Berlim – Memórias da II Guerra

127
5

Atualizado em 05/12/2010

Continuamos nosso post pelos locais que eram muito ativos na época. E para estar próximo ao centro do poder nazista, vá à rua Niederkirchnerstrasse. Um de seus quarteirões foi um dos mais importantes politicamente nos tempos de Hitler.
.
Todas as principais instituições políticas responsáveis pelo regime Social Nacionalista estavam localizadas neste local. A exposição “Topografia do terror” dá muitas informações sobre os prédios.
.
Um dos poucos edifícios próximos que não foi seriamente destruído nos bombardeios de 1944 e 1945, é o atual prédio do Ministério das Finanças. Na era nazista, este era o prédio do Ministério da Aeronáutica (Air Ministry), responsável pelo desenvolvimento e produção das aeronaves.
Ele fica na Wilhelmstraße e o painel com fotos dos manifestantes da grande greve de 1953 está no post de hoje. Este painel fica em frente ao edifício.
.
Outro local infelizmente muito ativo foi a sede do programa “T4”. Quando for ao Tiergarten pela avenida Tiergartenstraße, repare em um memorial no chão. Há uma placa que marca o lugar onde o programa de eutanásia de Hitler teve início.
.
O programa, conhecido como T4 começou eliminando pessoas com deficiência e “incuráveis” e o foi o grande teste para as formas de extermínio usadas nos campos de concentração. Tudo disfarçado como um programa de saúde e assistência social.


5 comments

  1. Claudia Liechavicius 26 maio, 2009 at 19:39 Responder

    Tenho acompanhado seus posts sobre Berlim, pois irei à Alemanha no próximo mês. Estou encantada com suas fotos. Já estou ate considerando fazer um curso de fotografia.
    Parabens!!!!!
    Claudia Liechavicius

  2. Simone 27 maio, 2009 at 12:08 Responder

    Márcio, vc é meu gui da viagem,rs. Agora mesmo estava com o caderninho aqui anotando dicas de Antuérpia, vc nos ajudou com dicas ótimas da Grécia e vários outros lugares. Valeu, te devo um café :).
    muito obrigada.

  3. KINHA 27 maio, 2009 at 16:14 Responder

    OLÁ MÁRCO!
    QUANTO TEMPO NÃO É? SEU BLOG, ÓTIMO COMO SEMPRE.
    VOU PEDIR-LHE UM FAVOR: O BLOG AMIGA DA MODA FOI INDICADO AO PRÊMIO TOP BLOG E EU GOSTARIA DE CONTAR COM SEU VOTO.
    OBRIGADA E BEIJOS

  4. Claudia Liechavicius 27 maio, 2009 at 18:53 Responder

    Que gentileza. Muito obrigada. Mas, o blog já dá ótimas dicas.
    Se precisar peço mesmo.
    Claudia Liechavicius

Deixe seu Comentário

×Fechar