Viajando c/ menores. Leve certidão de nascimento!

67
4

Atualizado em 12/09/2011

Uma amiga comentou que mesmo com os dois pais juntos com a criança, o passaporte somente não é suficiente para embarcar com a criança para o exterior. É necessário apresentar um outro documento de identificação como RG ou certidão de nascimento do menor.

Isto porque o novo passaporte brasileiro, emitido desde 2007, não possui algumas informações de maneira visível (como a filiação, por exemplo), o que não comprova que os pais estão mesmo acompanhando a criança.

Não achei esta informação no site da Infraero ou Polícia Federal, apenas no Tribunal de Justiça da Bahia, mas é melhor não arriscar. Portanto, ao viajar com seu filho pequeno, leve o passaporte e outro documento que comprove que vocês são mesmo os pais.

Para saber sobre a autorização necessária para viajar com menores para o exterior, clique aqui.

Certidão de nascimento



4 comments

  1. Carol Baggio 28 setembro, 2011 at 10:57 Responder

    Tive um problemão com a Tam no fim do ano passado, pra embarcar com minha filha pra Buenos Aires. Na verdade, tem que ter obrigatoriamente um documento COM FOTO pra ir pro exterior – fui obrigada a tirar o RG na hora… Eu estava com a certidão, mas só ela tb não resolve. Uma complicação… e sobra falta de informação! Eu até escrevi sobre isso: http://migre.me/5NqqZ
    Beijos!

  2. Rose 29 setembro, 2011 at 05:51 Responder

    Os passaportes feitos no consulado na Holanda, ganham um carimbo (oficial) com o nome dos pais, ai não é necessário levar outro tipo de documento, essa falha no passaporte já foi constatada pelo órgão responsável e eles estão carimbando o passaporte com os dados faltantes, é até que um carimbo bonitinho, no anterior não tinha mesmo, mas renovei o passaporte da minha filha em Abril e já carimbaram.

    mas isso aqui na Holanda, não sei ainda como está sendo feito no Brasil.

    e quanto a viagens onde não é obrigatório passaporte (ex. Argentina, saindo do Brasil) eu concordo que deva ser obrigatório documento com foto e foto recente porque criança muda muito, certidão de nascimento ninguém garante que seja daquela criança mesmo.

    bjs

    @LostInEindhoven

Deixe seu Comentário

×Fechar