Chiloé, as ilhas que você tem que conhecer no sul do Chile

A Ilha de Chiloé, no Chile, é um lugar com tradições, lendas, mitos e uma gastronomia que não dá para comparar. Tive a sorte de voltar para lá nesse ano.

Se você quer fazer uma viagem para relaxar, comer bem e mergulhar na história local, a Ilha de Chiloé é, com certeza, uma boa opção.

Chiloé fica no sul do Chile e é o maior arquipélago por lá, com cerca de 30 ilhas. Indico para você que quer conhecer o lado “raiz” do país, e entender a fundo a história do local, que se mistura com a história das igrejas – 16 delas são reconhecidas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Veja algumas imagens das igrejas que eu fiz nessa última viagem.

Ir para a Ilha de Chiloé é sinônimo de entrar em um mundo rústico, lembra uma viagem ao tempo, onde você vai se surpreender com a riqueza de cultura e de natureza – esta última, inclusive, é o grande apelo do local.

Então, viaje comigo agora e veja como conhecer essa região que já faz parte do norte da Patagônia chilena. Além disso, veja nossa dica sobre o melhor hotel de lá para garantir que a sua experiência seja confortável, tranquila e prazerosa. Curioso? Vamos lá!

As atrações locais da Ilha de Chiloé no Chile

A principal ilha do arquipélago é a Ilha Grande de Chiloé, a 5ª maior da América do Sul, e a travessia, atualmente, é feita por meio de ferrys ou aviões. Mas uma alternativa nova deve estar disponível em breve: a ponte Chacao, já em construção, provavelmente terá a obra finalizada ainda em 2019, e fará a conexão desta ilha com o continente chileno.

Você vai ver muitas igrejas coloridas e feitas de madeira, dentre elas as 16 consideradas Patrimônio da Humanidade, que são:

  1. San Antonio de Vilupulli;
  2. Nuestra Señora de los Dolores de Dalcahue;
  3. San Juan Bautista de San Juan;
  4. Nuestra Señora del Patrocinio de Tenáun;
  5. Santiago Apóstol de Detif;
  6. Santa Maria de Rílan;
  7. San Francisco de Castro;
  8. San Antonio de Colo;
  9. Nuestra Señora del Rosario de Conchi;
  10. Natividad de Maria de Ichuac;
  11. Jesus Nazareno de Aldachildo;
  12. Nuestra Señora del Rosario de Chelin;
  13. Nuestra Señora de Gracia de Nercón;
  14. Nuestra Señora de Gracia de villa Quinchao;
  15. Santa Maria de Loreto de Achao;
  16. Jesus Nazareno de Caguach.

Sobre a gastronomia local, você pode provar o que eles chamam de “curanto”, que é um prato de mariscos, batatas, carne de boi entre outros ingredientes tradicionais do local, preparado em buracos de pedras quentes cobertos por enormes folhas. Não se esqueça também de pedir pelas batatas coloridas – bem típicas da Ilha de Chiloé.

Agora, falando da exuberante natureza da Ilha de Chiloé no Chile, você pode ter certeza de que vai apreciar paisagens incríveis, dignas de cinema. Caso você goste, é possível navegar de caiaque pelos canais e conhecer de dentro d’água o Parque Nacional de Chiloé.

Alguns outros pontos que você pode conhecer na Ilha de Chiloé

  • Baía de Pullao
  • Praia de San José
  • Centro de Castro
  • Feira Artesanal Dalcahue
  • Church of San Francisco
  • Church of Rilan
  • Church of Nercon
  • Church of Aldachildo
  • Nuestra Senõra del Rosario de Chonchi Church
  • Museo de Las Iglesias de Chiloe
  • Museo Regional de Ancud
  • Parque Nacional Chiloé
  • Tantauco

Mas se você não faz questão de surpresas e quer logo ver o que te espera por lá, fizemos um vídeo que vai te encher os olhos e convencer de que lá é o melhor lugar para ir nas próximas férias. Confira:

Onde ficar em Chiloé: Tierra Chiloé Hotel Aventura & Spa

Independente de você ter tido ou não uma experiência de se hospedar em um hotel de luxo, posso afirmar, com base na minha experiência, que o Tierra Chiloé Hotel Aventura & Spa vai te surpreender.​

A hospedagem é mais do que apenas confortável: ela te faz esquecer do mundo! E a conexão do local com a natureza é fundamental nessa missão.

