Dica de carnaval no interior de SP, conheça São Luiz do Paraitinga!

779
2

Depois do Natal e Ano Novo, passar o carnaval no interior de SP é outra oportunidade para sair da rotina e tomar fôlego para o ano que está começando. Especialmente para quem não saiu de férias no final do ano, esse é o momento tanto de festejar quanto de viajar e descansar.

Cidades como Rio de Janeiro, Recife e Olinda são outros exemplos de maravilhosas cidades com festas de carnaval.

Contudo, os destinos mais badalados não são os únicos. Quem quer cair na folia sem ter que viajar para lugares tradicionais — e às vezes caros! —, encontra muitas opções de carnaval no interior de SP.

Uma delas é São Luiz do Paraitinga. Quer conhecer esse carnaval no interior de SP repleto de cultura e tradição? Confira!

Por que passar o carnaval no interior de SP?

Para quem tem os dias de folga ou está de férias em fevereiro, viajar no carnaval pode ser um momento para festejar e se divertir com amigos e família.

Há diversos destinos populares para esse feriado, mas existem inúmeras razões para você passar o carnaval no interior de SP.

Destinos mais baratos

Cidades do interior podem ser mais baratas do que os grandes destinos de Carnaval. Mesmo naquelas que promovem festas locais, você pode encontrar hospedagem e passagens muitos mais baratas — o que faz diferença em viagens de família.

Carnaval no interior de SP

Carnaval no interior de SP – Fuga do tradicional

O carnaval acontece no verão, por isso muitas pessoas buscam praias ou cidades cujas festas são muito conhecidas.

Nesses lugares, o carnaval é uma alta temporada turística, com aglomerados de pessoas, o que torna difícil encontrar hospedagem e aproveitar a cidade com mais tranquilidade.

Dessa forma, optar pelo carnaval no interior é um meio de fugir do tradicional e também do grande fluxo de turistas, aproveitando folias menores, mas em destinos com grande potencial.

Viagem completa

Optar pelo carnaval de um local que você não conhece, é uma forma não só de participar de outros tipos de festejo, mas também de explorar novas cidades que não fazem parte dos destinos turísticos mais conhecidos.

Cidades do interior são menores e menos populosas, mas isso não significa que não tenham muito a oferecer.

Seja em termos de festas e eventos, como de belezas naturais e cultura local, você pode aproveitar o feriado para ir além das festas e fazer uma viagem completa, explorando cada pedaço do seu destino nos dias do feriado.

Carnaval no interior de SP – Contato com outras culturas

O carnaval no interior também é uma oportunidade de entrar em contato com a cultura e tradição local.

Em muitas cidades, a festa integra diferentes eventos com danças, música e gastronomia típicas, facilitando que o turista conheça tudo em uma oportunidade.

Uma delas é a estância turística de São Luiz do Paraitinga, conhecida não só pelo carnaval, mas por ter festas durante o ano todo.

Como aproveitar o carnaval em São Luiz do Paraitinga?

A cidade

Localizada a 170 Km de São Paulo, São Luiz do Paraitinga é uma cidade serrana do Vale do Paraíba. Com pouco mais de 10 mil habitantes segundo o IBGE, a estância turística é reconhecida como importante destino do Turismo Cultural do Brasil.

O município também faz parte da Rota Franciscana — Frei Galvão, integrante do programa “Caminha São Paulo”, que promove o turismo no estado e percorre municípios importantes da trajetória do primeiro santo brasileiro.

A Rota da esperança — um dos cinco caminhos do percurso — sai de São Luiz do Paraitinga rumo a Guaratinguetá, em uma caminhada de 38 horas.

São Luiz é conhecida por outros aspectos religiosos.

Dentre suas diversas manifestações culturais estão a Folia do Divino, a Congada, o Moçambique, a Cavalhada, a Dança de Fitas, o Jongo e o Afogado. Além delas, a cidade também é cenário do tradicional carnaval de rua.

carnaval no interior sp

Imagem: Sao Luiz do Paraitinga-SP Brazil por Carlos Alkmin

O carnaval em São Luiz do Paraitinga

Segundo a história de São Luiz do Paraitinga, em 1916 o carnaval foi proibido por ser considerado uma festa profana.

Essa situação perdurou até o começo da década de 1980, quando a festividade foi retomada.

Diferentemente das festas dos grandes centros, o carnaval em São Luiz tem sua identidade nas marchinhas e na celebração das lendas e da cultura local.

Essa característica apareceu em 1982, com a celebração das lendas da região pelo bloco Encuca a Cuca celebrou através de bonecos gigantes e música.

Depois de tantos anos, a festividade em São Luiz do Paraitinga mantém essas características, sendo umas das mais tradicionais do carnaval no interior.

Entretanto, isso não significa que tudo é igual. As marchinhas, por exemplo, são renovadas a cada ano, sendo sua criação incentivada por concursos locais.

Um deles é o Festival das Marchinhas, que acontece antes do Carnaval e está em sua 35ª edição. O evento busca manter a tradição e construir um repertório próprio da cidade.

Outro elemento também preservado é a fantasia tradicional baseada no tecido de “chita”, que reafirma a identidade popular da festa.

Além disso, os blocos de rua e os shows de bandas musicais completam o festejo, que atrai aproximadamente 150 mil visitantes nos 5 dias de festa, fazendo da cidade um destino muito procurado para o carnaval no interior.

