Dicas para voar na pandemia

261
0

Atualizado em 26/11/2020

As coisas estão vontando ao normal, mas o Covid continua por ai e não temos vacina. Mas queremos voltar a viajar com todo cuidado. Então separamos dicas para voar na pandemia.

É difícil parar para pensar o quanto as coisas mudaram em 2020. Mas para quem é acostumado a colocar o pé na estrada, ou percorrer o mundo em voos, provavelmente o impacto trazido pelo coronavírus foi maior. Mas antes de dar adeus aos terminais de aeroporto e planejamento de viagens aéreas calma, calma, não criemos pânico!

Muitas companhias aéreas já voltaram a funcionar no mundo todo, seguindo alguns esquemas específicos de restrição. E a boa notícia é que, se você precisa ou quer viajar de avião em curto prazo, é totalmente possível. Veja mais informações sobre esse assunto a seguir e confira uma série de dicas que preparamos para você aproveitar sua viagem. Partiu?

Dicas para voar na pandemia – As primeiras coisas para levar me conta

Vamos lá. Em primeiro lugar, tudo depende qual é o tipo de viagem que você irá fazer. Voos curtos, médios e longos tem diferentes esquemas em cada um deles. Assim sendo, antes de embarcar para sua viagem leve algumas coisas em consideração:

  • Quantas horas você ficará dentro do avião?
  • Haverá passageiros do seu lado?
  • Quais os tipos de proteção que você poderá usar?
  • Qual o esquema de higienização que você poderá adotar?
  • O que mais é possível fazer para se proteger do vírus?

Ufa, é uma lista relativamente longa não? Mas ela é super importante para garantir tanto a sua segurança quanto a dos outros passageiros que também farão parte do voo. Depois de pensar em todos esses aspectos, é hora de pensar em sua viagem propriamente dita.

voar-na-pandemia

Como planejar um voo a prova de COVID-19?

Depois de definir os detalhes de seu voo, comece a pensar em um plano estratégico. Para isso, você precisa pensar em estar devidamente protegido e higienizado em todas as etapas de sua viagem. Como fazer isso? Siga as seguintes dicas.

Comer e beber antes de voar na pandemia

É claro que isso vai depender da quantidade de horas de seu voo. Além disso, é possível tirar sua máscara e equipamentos de proteção enquanto estiver voando. Mas em viagens mais curtas, o ideal é conseguir comer e beber antes de embarcar em seu voo. Assim você não corre riscos tendo que tirar seus equipamentos de proteção.

voar-na-pandemia

Opções além de máscaras

Falando em equipamentos de proteção, dê uma atenção extra para a máscara que você vai usar. Prefira modelos que cubram nariz e boca por completo, ou mesmo máscaras cirúrgicas. Além disso, também pode ser interessante investir em barreiras de acrílico, e inclusive óculos de proteção. Tudo isso ajuda bastante a se proteger contra o coronavírus.

voar-na-pandemia

Santa higienização

Os cuidados com a higienização também devem ser redobrados. Não importa quanto tempo é o seu voo, você precisa fortalecer o uso de álcool gel para não dar chances para o azar. Além disso, procure lavar as mãos de forma periódica enquanto estiver viajando. Esses pequenos cuidados são fundamentais para garantir sua segurança.

voar-na-pandemia

Dicas para voar na pandemia – Embarque e desembarque

Terminais de aeroporto são naturalmente locais com grande circulação de pessoas. Mas nesses tempos atuais, é preciso considerar a segurança e o distanciamento social. Aliás, isso vale também para quando você estiver pegando um táxi, um uber, ou o transporte coletivo. Assim, certifique-se de que você conseguirá cumprir todos os protocolos de prevenção do COVID-19.

voar-na-pandemia

Voar na pandemia – Malas e bagagens de mão

Tudo o que você acabar levando para dentro do avião precisará estar devidamente protegido e higienizado. Enquanto as malas não terão contato direto com ninguém além dos responsáveis por transporta-las, a bagagem de mão ficará em um ambiente fechado. Por isso certifique-se de que ela esteja devidamente higienizada, tanto a parte externa quando seus pertences.