Apesar de uma expansão recente comendada pelo mesmo arquiteto do projeto original, o hotel continua bem exclusivo com poucas suítes e uma relação incrível de funcionários por hóspede.

O Tierra conta com uma vista incrível para a Baía de Pullao e fica a 100m da Praia de San Jose. Além disso, ele é rústico, porém elegante, contando com um design refinado e de muito bom gosto, que faz você se sentir bem.

Além disso, separei duas informações importantíssimas do hotel que podem ser decisivas, principalmente para você que quer fazer uma viagem romântica. Confira!

O hotel conta com a opção All inclusive, ou seja: ele oferece pacotes com tudo incluso. Para ter ideia, Tierra Chiloé tem até um barco exclusivo, chamado Wiliche – que você pode conferir naquele vídeo que coloquei lá em cima.

É bem provável que, caso você já tenha viajado e se hospedado sem optar pelo sistema “All Inclusive”, teve uma “surpresa” no check out só com o que gastou de comida e bebida. Sabemos que comidas e bebidas são fontes de gastos imprevisíveis e podem representar um aborrecimento, no fim das contas.

Mas no All inclusive do Tierra Chiloé, você não precisa se preocupar com sustos no check-out, já que o valor pago no início da hospedagem já vai te proporcionar excelentes refeições com muitos produtos frescos cultivados perto do hotel e bebidas de ótima qualidade.

A Gastronomia do Tierra

Comer no Tierra é uma das atrações! Com muitos produtos regionais pratos tradicionais sofrem releituras saborosíssimas. Andando pela região do hotel de bicicleta ou a cavalo com os guias de lá acabei conhecendo de onde são comprados os legumes, verduras, ovos e outros insumos usados no restaurante. Todos de produtores pequenos que cultivam ao lado do hotel.

Os vinhos também merecem destaque, a família proprietária do hotel também é dona da Matetic uma vinícola muito respeitada que produz ótimos vinhos.

Sabendo disso, sua tarefa é aceitar a minha sugestão de se hospedar no Tierra e experimentar pratos como os que eu fotografei, veja as imagens abaixo.

prato vegetariano Tierra
carre de cordeiro Tierra

Acomodações do Hotel

É provável que você aproveite bastante a Ilha de Chiloé no Chile, mas na minha opinião, é extremamente importante você escolher um local confortável para relaxar muito durante a hospedagem. Guarde bastante tempo para o hotel, ele merece.

No Tierra Chiloé, você conta com um jardim maravilhoso, um super quintal, onde uma caminhada pela manhã ou para ver o pôr do sol é obrigatório. ​

Um grande destaque é a vista incrível que você pode desfrutar enquanto relaxa na piscina. Simplesmente indescritível. E você ainda pode usufruir de outros ambientes de bem-estar do hotel, como o spa,  a banheira ou jacuzzi, os serviços de massagem, a sauna, a piscina coberta, entre outros.

Tierra Chiloé

Outros pontos positivos são os quartos, considerados ideais para casais por conta de seu clima romântico, as refeições, a praia privativa, o barco exclusivo e espaços aconchegantes com lareiras dentro do hotel e até ao ar livre. Os idiomas falados por lá são inglês, espanhol e os funcionários estão acostumados com os hóspedes brasileiros. Não há dificuldades.

Quem se hospeda por lá jamais se esquece da maravilhosa arquitetura, da exuberante natureza e da gastronomia que reflete bem a cultura da Ilha de Chiloé, no Chile.

E aí, já fez a sua reserva para a Ilha de Chiloé?

Eu já fiz minha viagem para lá e recomendo para você que está lendo, porque a minha experiência no hotel foi realmente boa. Eu consegui me desconectar e passar um tempo de qualidade, aliviando um pouso a rotina pesada do cotidiano.

Se você também está precisando disso agora, então aconselho que faça a sua reserva logo e tenha a garantia de que vai conhecer um lugar incrível, que todo mundo deveria visitar um dia.

Depois, não se esqueça de comentar como foi a sua viagem, aqui embaixo. Bom passeio!​​

Viajamos para o Chile com apoio da GTA Assist e do Tierra Chiloé.

Veja nossas outras dicas do Chile!​​

Atacama – Vale da Lua, Vale da Morte e Caverna de Sal

Atacama – Ojos del Salar e Laguna Cejar

Atacama – Tierra, o hotel que você deve ficar no Deserto

Portillo – As novidades dos 70 anos da tradicional estação de esqui

Vale Nevado – Veja como escolher sua hospedagem



Deixe seu Comentário

×Fechar