1936 que ele foi adaptado para concertos , apresentações militares e teatrais.

Para quem não curte os shows ou prefere um programa mais light, há uma parte do anfiteatro, abaixo das antigas arquibancadas, que existe um museu, com objetos antigos encontrados, incluindo carruagens, barris de azeite e potes de barro. Além disso, placas escritas em croata e inglês explicando a história da Arena.

É impressionante ver a construção por dentro e por fora, e pensar como, naquela época, eles tiveram a capacidade de construir algo tão grandioso.

Onde: Flavijevska, Pula, Croatia

Quanto: Adultos: 40kn Estudantes e crianças: 20kn

Website: http://www.ami-pula.hr/en/collections-on-other-locations/amphitheater/amphitheater/

Tags: Croácia, Pula, Anfiteatro de Pula, Anfiteatros romanos,

FACHADA DO ANFITEATRO DE VERONA

Anfiteatro de Verona



1 comentário

  1. Luis Miguel 6 outubro, 2011 at 18:59 Responder

    Aqui bem perto de Portugal existe um conjunto impressionante de vestígios romanos, fica em Mérida a poucos Kms da fronteira portuguesa. Tem um anfiteatro espantoso e o melhor museu de arte romana que conheço. Vale a visita

Deixe seu Comentário

×Fechar