Carnaval no interior de SP – Gastronomia típica

Sendo um município que mantém suas tradições, com a gastronomia não seria diferente. Em São Luiz, você pode experimentar pratos da culinária caipira como o pastel de angu e o afogado — um cozido de carne com batata servido com macarrão, que é o prato típico da Festa do Divino Espírito Santo, realizada em maio.

Outros pratos típicos também podem ser encontrados em diversos restaurantes. Um deles é o Cantinho do Brasil, da Casa de Odéssè; que oferece uma experiência gastronômica intimista e variada, em um ambiente com capacidade para 15 pessoas.

Lá, você pode provar pratos típicos da culinária afro-brasileira como o Caldo de Quenga, a Moqueca de Cação ou o Filé de Badejo Apimentado.

carnaval no interior de sp - Refugio 7 cachoeiras

Refugio 7 cachoeiras

Hospedagem, Onde ficar em São Luiz do Paraitinga

Existem diversos hotéis e pousadas em São Luiz do Paraitinga. Como destino de ecoturismo e turismo rural, também há opções distantes do centro, em meio a natureza. Por isso, é interessante definir o local com base em seus interesses.

Para ficar na cidade, uma opção é a Pousada Ápice, localizada a 400 metros do centro histórico. O estabelecimento é composto por apartamentos — com vista para o rio Paraitinga —, além de chalés. A pousada oferece café da manhã e conta também com lanchonete, área de relaxamento e piscina — ideal para crianças.

Para quem não quer se distanciar da cidade, mas busca ficar perto da natureza, a Pousada Araucária é uma boa alternativa.

Distante da cidade a 600 metros, o estabelecimento é rodeado de montanhas. Além disso, conta com trilha interna, lago e bicicletas para os hóspedes, assim como um pônei para entreter as crianças. No inverno, também há fogueira para contemplação do céu noturno.

Se você prefere ir para um Resort nesse carnaval escolha o seu aqui no Zarpo que tem ótimo preço com 10 x sem juros.

Já para quem prefere um grande contato com a natureza, no distrito de Catuçaba há o Refúgio das 7 cachoeiras. Essa eco pousada é uma fazenda rodeada de montanhas, com Mata Atlântica, 3 rios e 7 cachoeiras, que vão de 10 a 40 metros.

Para hospedagem, o local conta com diversos tipos de chalés, além de apartamentos. Também fornece todas as refeições e entretenimentos como passeio a cavalo, trilhas e sarau.

O restaurante, aberto para não hóspedes, oferece um cardápio feito no fogão à lenha com produtos naturais, seguindo receitas tradicionais e novas. O menu é variado, indo de sopas a queijo na chapa.

Booking.com

O que há além do carnaval?

São Luiz do Paraitinga é uma cidade festeira, mas também conta com outras atrações que você pode conhecer durante o carnaval no interior.

Além do patrimônio imaterial, a cidade também é conhecida por suas construções históricas, sendo o município com mais casas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT em São Paulo. Existem cerca de 450 imóveis que preservam a cultura da sociedade cafeeira dos séculos passados. Alguns deles são:

  • Capela Nossa Senhora das Mercês;
  • Casa do doutor Oswaldo Cruz;
  • Mercado Municipal;
  • Chafariz do Barão;
  • Igreja do Rosário.

Como ecoturismo, a Trilha da Pirapitinga no Parque Estadual da Serra do Mar — Núcleo Santa Virgínia — é uma boa opção de passeio para interagir com a natureza, passar pelas cachoeiras e observar a região pelo mirante.

Uma caminhada mais longa na mesma região leva à Pedra do Corcovado, de onde se pode avistar as praias de Caraguatatuba e Ubatuba. Contudo, é preciso preparo para enfrentar as 5 horas de caminhada!

Outro local que vale a visita é a Estação Radical 90 graus.

Estação Radical 90 graus

Estação Radical 90 graus

Nessa área repleta de natureza, é possível entrar em contato com animais como saguis e araras, observar espécies de plantas como o pau-brasil e praticar um circuito de arborismo de 1300 metros; ideal para o aprendizado de crianças ou para quem busca um pouco de aventura.

Devido aos rios da região, você também pode fazer passeios em caiaque pelo rio Paraitinga ou passar pelas corredeiras praticando rafting no rio Paraibuna. Para passeios mais tranquilos, existem longas cavalgadas pela natureza.

Visitar as fazendas que antigamente recebiam tropeiros, como a Fazenda São Luiz, é outra forma de entrar em contato com a história da cidade.

Além dela, São Luiz do Paraitinga também conta com a Destilaria Mato Dentro; onde é possível conhecer o processo de destilação da cachaça no alambique, comprar produtos e até se hospedar.

São Luiz do Paraitinga é palco de uma das mais tradicionais festas do carnaval no interior. Mantendo a tradição dos blocos de rua e das marchinhas, a cidade atrai cada vez mais visitantes.

Contudo, quem visita o município, além de estar imerso na cultura pelo evento, também entra em contato com as tradições gastronômicas e com os patrimônios culturais preservados até hoje.

Além disso, a cidade é cenário para os amantes da natureza, com turismo rural e ecoturismo para todas as idades; atrações que complementam a estadia durante o carnaval.

Quer conhecer outros destinos de carnaval tão maravilhosos quanto São Luiz do Paraitinga? Confira aqui os melhores destinos para o carnaval no Brasil!

Não gosta de carnaval? Também temos dicas para você! Olhe os destinos para quem quer fugir da bagunça.



2 comments

Deixe seu Comentário

×Fechar