Esses são alguns cuidados que com certeza vão tornar sua viagem muito mais segura nesse período de pandemia. Mas é claro que há outras dicas que também se tornam super necessárias, e podem fazer toda a diferença para voar sem dores de cabeça. Por isso preste atenção no que a gente traz a seguir.

voar-na-pandemia

Pequenos detalhes que fazem a diferença

Na medida em que você quer, ou precisa voar em tempos de pandemia de COVID-19, todo o cuidado ainda pode ser pouco. Pensando nisso e querendo que você tenha uma ótima viagem, a gente tem outras dicas que também são bem importantes para evitar problemas. Olha só:

  • Faça uma pesquisa prévia de companhias aéreas antes de planejar sua viagem. Procure se informar sobre como estão os sistemas de voo e as medidas de segurança tomadas para evitar problemas com coronavírus;
  • Antes de se sentar, procure higienizar seu assento adequadamente. Uma dica bacana é levar panos umedecidos com álcool para passar no local, que além de práticos também garantem proteção extra;
  • Respeite o distanciamento em todas as etapas do voo. Isso inclui principalmente o embarque e desembarque de passageiros, além do trajeto entre os terminais e a locomoção dentro do aeroporto em si.

Em tempos de modernidades e de internet, os processos que podem ser feitos online para sua viagem também ganharam ainda mais importância. Por isso aproveite essas facilidades ao máximo e evite se expor em áreas onde tenha muitas pessoas na atual época de pandemia.

Voar na pandmia, pensando além de seu voo

Esse é outro aspecto que precisa ser considerado antes de embarcar para sua viagem. Antes de embarcar, há algumas questões que você deve estar atento:

  • Como estão os cuidados com o coronavírus para onde você vai?
  • Existe alguma política de restrição e isolamento social?
  • Você poderá, de fato, viajar para onde está planejando?
  • Ao chegar em seu destino, é preciso passar por algum tipo de exame?
  • Como você vai garantir sua segurança e prevenção enquanto estiver por lá?

Até pode parecer um pouco exagerado considerar todos esses detalhes. Mas enquanto todo mundo aprende a conviver com essa nova realidade, a prevenção e o planejamento para evitar o COVID-19 ainda são as melhores medidas.

Você também precisa ter em mente que é preciso pensar em questões de locomoção, hospedagem e alimentação no local para onde estará indo. Afinal de contas, não vai ser nada legal chegar em seu destino e descobrir que está cheio de restrições, não é?

Uma dica bacana é dar uma pesquisada nos sites das prefeituras das cidades onde pretende ir. Em caso de voos internacionais, consulte as embaixadas dos países escolhidos e veja como as coisas estão funcionando por lá. Assim você estará totalmente preparado.

Tudo é uma questão de se readaptar

Como sabemos, tanto o panorama para a vacina e a cura definitiva do coronavírus, quanto as mudanças que acontecerão no futuro continuam incertas. Mas a boa notícia é que, depois de um período de isolamento social e muitas incertezas, todos os países e as fronteiras do mundo estão reabrindo aos poucos.

Por isso, é muito importante se readequar a situação atual, seguindo as orientações específicas para tanto. Formas viajar, passear, se locomover e frequentar lugares estão sendo readequadas, de forma que não precisem ser deixadas de lado. Assim sendo, tanto na hora de voar, quanto quando estiver em público, temos mais umas dicas importantes para te dar:

  • Sempre que tiver escolha, procure horários menos movimentados para suas voos, viagens e locomoção de forma geral;
  • Na dúvida, considere sempre que é melhor estar em locais ao ar livre devidamente protegido do que em ambientes fechados sem ventilação;
  • Opte por companhias aéreas e estabelecimentos que respeitem o distanciamento social, com espaço suficiente entre seus clientes.

Outra coisa muito importante que você não deve esquecer é evitar tocar olhos, nariz e boca com suas mãos quando elas não estiverem higienizadas. As mucosas do corpo acabam sendo ideais para a entrada do vírus.

voar-na-pandemia

Por fim

Agora que você já está manjando dos paranauês de viajar durante a pandemia de coronavírus, é só colocar essas dicas em prática e planejar o seu voo. Todos esses cuidados são importantes não só para a sua saúde, como para o bem-estar de todos aqueles que estão próximos. Por isso é preciso não negligenciar a prevenção.

Além disso, continue acompanhando as notícias e novidades no combate ao COVID-19 em todo o mundo. Quando as pessoas falam no novo normal, o que também se aplica na hora de viajar, significa que o processo de adaptação a tudo o que está acontecendo já vem bombando, com ótimos resultados inclusive.

Assim sendo, aproveite essas dicas e comece hoje mesmo a planejar a sua viagem sem medo de ser feliz… nem de ficar doente! Um pouquinho de cuidado vai fazer toda a diferença e trazer os melhores resultados para você e todos aqueles que você ama. Pense nisso e já por ir arrumando suas malas. Com certeza você irá fazer uma ótima viagem.

Veja também!

Remédios para dormir no avião, não deixe de viajar por medo



Deixe seu Comentário

×Fechar