Destinos que foram cenários de novela que você deve conhecer

342
0

Os destinos que foram cenários de novela no Brasil que você precisa conhecer. Os brasileiros adoram uma novela. Seja às seis da tarde ou às nove da noite, são momentos reservados para o entretenimento. Assim, uma boa trama tem o poder de segurar as pessoas em frente ao televisor e faz com que ninguém desgrude do sofá até que os créditos finais do capítulo apareçam.

Em um levantamento sobre o número de produções feitas por emissora até 2015, só a TV Globo registrava sozinha a marca de mais de 80 produções, desde sua primeira telenovela, que se chamou o Ébrio, exibida em 1965.

Desde esse levantamento, várias outras surgiram e conquistaram o público. Com tantas novelas assim, os autores, roteiristas, cenógrafos, estilistas, editores e demais integrantes técnicos das novelas precisam explorar a criatividade. Nessa linha de apresentar novidade e conquistar os telespectadores, as equipes investem fortemente nos cenários.

Mesmo com uma parte significativa gravada em estúdios, tem uma parcela que exige filmagens externas. É nesta hora, portanto, que belas paisagens do Brasil aparecem na tela, enchem os olhos dos brasileiros e despertam uma vontade de cair na estrada, só para ver de perto o local percorrido pelos personagens.

O ramo de turismo do Brasil tem muito a agradecer as novelas. Quer alguns exemplos que comprovam essa afirmação? Então veja uma lista com destinos turísticos que já foram cenários de novela. Escolha um (ou mesmo todos), faça sua mala e na primeira oportunidade vá conhecê-los de pertinho!

Cenários de novela em Tocantins

Uma novela gravada no Jalapão, em Tocantins, colocou a localidade no mapa dos brasileiros que gostam de viajar. A trama de O Outro Lado do Paraíso, que foi ao ar em 2018, na Globo, alavancou, portanto, as buscas pela cidade do Google e também nas agências de turismo de todo o país.

Na novela, a personagem Clara (Bianca Bin) era a protagonista e principal responsável por ter deixado o público com vontade de conhecer todos os lugares que ela percorreu. Assim, para quem gosta de natureza, o lugar é um prato cheio. Céu sempre azul, piscinas naturais, cachoeiras, dunas, rochas dispersas e com formatos únicos. Uma delas é a pedra furada de Jalapão por exemplo, que parece ter sido esculpida à mão. Veja cinco lugares que valem a pena conferir no Jalapão.

Cenários de novela Bonito

Localizado no Mato Grosso do Sul, o município de Bonito faz jus ao nome. Os belos cenários naturais da localidade foram mais do que apropriados para grandes momentos da novela Alma Gêmea, exibida em 2005. Entre os ganchos da telenovela, a temática indígena foi muito abordada, ainda mais por apresentar a índia Serena (vivida por Priscila Fantin), como protagonista. Entre os lugares que apareceram na telinha constam: Rio Sucuri, Rio Prata, Aquário Natural e a famosa Gruta Azul.

Nesta última, Serena enxergava uma flor no lago. A caverna parecia, portanto, um cenário pincelado perfeitamente para aquelas cenas. Desde lá, o lugar atrai milhares de turistas. Se você ainda não passou por Bonito, deve estar se perguntando: por que vale a pena conhecer Bonito? Veja dez passeios espetaculares para fazer lá! 

Rio da Prata

Flutuação no Rio Sucuri em Bonito

Boca da Onça, Rapel e Trilha perto de Bonito

Gruta do lago azul em Bonito

 

Cenários de novela em São Luís do Maranhão

O nordeste Brasileiro tem uma série de cidades turísticas, que são o sonho de férias perfeitas para muita gente. Uma das localidades é São Luís, no Maranhão. A cidade recebeu gravações da novela Da Cor do Pecado, que foi ao ar em 2004. Assim, o enredo contou a história de Paco (Reynaldo Gianecchini) e Preta (Thaís Araújo).

Eles levantaram questões sobre as dificuldades de um romance inter-racial. Mas o que chama a atenção é que logo nos primeiros capítulos da novela, o público se depara com uma arquitetura diferenciada, além de uma cultura singular e muito importante para a história do Brasil. Veja como planejar uma viagem para os Lençóis Maranhenses. Além dos locais exibidos na novela, São Luís oferece passeios magníficos.

Cenários de novela em Piauí

O Piauí foi um dos primeiros cenários a aparecer como uma “novidade” ao público das novelas. Foi lá que foram gravadas inúmeras cenas da trama de “Gabriela”, em sua segunda versão. Assim, no remake, exibido em 2012, Gabriela foi interpretada por Juliana Paes.

Entre os locais explorados nas filmagens, trechos foram feitos no Parque Nacional da Serra das Confusões. Se passar pelo Piauí, visite o Parque e outros encantos do Estado. Entres eles, locais para compreender melhor o cerrado, a caatinga e a presença da Mata Atlântica.

Cenários de novela em Salvador

Salvador, na Bahia, sempre consta entre os destinos mais procurados pelos turistas, em todas das estações do ano. O local atrai visitantes do país e do exterior, principalmente em época de carnaval. Em 2018, a novela Segundo Sol, também da Globo, apresentou lindas filmagens feitas em Salvador, passando pelo Centro Histórico e por uma série de lugares de belezas naturais.

