Passo a passo para estudar na Holanda?

80
4

Atualizado em 09/09/2011

Depois de ler os 5 motivos para estudar na Holanda, você decidi. Vou para lá.

Então confira o passo a passo que a gente montou para você:

1-     Depois de decidir que a Holanda é o lugar que você estava procurando para dedicar uns anos da sua vida acadêmica, é hora de escolher o curso que você quer fazer. O site do Nuffic- Neso Brazil tem um banco de dados com todos os cursos. Clica lá, faz uma busca e entra no site da universidade para conferir todos os detalhes, mande emails, questione, tire dúvidas inclusive da possibilidade de bolsas de estudos. Essa é a hora de você ter certeza de onde você que estudar.* É importante lembrar que o processo seletivo de graduação e mestrado tem alguns pontos que diferem entre si e o de doutorado é completamente diferente dos dois anteriores. Nós vamos transmitir aqui o passo a passo geral para graduação e mestrado. Quem quiser se aplicar para doutorado, entre em contato que a gente instrue da melhor forma possível;

2-     O segundo passo, depois de escolher o curso que você quer e  conferir os detalhes, é reunir os documentos que a universidade solicita. Normalmente eles pedem certidão de nascimento, teste de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS) – ter atenção na nota que a universidade exige – , cartas de indicação de professores e/ou coordenadores, ficha 19 traduzida por um tradutor juramentado (para mestrado, é necessário o diploma da graduação traduzido também) e, o diferencial, uma excelente carta de motivação. Ai, alguns vão me perguntar: o que é isso? Carta de motivação é um documento em que você vai falar um pouco sobre seu histórico profissional e acadêmico e tentar convencer a universidade o porque você quer estudar lá (é esse documento também que pode te garantir uma bolsa de estudos).   Depois de reunir todos esses documentos, é a hora de enviá-los para a universidade escolhida, tanto por email, quanto pelo correio.  Não esqueça de pagar a taxa (o valor varia de acordo com a universidade) e fique atento aos prazos! Ai é só aguardar e rezar no milho (brincadeira!);

3-     A resposta deve demorar em torno de 10 úteis para chegar. Eu sei que falar é fácil e difícil é receber um não, mas se esse foi o seu caso, não desista. Acreditar que vai dar certo é o primeiro passo para uma vitória. Sua aplicação pode ter sido negada não por  incompetência ou porque seu currículo é ruim, mas porque seu perfil pode não se enquadrar com o da universidade. Por isso, não desista porque você pode ganhar um “sim” de outras. Se você receber um sim, pode comemorar e, depois da comemoração, agora é a hora de se aplicar para as bolsas de estudo. Normalmente, você envia para as instituições que oferecem as bolsas todos os documentos que você também enviou à faculdade mais a carta de aceitação. Eles também devem demorar em torno de 10 dias para te dar a resposta. É também nesse momento que você tem de avisar a faculdade onde você pretende morar. Por isso, é bom fazer uma busca prévia quando estiver aplicando para as universidades e já ter uma noção de onde você pretende ficar durante seus anos de estudos;

4-     Carta de aceitação na mão, é hora de dar entrada no visto. Entre em contato com o consulado da sua região e peça todas as informações. Você terá de pagar uma taxa e enviar todos os documentos que eles solicitarem e o passaporte para ter o visto. Demora um tempo para ficar pronto e esse é seu visto provisório, porque o permanente (MVV) você só vai receber quando estiver na Holanda e fizer a solicitação na prefeitura da cidade que você vai morar. Mas, isso é história para outro post.

5-     Visto em mãos? O próximo passo é, finalmente, arrumar as malas e partir.

Vale a pena então assistir uma palestra do Nuffic ou de um dos embaixadores em sua região para entender um pouco de ambos os processos, trocar idéias e conhecer um pouco sobre as experiências de outros estudantes.

Se ainda tem dúvidas, não hesite em entrar em contato. Estamos à disposição e o apoio é gratuito. Deixe sua dúvida nos comentários.

The Dam Amsterdam

The Dam a principal praça da cidade.



4 comments

  1. Yuri Morais Cunga 25 maio, 2013 at 09:39 Responder

    Olá éu chamo Yuri Morais Cunga vivo neste inferno que se chama Angola… Quero saber quais são os requisitos necessários para numa estudar numa universiade de medicina na Holanda e custo anual das propinas, quero me dêem tda informação geral o mais rápido possível quero tanto estudar na Holanda porque aqui em Angola a formação anda muito doente e até agora não tem cura.

  2. Natalia Bhering 9 setembro, 2013 at 13:41 Responder

    Ola ! As bolsas de estudo para graduação são so para o abatimento do valor da taxa da Universidade, ou existe alguma ajuda de custo ao aluno? Quem estua na Holanda pode trabalhar?

  3. Ozébio Luiz Vassoler 16 março, 2014 at 22:39 Responder

    Olá, gostaria de saber quais faculdades oferecem o curso de Arquitetura, e quais são os valores em média.
    Obrigado!

Deixe seu Comentário

×Fechar