Québec na cabeça. É brasileiro e quer o Canadá? Saiba como

189
0

Québec na cabeça. É brasileiro e quer o Canadá? Saiba como lendo tudinho! Para muitas pessoas, morar em outro país é um objetivo de vida. E quando se fala no Canadá então, aí uma galera pira. Mas se você acha que esse é apenas um sonho impossível, saiba que Québec quer que brasileiros se mudem para lá. Sim, é isso mesmo.

Tudo faz parte da iniciativa Québec na Cabeça, uma organização que auxilia candidatos em processos migratórios. Mas calma, se você curtiu a ideia, preste atenção nesse texto. Vamos te contar tudo sobre o assunto a seguir.

Québec na cabeça

Por que Québec quer brasileiros?

Em primeiro lugar, é importante conhecer melhor a região de Québec para entender essa demanda. Essa é uma região bastante desenvolvida do Canadá, mas ainda pouco povoada. Em outras palavras, é um lugar que está sempre à procura de pessoas para trabalhar.

Existem algumas características que tornam a cidade especialmente atrativa para quem busca começar uma vida nova em outro país, como por exemplo:

  • Oportunidades profissionais constantes para as mais diversas áreas;
  • Incentivos para pessoas que querem iniciar empreendimentos próprios;
  • Várias áreas de estudo para crianças, jovens e adultos;
  • Grande nível de acolhimento e hospitalidade para quem é estrangeiro;
  • Diversas ferramentas de apoio para o estabelecimentos de imigrantes.

Tudo isso se reflete em uma demanda constante de pessoas de fora. E não são só brasileiros não, pessoas de todos os países são bem-vindas. Mas então por que tanta ênfase em ressaltar o país aqui? É o que você vai conferir a seguir.

O programa de recrutamento de Québec na cabeça

Dependendo de quando você estiver lendo esse texto, o prazo para esse recrutamento já pode ter passado. Afinal, é pouco tempo mesmo. Mas não se desespere, depois vamos te mostrar que esse é apenas um dos métodos para morar em Québec.

Québec na cabeça

De qualquer forma, até o dia 14 de setembro você pode se inscrever de forma totalmente grátis para participar do processo de seleção do programa da organização Québec na Cabeça. Fazer isso é bastante fácil, basta seguir esses passos:

  • Em seguida, faça um perfil clicando aqui;
  • É importante preencher todas as informações em francês;
  • Por fim, aguarde até o dia 28 de setembro para saber os resultados.

Se você for selecionado, do dia 05 ao dia 09 de outubro acontecerão uma série de entrevistas entre os candidatos e os representantes das empresas interessadas em contar com imigrantes.

Tá mas, e se eu não passei ou perdi o prazo?

Bom, a primeira coisa a ser feita é não criar pânico. Mesmo se você não conseguiu se inscrever, ou não passou nas etapas classificatórias o recrutamento é anual. Isso significa que ano que vem você pode se preparar para um repeteco e ver como ser aprovado.

Mas as boas notícias não param por aí. Como a gente já disse, esse é apenas um dos métodos que os brasileiros interessados em morar em Québec tem para isso. O próprio programa Québec na cabeça conta com um formulário específico para interessados em morar por lá. Para acessa-lo em francês, é só clicar aqui.

Algo super bacana e importante é o fato de que o povo da cidade é bastante hospitaleiro e receptivo com relação a quem chega de fora. Assim você terá o máximo de amparo na hora de iniciar sua empreitada em Québec. Olha só algumas alternativas para migrar para lá:

  • Visto de trabalho para quem é recrutado ou se candidata em uma vaga no país;
  • Opções de visto de trabalho para pessoas que querem abrir um negócio próprio;
  • Visto de estudantes que permitem uma formação completa, além de oferecer a opção de trabalho e estudo;
  • Alternativas para tirar visto e estatuto de residente temporário em Québec;
  • Vistos de residência permanente com as condições de trabalho e de estabelecimento adequadas;
  • Visto de trabalho voltados especificamente para jovens que desejam iniciar a vida profissional por lá.

Pois é opções para todos os gostos não faltam. Para morar em Québec, basta ter vontade de trabalhar, além de cumprir alguns requisitos básicos.

Que requisitos são esses?

De forma geral, não há regras especificamente impostas para quem deseja se mudar para Québec. O processo é o mesmo para morar em qualquer outro país, o que inclui regras como:

Québec na cabeça
  • Estar em dia com a justiça e não ter antecedentes criminais;
  • Não ter problemas com o seu nome nem com seus documentos;
  • Cumprir com todos os requisitos de documentação para visto;
  • Ter um planejamento prévio para o lugar que você irá morar.

