Onde comprar artesanato em Olinda e Recife?

772
0

É quase impossível visitar os lugares e não levar nem uma lembrancinha, nem que seja um imã de geladeira. A maioria das pessoas compra não só para si, mas também para amigos e parentes, como uma forma de dizer que lembrou daquela pessoa num lugar especial.

A Nina fez este post sobre souvenirs em Olinda e recife com carinho para o www.ajanelalaranja.com

Eu, particularmente, adoro souvenir. Tenho um de cada lugar que já visitei e procuro comprar uma coisa bem representativa daquele lugar, algo que me marcou muito. Quando fui em Praga, na República Tcheca, por exemplo, foi a primeira vez que vi neve. Trouxe de lá um globinho, com floquinhos brancos, e com o relógio astronômico dentro. Todas as vezes que olho para ele lembro da emoção que tive ao olhar na janela e ver tudo branquinho.

Uma coisa importante para se levar em consideração na hora de comprar os souvenirs é onde fazer. Se você vai a Torre Eifel, em Paris, com certeza você será abordado(a) por milhões de ambulantes vendendo os tradicionais chaveiros com uma réplica da torre pendurados. Todo mundo fica doido, e acaba pagando uma fortuna pelos mesmos. Cuidado, pois os mesmo chaveiros, vendidos no bairro de Montmartre, ou longe dos pontos turísticos são até 3 vezes mais baratos.

Quando você visita Recife ou Olinda não é diferente. Em todos os lugares eles vendem souvenir, seja no alto da Sé, em Olinda; seja na pracinha de Boa Viagem; seja no Mercado de São José. Mas, onde comprar? Os dois melhores lugares para comprar são nas lojinhas do Alto da Sé, em Olinda, e no Mercado de São José, em Recife.

Quando você for visitar o centro histórico de Olinda, com certeza uma das paradas será no alto da Sé, por vários motivos: pela tapioca, pela história do lugar e pela belíssima vista.

Nas calçadas há os ambulantes, que se você alguma coisa interessante, o negócio é negociar!

Porém, prefira as lojinhas, pois as peças de artesanato serão de melhor qualidade e melhor confeccionadas. A diferença de preço para as peças dos comerciantes nas calçadas é pequena e você acaba levando um produto melhor.

Próximo a Sé, também no sítio histórico, é onde ficam vários ateliês de artistas da terra. São lugares excelentes para comprar belíssimas telas, peças de decoração, esculturas e outras obras. Além disso, ainda terá a chance de conhecer o artista pessoalmente.

Veja no próximo post, algumas dicas da Nina sobre o Mercado de São José.

E eu também não resisto a um souvenir. Se você também ama as famosas lembrancinhas veja a entrevista que eu dei falando sobre isso na TV Gazeta nesses links:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

O que achou?

Artesanato Recife



Deixe seu Comentário

×Fechar