Dicas para fotografar fogos

111
14

Atualizado em 25/12/2010

Com a virada do ano se aproximando, muita gente me pergunta como fotografar fogos do reveillon.

Foto: TurisRio

Então lá vai, de forma bem simples:

1 – Sua câmera precisa estar bem presa, fixa em algum lugar que não vibre e nem se mexa muito. Traduzindo, para ficar bom mesmo, providencie um bom tripé e confira se ele está bem fixo. Melhor solução para fotografar fogos a noite.

2 – Não adianta muita coisa prender a câmera no tripé e, na hora do disparo, dar aquela dedada no disparador. Use o timer para não precisar nem encostar na câmera na hora do disparo.

3 – Se sua câmera for compacta, dessas menores, use aquele modo noturno que geralmente tem uma lua como símbolo. Se tiver o estabilizador de imagem (símbolo pode ser uma mão tremendo) pode usar que também ajuda. Se a sua câmera for semi ou profissional, procure saber mais sobre o modo Bulb e pense se não vale investir num disparador remoto.  Teste a velocidade entre 1 e 4 segundos e a abertura acima de f8.

4 – Conheça a praia/local dos fogos. Pergunte onde geralmente estouram para depois pensar no enquadramento que fará na hora dos fogos. Lembre-se que o lugar vai estar cheio de gente e que é interessante colocar pessoas na areia, árvore, prédios, ponte, etc… para compor a imagem. Cuidado com esbarrões no tripé. Procure um lugar mais alto para ele, por exemplo, varanda, degrau, etc….

5 – Essa quinta dica é mais um grupo de pequenos ajustes para você tentar. Vamos lá:

– o flash não vai te ajudar nessa hora, pode desligar

– o auto-focus não vai achar a luz dos fogos. Se tiver foco manual o negócio é fazer testes e ir na tentativa e erro. Lembre-se o digital está aí para você clicar até acertar.

– se estiver com o tripé, não use iso alto. Coloque no mínimo. Use o Iso 100 assim ficará livre do “ruído” – pequenos pontos pretos que aparecem em Iso acima de 400, dependendo da câmera.

Bom acho que é isso! Depois passe aqui para contar se conseguiu fotografar!



14 comments

  1. marcelo barros 27 dezembro, 2010 at 23:52 Responder

    blz de dica mas voce não acha que a abertura em f8 e muito escura porque muitas cameras não tem modulo B e algumas maquinas para se conseguir o modulo B tem que ficar abaixo de 0.9 s ate um leve brisa no tripe faz a maquina se mover 0.2 s então não seria mais nessessario elevar o iso para pelo manos iso 800 porque iso 100 agente usa para sol forte no escuro sera um milagre voce acertar a foto com um iso mais abaixo..

    • ajanelalaranja 4 janeiro, 2011 at 09:54 Responder

      Oi Marcela, quando falei em velocidade e abertura pensei no pessoal que já tem familiariadade com módulo manual de câmeras DSLR e essas tem Bulb etc…
      Para as compactas modo noturno e firmeza com tripé que dá p/ fazer imagens interessantes.
      Bjo!

Deixe seu Comentário

×Fechar