5 dicas para não se perder na China

108
7

Atualizado em 01/09/2011

Se você não sabe mandarim, vai ficar meio perdido quando chegar na China. Principalmente quando você olhar para aquelas ruas imensas, aquela quantidade impressionante de pessoas e aqueles prédios quase todos com placas iguais.

Porém, não se assuste! Nós estamos sempre aqui para te ajudar e fazer com que sua viagem sempre seja a mais agradável possível e mostrar que, mesmo com dificuldades linguísticas, não necessariamente você vai precisar de alguém para te ajudar ou te levar nos pontos turísticos e onde você deseja conhecer.

Ai vão 5 dicas fundamentais para você que está planejando viajar para China e/ou países que você não domina  a língua falada. Mas, primeiro: Não tenha medo! Não é comum você encontrar pessoas que falem inglês na China. Porém, não veja isso como um empecilho. É possível sim você conhecer o país sem saber a língua e sem ter um guia/tradutor na sua cola, pois usando as dicas e tendo paciência e calma dá para se virar perfeitamente.

1- Pegue o cartão com o endereço escrito, em mandarim, de todos os lugares… , principalmente do lugar onde você está hospedado, porque na hora de voltar, se você não encontrar o caminho, as pessoas podem te ajudar. Restaurantes, bares, museus, lojas,… Todos eles tem um cartãozinho;

2- Use a mímica… é engraçado que, em muitas situações falar não resolve, mas se você fizer alguns desenhos com as mãos e apontar para algumas coisas, vale mais que mil palavras faladas;

3- Compre um mapa com legendas em inglês e em mandarim… isso pode te ajudar muito a identificar os lugares e a perguntar as pessoas para que elas te indiquem. A cidades são muito grandes e, muitas vezes, você se pega na seguinte situação: você tem o endereço e o número do lugar onde fica o restaurante, mas não consegue encontrá-lo. Com um mapa em inglês, para que você saiba o que esta escrito, e em mandarim, para que a pessoa que você está perguntando saiba onde você quer ir, é muito mais fácil de um local te ajudar;

4- Ande de transporte público… nas cidades grandes o metrô custa cerca de R$0,30, funciona nos horários informados, tem máquinas para compra de bilhetes em inglês, tem uma “malha ferroviária” excelente e é limpo. É o famoso BBB: bom, bonito e barato.  Porém, em Pequim, vá por mim… evite a linha vermelha nos horários de pico;

5- Pergunte! Não tenha vergonha e nem medo de pedir uma informação. A não ser os guardas da praça da Paz Celestial, os chineses são muito simpáticos e sempre aptos a ajudar, principalmente em cidades pequenas.

Ah, e lembre-se: para viajar para a China é importante tomar a vacina de febre amarela previamente, tirar um visto e ter um seguro saúde. Você sabe a importância do seguro saúde na sua viagem? A gente te contou aqui.

Post feito pela Nina Cavalcanti que é colaboradora do ajanelalaranja.com, Embaixatriz do Programa Study In Holland, blogueira, além de idealizadora de projetos culturais e escritora.



7 comments

  1. internet ready hdtv 4 setembro, 2011 at 02:40 Responder

    I would like to say thanks for the efforts you have made compiling this article. You have been an inspiration for me. I’ve forwarded this to a friend of mine.

    • Nina 5 setembro, 2011 at 23:08 Responder

      OlÁ!
      Que bom que gostou das dicas. Tenho certeza de que irão ajudar bastante.
      Vai enfrentar o inverno chinÊs? Se for para a região norte do país é bom levar roupas bem quentes, porque é muito frio. Boa viagem e obrigada pela cia.!
      Abraços

  2. Ilton Rotta 10 outubro, 2012 at 00:57 Responder

    Olá , estou indo agora dia 11 de outubro para a China em uma feira. Irei passar pelas cidades de Guangzhou, Beijing e Xangai.
    o que você me recomenda para visitar?

    grato

  3. Nathaly 2 junho, 2013 at 11:54 Responder

    Tipo , eu sou negra e tenho medo de ir para lá e sofrer preconceito e discriminação . As pessoas se lidam bem com pessoas negras ?
    Eu tenho 13 anos mas eu sei falar mandarim ( eu faço curso ) e queria ir para lá no ano que vem ( na minha viagem de 15 anos ) mas eu fui em uma agência e uma mulher lá falou que é muito perigoso , mesmo se eu for com guia !
    É verdade ?

Deixe seu Comentário

×Fechar