Conheça os cinemas de rua de São Paulo

Na aurora dos anos 50 as pessoas não pretendiam apenas ver um filme. Eles se vestiam e se preparavam para uma experiência cinematográfica diferente: ir ao cinema. Aqueles belos cinemas de rua, com mezanino e salão de entrada de mármore. O pipoqueiro na porta e o vendedor de amendoim.

Hoje em dia, estas salas lutam para sobreviver em meio a enxurrada de salas novas que abrem todo ano em shoppings pela São Paulo. Mas, ainda há alguns que resistem fielmente. Veja onde você pode ver um filme, comprar doce no baleiro que fica em frente à porta e tomar um café depois da sessão para comentar o enredo do filme.

– Cine Marabá

Inaugurado em 1944, ficou aberto até 2007. Em 2009, a distribuidora Playarte investiu mais de 8 milhões de reais na reforma do estabelecimento reabrindo com cinco salas. Sendo que a maior delas tem capacidade para 430 espectadores.

Avenida Ipiranga, 757 – República.

Contato: (11) 5053 – 6881

– Cinemateca

A Cinemateca surgiu em 194o com a criação do Clube de Cinema de São Paulo pelos estudantes de filosofia da USP, como Paulo Emílio Salles Gomes, Décio de Almeida Prado e Antonio Candido de Mello e Souza. Até hoje a Cinemateca exibe mostras de cinema, festivais e possui um acervo que remonta toda a história do cinema nacional.

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana.

Contato: (11) 3512 – 6111

– Reserva Cultural

Ali debaixo da Gazeta, em plena Avenida Paulista, está a Reserva Cultural. As salas deste cinema exibem filmes de artes e alternativos e possui um restaurante dentro dele que vale a pena conhecer também.

Avenida Paulista, 900 – Bela Vista.

Contato: (11) 3287 – 3529

– Cine Sesc

Esta sala é patrocinada pelo Sesc e possui uma das melhores telas de cinema de São Paulo. Exibe mostras, festivais e circuito de filmes de arte e alternativos. Dentro dele possui um bar para você discutir o filme depois da sessão com os amigos.

Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César.

Contato: (11) 3087 – 0500

– Espaço Itaú de Cinema

O antigo Espaço Unibanco de Cinema virou Espaço Itaú recentemente. Possui dois estabelecimentos, um em frente ao outro, em plena Rua Augusta, reduto dos alternativos de plantão. Por isso, é possível ver em suas 5 salas filmes do circuito de artes. Possui também dois cafés.

Rua Augusta, 1475 e 1470 – Consolação.

Cinamateca brasileira

Cinemateca Brasileira – Imagem de divulgação da SP Turis – Autor: Renato Caetano



Deixe seu Comentário

×Fechar