Berlim – Visita ao Parlamento

143
6

Atualizado em 03/09/2010

O “Reichstag” é outro símbolo da cidade. Além de ser o símbolo da reunificação da Alemanha e sede do Parlamento, a sua cúpula de vidro é linda.

O incêndio que o destruiu em 1933 foi atribuído aos nazistas como uma forma de bloquear a democracia e os direitos civis e a cúpula foi então reconstruída em vidro, em 1999, para representar a transparência do parlamento.

Segundo o seu site, este é o parlamento mais visitado do mundo, provavelmente graças a sua cúpula. Ela fornece uma visão 360 graus da cidade e olhando para baixo se vê o parlamento.

As filas para entrar são bem grandes. Tente chegar cedo. As visitas começam às 08:00hs, mas é bom consultar antes porque os horários podem variar conforme a época do ano. A entrada é gratuita.

A bandeira vermelha sobre o Reischtag, de Evgueni Khaldei. (Foto: Evgueni Khaldei/ CORBIS)

Uma história interessante para quem curte fotografia é sobre a famosa imagem dos soldados soviéticos fincando a bandeira com a foice e o martelo no parlamento.
A foto foi tirada por Yevgueni Khaldei e representa a vitória sobre o regime nazista. Acontece que Khaldei confessou depois que a cena foi montada.
Ele mesmo levou a bandeira para frente do parlamento e pediu para um soldado soviético subir no telhado do prédio destruído e posar para a foto.
Há uma história de que ele teria sido questionado sobre a veracidade da imagem em uma entrevista e ele respondeu: “É uma bela imagem, não? Próxima pergunta”.


6 comments

  1. SÍLVIA OLIVEIRA 12 maio, 2009 at 12:27 Responder

    Lindo e -historicamente -importante post! Sem falar nas imagens… adoro o contraste dourado das construções com esse céu de brigadeiro! 🙂

Deixe seu Comentário

×Fechar