Begijnhof – o jardim secreto no centro de Amsterdam

Atualizado em 28/11/2016

Viajando para Amsterdam, com ou sem as crianças, passe para conhecer o Begijnhof. Em Amsterdam, há várias casas com jardins “secretos”. Tanto que existe um final de semana por ano onde acontece o “Open Garden Days”. Neste final de semana, cerca de 25 casas, muitas delas imponentes casarões nos canais, abrem suas portas para seus maravilhosos jardins secretos.

Mas existe um lugar mágico, bem no centro de Amsterdam que pode ser visitado. Estivemos lá com as Laranjinhas, Vitória e Giovana, de 7 e 4 anos. Como já conhecia o lugar, criei um clima de suspense para as meninas, ao entrar por uma simples porta de madeira que fica na praça chamada Spui, bem central. Antes de entrar, criei um clima, olhando as casas por fora e pedindo que elas adivinhassem em qual delas se escondia uma passagem mágica!

(veja no vídeo abaixo logo depois do passeio de barco)

Brinquei com elas, mas esta sensação de entrar por um portal mágico foi a que eu tive quando descobri o Begijnhof. De uma certa forma, você é mesmo transportado para uma outra época quando passa pela porta de madeira.

Begijnhof – o jardim secreto no centro de Amsterdam

O Begijnhof é um pátio interno, com várias casas, que foi construído por volta de 1.300. Ele foi construído para abrigar uma irmandade de mulheres católicas chamadas de “begijnen”. Não eram exatamente freiras, apesar de viverem como tal. Naquela época, cuidavam dos doentes, educavam as pessoas mais pobres e tinham regras próprias. No Begijnhof só poderiam entrar mulheres, por exemplo. Até hoje, todas as casas são ocupadas apenas por mulheres solteiras.

Begijnhof – o jardim secreto no centro de Amsterdam

As casas, com estilo típico de Amsterdam, são construídas em torno de um bonito jardim. Desde que foi construído, o Begijnhof passou por muitas transformações e quase nenhuma moradia original permanece por lá. Mas ali você encontrará a casa que, acredita-se, ser a mais antiga da cidade, de 1420. A Het Houten Huis é uma casa de madeira, de 2 andares e um exemplar único na cidade, porque este tipo de construção foi proibido, em razão de grandes incêndios.

Você também poderá conhecer a bonita Igreja Engelse Kerk, construída no século XV, e até assistir a uma missa aos domingos. Há também uma pequena capela de 1680, que era clandestina.

Contamos várias histórias destas para as meninas, que ficaram muito curiosas (e com mais um milhão de perguntas que não sabíamos responder!).

Foi muito bacana entrar pela porta mágica com elas! Não deixe de passar por lá com as crianças.

Veja todas as dicas de Série “As Laranjinhas em Amsterdam” clicando aqui. Você vai saber as atrações que mais gostamos, onde comer, como chegamos na cidade e muito mais.

Serviço:

Begijnhof

Endereço: Begijnhof 30 (bem na praça Spui)

Ingressos: gratuito

Horários: as pessoas ainda moram por lá, portanto, o horário é restrito, das 9h às 17h.

Link do Site

Não deixe de ver nossas dicas de hospedagem em Amsterdam, clique aqui! 

Agradecemos aos parceiros da série “Laranjinhas em Amsterdam”, KLM – Royal Dutch Airlines, o Turismo Amsterdam, Amsterdam Marketing, Hilton HotéisVan Gogh MuseumRijksmuseumNemo Science Museum, A´DAM Lookout, Artis Zoo, Muiden Castle, Efteling, Restaurante Mazzo, Restaurante Moeders, Restaurante Pancake Bakery



Deixe seu Comentário

×Fechar