Bonito, Flutuação no Rio da Prata

A flutuação do Rio da Prata que é um dos passeios premiados de Bonito não poderia ficar de fora dessa série de posts. Ao chegarmos na fazenda que fica há cerca de 50km de distância de Bonito, logo fomos instruídos a colocar o neoprene de 5mm, pegar a câmera, máscara e snorkel. Seguimos por 2 kms na caçamba de um caminhão curtindo a imensidão da fazenda.

Andamos por uma trilha na mata ciliar bem fechada. Conversei com o guia que me disse que é comum ver animais silvestres como queixada, quati, macacos e muitos outros. Nós ouvimos e acabamos achando um grupo de macaco-prego no topo das árvores. Logo chegamos ao rio Olho d`Água, que é onde começa a flutuação. O lugar é bem bonito, parece uma grande piscina redonda. Fizemos um rápido treinamento para saber como a flutuação será feita e logo coloquei o rosto na água para me surpreender com a visibilidade e transparência da água.

Um monte de piraputangas nos deram as boas-vindas ao rio. Com a leve correnteza começando a nos “empurrar” curtimos a vegetação aquática e começamos a identificar muitas espécies de peixes. Além de ver algumas nascentes que são interessantes, vimos muitos cardumes, desviamos dos galhos, passamos por partes mais estreitas. Depois de uns 2 kms, entramos no Rio da Prata, que é maior e com a água um pouco mais turva. O que reparei logo no começo da flutuação no Rio da Prata foi que os peixes são maiores e a correnteza mais forte. Um pouco depois já chegamos ao fim da flutuação.

Peixes no rio da prata

Rio da Prata

vegetacao no rio da prata

peixe no fundo do rio

O passeio ainda não acaba aqui. Ao voltar à sede da fazenda, um almoço muito gostoso com pratos típicos da região nos esperava, um café, um doce e cama. Ops e rede. Isso mesmo dá para esticar um pouco nas redes que ficam ao lado do refeitório.

redes na fazenda

Minha sugestão: não marque 2 passeios nesse dia. Curta com tempo, fique na rede, compre uma lembrança na lojinha da fazenda, fotografe as aves e volte com calma para Bonito.

tucano souvenir

Papagaio Bonito



18 comments

  1. Mauricio Oliveira 8 junho, 2011 at 01:26 Responder

    Oi Márcio, eu discordo da dica final. Dá pra curtir o Rio da Prata e o Buraco das Araras no mesmo dia. Um é bem do lado do outro. Não acho q vale a pena voltar pra Bonito e fazer o buraco em outro dia.

    Qto ao Rio da Prata, o lugar é realmente encantador. As fotos ficaram show. Parabens!

  2. Valentim 3 julho, 2011 at 21:38 Responder

    Em Bonito existem vários passeios inesquecíveis como o Rio da Prata, é só programar antecipadamente. Em alta temporada os melhores passeios esgotam com muita antecedência.

  3. Gwenola Martini 5 julho, 2011 at 17:36 Responder

    ops sorry…deu pau no meu pc.
    lugar MARAVILHOSO fiquei surpreendida nào queria vir embora. pena que perdi minha camera na volta para casa.
    abraços!!

  4. Henrique Cassemiro Simões 19 julho, 2011 at 23:13 Responder

    Exuberância Nacional!
    Imagens de tirar o fôlego, e o melhor, não precisa de visto ou passaporte para conhece-lo.

Deixe seu Comentário

×Fechar