Rota das Cachoeiras em Santa Catarina

Atualizado em 07/11/2012

Pra quem gosta de caminhar, de natureza e de água a nossa dica é a “Rota das Cachoeiras” que fica na cidade de Corupá em Santa Catarina. Essa rota é formada pelo Rio Novo que nasce nos campos do planalto e desce até a planície através de montanhas da Serra do Mar, formando diversas quedas dá água.

No total a rota possibilita que os visitantes contemplem 14 cachoeiras que estão em uma área de 100 hectares com desnível de 600 metros. Já tive o prazer de fazer essa rota e afirmo que é uma experiência inesquecível poder andar no meio da mata atlântica e poder desfrutar de quedas dá água que são verdadeiras obras da natureza, dependendo da época do ano algumas cachoeiras não podem ser usadas para banho, mas na grande maioria você pode dar um mergulho nas águas geladas e cristalinas.

Ao chegar ao parque você pode escolher entre duas trilhas:

– A Passa-Águas que contorna o rio e permite a caminhada bem próximo às águas e tem uma extensão de 2.900 metros e um tempo de percurso estimado em 3h30m, ida e volta.

– Trilha do Araçá, que foi a primeira trilha aberta e liga a 1ª a 14ª cachoeira, seu percurso é feito através da mata e tem uma extensão de 2.500 metros e dura entorno de 3h30m ida e volta.

Quando eu fui conhecer a rota percorri a Trilha do Araçá que permite um contato maior com a mata e com a natureza, já aviso que existem subidas, pedras, mosquitos e claro os animais silvestres, por isso preste atenção no caminho para não ter nenhuma surpresa. No dia que eu fui tive a sorte de ver macacos, cotias, e chegando a última cachoeira denominada Salto Grande que tem 125 metros vi uma cobra passeando sem oferecer nenhum risco.

Minha dica é chegar cedo para poder percorrer a trilha com calma, leve uma mochila com repelente, uma muda de roupa, toalha, kit de remédios (por precaução) e claro comida e acho que nem preciso dizer que deve-se recolher o lixo e depositá-lo nas lixeiras da sede no fim da trilha.

A Rota das Cachoeiras é administrada pela Associação da Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras e a sua sede na entrada do parque oferece estacionamento e banheiros com chuveiro.

No caminho para chegar ao parque existem locais que oferecem opções de camping, aluguel de chalés, e restaurantes que oferecem comida caseira.

Para maiores informações sobre a cidade acesse:

http://www.corupa.sc.gov.br

Texto de Jorge Gumz para o ajanelalaranja.com e a imagem é de uma cachoeira que fica próxima a Campo Alegre em outra região de Santa Catarina.



Deixe seu Comentário

×Fechar