As praias, por exemplo, são de uma beleza estonteante. Além disso, a natureza como um todo é um verdadeiro presente. A trama contou com grandes artistas, entre eles, Emilio Dantas, Deborah Secco, Giovana Antonelli, Adriana Esteves, Danilo Mesquita, Letícia Colin e Vladimir Brichta. Onde ir e o que fazer em Salvador? Veja esse guia rápido e programe o seu roteiro.

Cenários de novela em Araguaia

A cidade de Araguaia, em Goiás, sediou várias filmagens da novela de mesmo nome. Araguaia foi ao ar em 2010. A trama, por exemplo, teve a participação de atriz Cleo (Pires), além de outros talentos do ramo artístico. Na novela, Cleo deu vida a personagem principal, chamada índia Karuê. Assim, sempre que ela aparecia em cena, o cenário era de fazer brilhar os olhos de quem assistia.

Vale a pena passar por Goiás e apreciar o Rio Araguaia e passear pela cidade. Além do Rio, outros três pontos que são paradas obrigatórias: Cachoeira Couto Magalhães, Gruta da Gota Santa e Salto das Três Quedas. Goiás é excelente para quem gosta de cachoeiras e trilhas.

Cenários de novela em Rio de Janeiro

Também conhecida como “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro já foi palco para muitas das novelas brasileiras. Na maioria delas, cenas foram gravadas no Cristo Redentor, Pão de Açúcar, calçadas do Leblon, Praia de Ipanema… Mas recentemente, um outro jeito de mostrar as belezas do Rio de Janeiro apareceu nas telas.

A novela “Nos Tempos do Imperador” colocou a localidade de Chapada Diamantina nos holofotes. Com preservação da arquitetura e com um quê de cidade pacata, as filmagens passaram por Barra do Piraí e Rio das Flores, em Petrópolis. A novela foi interrompida, por conta da pandemia do Coronavírus, mas já despertou o interesse dos telespectadores. Veja como viajar de carro para chegar em Chapada Diamantina.

Praias do Rio de Janeiro: conheça as melhores!

Lugares para conhecer no Rio de Janeiro, um estado cheio de atrações

Vai viajar para o Rio de Janeiro? Temos 9 dicas para aproveitar a cidade como um carioca

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva?

7 lugares no Rio de Janeiro para conhecer com a família.

O Rio de Janeiro está cada vez melhor! Planeje sua viagem!

Cinco passeios gratuitos no Rio de Janeiro

 

Cenários de novela em Santa Catarina

A telenovela Verão 90, exibida em 2019, contou com os belos cenários de Santa Catarina, no Sul do Brasil. No enredo, três personagens formam uma banda na infância e atingem sucesso. Com o passar do tempo, a fama acaba e cada um segue seu rumo. Mas depois de adultos, eles se reencontram e o resolvem se arriscar novamente no mundo artístico. Como pano de fundo para essa história, a natureza belíssima do Estado catarinense, que na trama tem o nome fictício de “Armação do Sul”.

Em uma das cenas, por exemplo, Mazunita (Isabelle Drummond) e João (Rafael Vitti), protagonizam um encontro na Guarda do Embaú. Em família, com amigos ou no estilo mochilão, Santa Catarina é um lugar que todos devem visitar. Além da Guarda do Embaú, uma boa pedida é passar pela Costa e pela Barra da Lagoa, Bombinhas e Praia da Sepultura, por exemplo. Veja alguns dos cenários:

Cenários de novela em Gramado

O município está localizado na região da Serra do Rio Grande do Sul. Seguidamente os roteiristas e cenógrafos visitam a cidade, pois ela por conta própria parece arquitetada para filmagens. As casas e os prédios têm um charme único e o Centro de Gramado é de uma delicadeza única. Principalmente no inverno, onde o frio do Rio Grande do Sul atrai milhares de turistas, Gramado recebe pessoas de cidades variadas, principalmente vindas das regiões centro-oeste e nordeste do Brasil.

Assim, entre as novelas gravadas na região, o maior destaque foi “A Vida da Gente”, exibida em 2011. Com uma história bem emocionante, envolvendo as personagens Ana (Fernanda Vasconcelos) e Manu (Marjorie Estiano), a novela prendeu o público no horário das seis da tarde. Assim sendo, além das cenas gravadas em Gramado, as filmagens também passaram por alguns pontos de Porto Alegre. Para quem deseja conhecer Gramado, saiba que vale o investimento. Se não for no período de inverno, uma outra data muito boa é o Natal. A cidade fica toda enfeitada e iluminada, com uma programação cheia de atrações (incluindo neve fictícia – mas se tratando do Rio Grande do Sul, é capaz de você se deparar com o frio, mesmo em dezembro). Outra dica legal é aproveitar para visitar Canela, cidade vizinha de Gramado. Confira algumas imagens que mostram um pouco do que te espera por lá.


Veja mais dicas!



Veja também!


Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

Comente a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br



Deixe seu Comentário

×Fechar