Como usar o Metrô em NY

147
12

Atualizado em 28/10/2010

Agora vamos ver o tutorial que a Cinthia nos preparou para quem não sabe andar de metrô por NY. Agora não tem desculpa é colocar o mapa do metrô na mala e seguir para New York.
Partida Times Square – Destino American Museum of Natural History:

O ponto de partida é a estação da 42 St. – Times Square, indicada por uma estrela vermelha.
Ela é uma bolinha branca pois é um cruzamento de várias linhas (quando a bolinha é preta, significa que a estação não cruza com nenhuma outra linha).
Neste mapa não tem indicado (normalmente tem, fique tranqüilo), mas a estação da 42 St. tem as letras e números N.Q.R.S.W.1.2.3.7.
A estação de destino deve ter pelo menos uma letra ou um número igual e então o trem com a letra ou o número igual deve ser escolhido.
Para seguir até o Museu de História Natural, indicado pela estrela verde, há, portanto, duas boas opções:
(1) Escolha a linha vermelha sentido Uptown para parar na estação da 79 St. (tem o número 1 apenas, então o trem da partida deve ser o 1) e ande 2,5 quadras até o museu.

(2) Escolha a linha vermelha sentido Uptown para parar na estação 59 St. – Columbus Circle (tem as letras e números A.B.C.D.1, então o trem da partida deve ser o 1, que é o único que bate). Em seguida escolha a linha azul para parar na estação da 81 St. (tem as letras B.C, então o trem da partida, na 59 St., pode ser o B ou C) e chegue em frente ao museu.

Resumindo, o mais importante é se orientar quanto aos sentidos dos trens (Uptown, Downtown, East Side, West Side) e quanto aos números ou letras dos trens de partida se baseando no ponto de destino.

Por fim, vale dizer que há os trens locais e os trens expressos. Os trens expressos tem poucas paradas, como se pode ver o trem de número 4 e 5 da linha verde que parte da 42 St. – Grand Central e só para na 59 St. e depois só na 86 St. e assim em diante, pulando várias estações. O local é o mais comum e, como exemplo, seria o trem de número 6 da linha verde que, ao contrário dos trens de número 4 e 5, pára em todas as estações.

Juro que é mais fácil do que parece!!!



12 comments

  1. marina 18 abril, 2009 at 10:11 Responder

    Márcio, o blog está demais!! parabéns!! Tenho 2 irmãs indo para NY semana que vem; já encaminhei seu blog pras duas!!
    BJs!

  2. Claudio Martins 19 abril, 2009 at 17:05 Responder

    Eu sempre que vou a NYC fico tenso em ter que pegar o metrô. Não ando muito, eu curto mais é andar a pé mesmo. NYC é linda.

    Mas o metrô… pra mim, é muito complicado.

    Não sei qual mais complicado, Paris ou NYC.

    Talvez eu seja lesado mesmo…aheahehahe

    Muito bom o blog. Adicionei na lista dos blogs que eu leio. Depois dá uma passada lá quando puder.

    Se tiver dicas de Cuba, vou agradecer muito! Estou fazendo um planejamento colaborativo com opinião da galera do que eu e mais um amigo deveria visitar.

    Grande abraço.

    Claudio Martins
    http://www.blogdoviajante.com

  3. Luisa 19 abril, 2009 at 17:19 Responder

    Oi Marcio
    Ah, se eu tivesse essas informações antes… teria economizado um tempão tentando me achar naquele emaranhado de letras e numeros! 🙂
    Mas vc tem razao, no começo assusta, mas é só pegar o jeito que descomplica tudo!
    Bjs

  4. Marcio Nel Cimatti 20 abril, 2009 at 21:18 Responder

    Claudio,

    Já passei lá no blog! Show de bola!!

    Linkei no ajanelalaranja.com

    Ainda não conheço Cuba, vou ficar devendo!

    Abração!

  5. Katia Lima 23 maio, 2011 at 15:10 Responder

    Pessoal,

    A primeira coisa que um bom brasileiro faz ao entrar no metrô de NY é usar a mesma lógica que usamos no metrô de São Paulo e do Rio: procurar a direção pela última estação na direção para onde quer-se ir. Funciona na Europa, por isso achei bem mais fácil, mas não funciona em NY não. Aqui a primeira coisa é saber se você está indo para Uptown ou Downtown – os dois destinos mais habituais para os turistas e verificar no mapa mesmo qual a estação mais próxima do seu destino. Os guias geralmente trazem a indicação da estação do metrô mais próxima. Outra dica é prestar atenção as letras que servem àquela estação porque as que estão em negrito são as “permanentes” e as que não estão em negrito só param na estação em certos horários. Tem que ficar atendo porque isso significa perder tempo, e “timeismoney” em NYC. Fora isso o serviço de metrô é bom, apesar das estações sujas, até demais pro meu gosto. Cilada 1: não dá pra usar os elevadores – só em caso de vc realmente não poder subir as escadas, pois são praticamente banheiros públicos, muito sujos. Cilada 2: no fim de semana eles param algumas linhas, fiquem atentos as avisos que eles colocam nas estações. Cilada 3: há várias estações em reforma, não se desespere se encontrar alguma, na maior parte das vezes cruzar a rua resolve.

  6. Dorcas Botelho 15 março, 2012 at 13:15 Responder

    Olá!!
    Vou a NY em abril e preciso usar o metrô pq eu vou ficar em Newark. Saindo da pen station(Newark) eu sigo direto p Manhatan?? Em qual estação eu desço. Gostaria de descer perto da Macys.Fui la o ano passado mas praticamente ñ andei de metrõ.Por favor Help- me….

  7. Silke 20 novembro, 2012 at 13:33 Responder

    Em meio a esse fluxo veloz e vertiginoso de ifrnomae7f5es como fica a REFLEXc3O?Isso tudo me remete com muita frequeancia ao romance sci-fi do Gibson, Neurmoancer de 1984 e o cibercowboy Case, acostumado a “operar com uma taxa de adrenalina quase sempre alta, uma mistura de juventude e competeancia, com sua conscieancia fora do corpo projetada na alucinae7e3o consensual da Matrix por meio de um deck cyberespacial customizado” Essa complexidade impense1vel. Linhas de luz abrangendo o ne3o-espae7o da mente; nebulosas e constelae7f5es infinde1veis de dados” (Gibson, 1984).Essa vida conectada me traz tamanha ansiedade que, de repente me interessei em cursar uma disciplina que ne3o faz parte do meu programa de Mestrado: Filosofia da Cieancia. Tenho me sentido no ce9u!!!Para transformar tanta ifrnomae7e3o em conhecimento precisamos de reflexe3o, de tempo, de discusse3o aprofundada . Como arrumar tempo (e mente) pra dar conta tanto da nossa ansiedade por ifrnomae7e3o, quanto da necessidade de lenta reflexe3o?Ne3o tenho resposta, mas juro que estou tentando! )

  8. rory 30 agosto, 2013 at 17:31 Responder

    Hello there,
    Entendo que é importante saber e identificar os dois tipos de train (assim que o metrô é chamado) de NY, o local e o express, que param, respectivamente em todas as estações e somente algumas estações. Estas estações são indicadas no mapa com uma bolinha branca para os trens locais e express e com uma bolinha preta para somente o local.
    Resumindo: train local para nas estações com bolinha branca e com bolinha preta.
    train express para somente nas estações com bolinha branca.
    Abraços a todos!

Deixe seu Comentário

×Fechar