Conheça os lindos cânions do sul do Brasil

203
0

Cheguei no aeroporto de Porto Alegre ansioso para começar a road trip Rota 20 Anos, comemoração aos 20 anos de produção da Honda Automóveis Brasil. Eu e mais quatro blogueiros percorremos 20 destinos nacionais a bordo de um automóvel Honda e detalhamos todos esses roteiros para vocês.

Eu peguei o belo Honda Civic ELX CVT, conectei meu telefone no multimídia de 7 polegadas e caí para estrada. Rodei cerca de 215 quilômetros e cheguei na pequena cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, conhecida como a cidade dos cânions.

A cidade fica espalhada às margens da SC-290 e é cercada pelas enormes montanhas. Os incríveis cânions se distribuem em dois parques nacionais: o Parque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral. Ambos se dividem entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há duas cidades principais para se hospedar. Do lado gaúcho, há a cidade de Cambará do Sul e, do lado catarinense, fica Praia Grande. De Praia Grande vemos a parte baixa dos cânions.

Eu conheci e me hospedei em Praia Grande de onde saem trilhas, cavalgadas e passeios de quadriciclo para conhecer os principais cânions da região: Itaimbezinho, Malacara, Índios Coroados, Molha Coco, Amola Faca, entre outros.

Esse lado catarinense do Parque Nacional conta com rios que banham caprichosamente seus desfiladeiros, com vegetação praticamente intocada e principalmente os belíssimos cânions.

Civic no amanhecer dos Cânions HDR

Canyon Malacara

O cânion mais famoso da região é o Itaimbezinho, com cerca de 6 quilômetros de comprimento e com até 720 m de profundidade. É o cânion com as paredes mais íngremes e uma vista impressionante. Para chegar até ele, você pode contratar um passeio com uma agência, mas não é necessário. Se você estiver de carro, poderá ir até a entrada do parque (um pouco de estrada de terra para chegar) e depois percorrer a trilha de 6 quilômetros, sem grandes dificuldades.

Um dos cânions que eu vi bem de perto foi o Cânion dos Índios Coroados que se forma no final da subida da Serra do Faxinal com 1,5 km de extensão e 700 metros de profundidade. A visitação é feita por uma pequena trilha que leva até a borda do cânion.

O local destaca-se por sua fauna e flora, com paredes de basalto, cobertas por matas nebulares. Os pontos principais do passeio são as lindas cachoeiras e piscinas naturais.

Canyons Santa Catarina

O Cânion Malacara é situado no Parque Nacional da Serra Geral. A trilha do cânion tem como objetivo chegar até a piscina do Malacara caminhando pelo rio sobre as pedras. O destaque principal é a vista das paredes do cânion e a observação de várias espécies de pássaros. A piscina do Malacara tem mais de 2 metros de profundidade e águas cristalinas.

Gramado e Canyon Indios Coroados

Canyon Malacara

É possível ver também a transição da Mata Atlântica e da Mata Nebular. A duração do passeio é de 3 a 4 horas, incluindo a volta e as paradas para observação.

Entrar no Cânion Malacara, pelo lado catarinense, ou seja, pela área no fundo do cânion, é uma experiência única, pois é um cânion pouco visitado, que apresenta uma beleza selvagem e diferente.

Civic nascer do sol nos canyons

Onde ficar?

Para ficar em Praia Grande eu separei duas opções de hospedagem. A primeira delas, a Pousada Caminho dos Cânions, é rústica, simples, romântica e com ótimo custo x benefício. A pousada fica subindo a serra e tem uma vista inacreditável!

DIa nascendo Canyons

Um pouco mais para cima, na mesma Serra do Faxinal, fica a incrível Morada dos Cânions para quem espera uma experiência mais confortável e exclusiva com uma piscina aquecida envidraçada para não perder a linda vista nem quando está na água.

Morada dos Canyons

Morada dos Canyons – divulgação

Onde Comer?

Bistrô do Bosque – Romântico e muito bem decorado, o restaurante é uma excelente opção para casais que buscam tomar vinho acompanhado de boa gastronomia. Experimente a massa com camarões.

A Casa do Sabor – Comida caseira, simples e muito saborosa. Combine seu prato favorito com a cerveja Grota, fabricada pelos proprietários em Blumenau.

Como Chegar à cidade de Praia Grande?

Partindo de Porto Alegre eu escolhi pegar a BR-290 e ir até Osório onde fica o parque eólico. Aproveitei para ver turbinas, fotografar e de lá peguei a BR-101 por 119 km até chegar em Praia Grande.

Praia Grande fica a cerca de 300 km da capital Florianópolis e a 210 km da capital Porto Alegre, pela BR 101.

Outra opção de quem vem do Rio Grande do Sul é acessar o trevo para Cambará do Sul (na Rota do Sol ou RS-020). Em Cambará, dobre à direita na Estrada do Itaimbezinho (RS427), e então são 18 km de estrada de terra até a entrada do Parque. Cambará do Sul fica a cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre.

Esse post faz parte da road trip #Rota20anos que me levou de #DeHondaPeloBrasil.

Acompanhe!

Patrocínio Honda



Deixe seu Comentário

×Fechar