No caso da cidade de Québec, é possível se mudar para lá seguindo algumas das opções de visto acima. Quanto mais definido estiver o seu panorama de mudança, domínio da língua local, opção de moradia e trabalho, mais fácil é o processo. É bacana ter em mente que o programa Québec na cabeça consegue dar um apoio completo para os aventureiros que estão chegando no local.

Leve os pequenos para o Carnaval de Québec

Algumas dicas e conselhos importantes

Depois de ler até aqui e já estar animado para fazer as malas, é importante levar em conta alguns aspectos importantes. É claro que morar em Québec sendo brasileiro para trabalhar e estudar é possível para todo e qualquer vivente. Mas tem algumas áreas em que a demanda é maior, como por exemplo:

  • Analista de sistemas;
  • Arquiteto;
  • Engenheiro;
  • Desenvolvedores;
  • Professores;
  • Programadores;
  • Pesquisadores;
  • Administradores.

No caso do ensino profissionalizante, muitas áreas de formação acabam se relacionando com essas que estão acima. Por outro lado, campos como hotelaria, ensino, administração e de maquinário em geral também estão em alta por lá.

Algo super importante para morar em Québec é o domínio do idioma francês. Consultando essa página do Québec na Cabeça você terá acesso a uma série de dicas e informações sobre a língua natal dessa parte do Canadá. E claro, tudo isso vai ajudar você a se preparar para a mudança da melhor forma possível.

Outras formas de morar em Québec

É claro que missões de recrutamento é o método mais fácil para brasileiros morar em Québec. Mas claro, esse não é o único, principalmente para quem quer contribuir de alguma forma com o desenvolvimento da região.

Dentro desse contexto, existe uma série de empresas dos mais diversos segmentos que procuram talentos ao redor do mundo. Elas podem abrir portas para você começar vida nova no país, desde que consiga ajuda-las em suas respectivas áreas. Quer alguns exemplos? Olha só:

  • Diversas indústrias abrem editais para imigrantes executar funções internas;
  • Desenvolvedoras de jogo como a Ubisoft procuram produtores e programadores;
  • A área de tecnologia da informação evolui constantemente e busca profissionais;
  • O desenvolvimento e a pesquisa científica também fazem parte dessa realidade.

Para ver com calma os locais onde você pode empregar o seu talento e entrar em um processo de seleção de uma empresa de Québec, dá uma olhadinha aqui.

Corrida de canoa em Québec no Canadá

Um plano B

Como já falamos, Québec é super receptiva com quem tem ideias para empreender na cidade e contribuir com seu crescimento econômico. O segmentos de indústria, comércio e serviços tendem a gerar excelentes resultados, tanto para residentes quanto imigrantes.

Se você tem uma boa ideia e vontade de empreender por lá, é bacana dar uma pesquisada nos tipos de auxílio que o governo de Québec oferece. Tanto como empreendedor quanto como imigrante você poderá contar com ajuda. Ah, e claro, trabalhos temporários e freelancers também bombam por lá e podem ser uma ótima resposta para você.

Canadá precisa de imigrantes após a pandemia

Por fim

Agora que você já sabe todas as formas de se mudar para Québec, só falta trazer algumas informações de utilidade pública. Vamos a elas:

 

  • Se você não é muito fã de frio, prepare-se. O inverno por lá é super rigoroso, com baixas temperaturas e neve constante;
  • O custo de vida da cidade e do próprio país é bastante acessível. Québec tem um alto índice de distribuição de renda;
  • O acesso a saúde e a educação é gratuito e o transporte público funciona muito bem. Mas como nem tudo são flores, os impostos costumam ser bastante altos;
  • Existem alguns luxos na cidade que podem ser mais caros do que você gostaria. Um deles é comer fora, por exemplo;
  • Imóveis para aluguel ou venda requerem uma boa pesquisa prévia. Existem várias opções, mais com faixas de preço variáveis que podem ir de acordo ao que você espera.

Todas essas dicas acabam sendo importantes para você e sua família conseguirem se adaptar a cidade. Com o tempo é fácil se acostumar, principalmente com suas vantagens de infraestrutura e oportunidades acabam compensando muito. Se você dominar o francês, muitas portas já se abrirão, e as perspectivas serão bastante positivas.

Por fim, não se esqueça de ficar atento as missões e programas de recrutamento que empresas e entidades como a Québec na Cabeça proporcionam. Há sempre uma boa chance de você poder fazer as suas malas e se mudar para esse país. Basta aproveitar as melhores formas de fazer isso com sucesso. Uma boa sorte e grande sucesso nessa jornada.

Gostou das dicas de Québec na cabeça? Veja mais dicas!

 

Veja também!


Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

nte a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br



Deixe seu Comentário

×Fechar