sábado, novembro 27, 2021
spot_img
HomeAmérica do NorteEntrevista de visto nos EUA: se liga porque tem importantes mudanças a...

Entrevista de visto nos EUA: se liga porque tem importantes mudanças a caminho

Pois é, o processo de entrevista de visto nos EUA acabaram sofrendo um processo de reestruturação. Isso principalmente por causa da pandemia de coronavírus que ainda assola o mundo. Mas no último dia 06 de outubro, a corte federal norte-americana anunciou mudanças nesse processo.

visto 1

É que, de acordo com decisão do órgão, agora o Departamento de Estado do país não poderá mais usar a pandemia como justificativa para manter as entrevistas de visto aos EUA suspensas. Quer saber como tudo isso impacta quem tá afim de ir para lá? Então presta atenção.

Mudanças no processo de entrevista de visto nos EUA

Bom, desde o ano passado a situação ainda está complexa por causa do COVID-19. Nem todos os países reabriram as suas fronteiras, e no caso dos EUA, entrevistas de visto estão suspensas. Mas isso pode mudar em breve, devido a decisão da corte federal.

Agora, se o Departamento de Estado acatar oficialmente a decisão, o país vai adotar novas medidas com relação a entrada de imigrantes. Entre elas se destacam, por exemplo:

  • Retomada das entrevistas de visto que estavam suspensas em nível global;
  • Derrubada da suspensão de entrada de pessoas de diversos países, incluindo o Brasil;
  • Além disso, aceleração da concessão de passaportes e vistos a quem está esperando;
  • E claro, consequentemente reabertura das fronteiras para turistas em geral.

É claro que tudo isto ainda não está decidido. A corte não notificou o departamento de forma oficial, algo que deve acontecer em breve. Mas a expectativa é bastante positiva, até porque como os EUA já estão permitindo a entrada de estrangeiros. Assim sendo, a tendência é que a concessão de vistos ocorra de forma rápida e eficiente.

Seguros Promo

Algumas informações importantes sobre o assunto

Enquanto todo esse processo continua, é interessante notar as oportunidades que os EUA têm oferecido de trabalho e moradia. Isso se estende inclusive para brasileiros, sendo que há várias vagas para quem é daqui. E o melhor, são tanto oportunidades presenciais quanto Home Office.

Neste sentido, tem algumas informações bem importantes que você deve levar em conta. Dá só uma olhadinha no que você precisa ter em mente:

  • A maioria das vagas, tanto presenciais como de Home Office são grandes empresas. Entre elas se destacam a Origin, a Amazon e o Google, por exemplo;
  • Além disso, os trabalhos ofertados envolvem áreas como engenharia da computação, administração, gestão de pessoas e informática em geral;
  • Com relação ao trabalho presencial, normalmente as vagas estão em grandes centros urbanos, como Nova York, Califórnia e Washington, por exemplo.

Um aspecto bacana é que brasileiros ultraqualificados são super bem-vindos nos EUA. Inclusive, nos últimos 10 anos houve um aumento de 400% do fenômeno chamado fuga de cérebros. Ele diz respeito a profissionais gabaritados que deixam o país de origem em busca de oportunidades melhores no exterior. E claro, território norte-americano curte muito esse tipo de profissional. Além disso, esses fatos contribuem para facilitar a sua entrevista de visto nos EUA.

EUA

Perspectivas positivas de entrevista de visto nos EUA

Seja qual for o resultado da decisão judicial da corte norte-americana, o processo para conseguir visto para os EUA deve voltar com tudo em breve. Há projeções de vários especialistas na área, como o advogado de imigração Felipe Alexandre. De acordo com ele, a expectativa é de que até dezembro deste ano todos os consulados e embaixadas dos EUA estejam 100% operantes.

Assim sendo, se você quer aproveitar essa onda e conseguir tirar o seu visto, algumas dicas podem te ajudar bastante. Separamos abaixo alguns conselhos que podem fazer toda diferença neste sentido. Dá só uma olhadinha:

  • Em primeiro lugar, é importante que você esteja atento a todo o processo e papelada necessária. A prioridade deve ser evitar qualquer dor de cabeça desnecessária;
  • Na entrevista, seja sincero e mostre quem você realmente é. Deixe claras todas as suas intenções de morar nos EUA, seja para trabalho ou estudo;
  • Outro detalhe importante é estar de olho em todas as recomendações da embaixada para a entrevista. Dessa forma você estará preparado para esse momento;
  • Por fim, não deixe de demonstrar domínio do idioma inglês e de sua área de trabalho ou estudo. Isso fará uma grande diferença na hora da entrevista.

Uma coisa importante que você deve ficar de olho é que, assim que o processo de entrevista de visto para os EUA reabrir, o pessoal vai ser mais incisivo nas entrevistas. Então é preciso ter um objetivo claro de ir para os EUA e trazer alguma contribuição relevante para o país.

Seguros Promo

Mais detalhes para você ficar ligado

Mesmo com esse impasse sobre a entrevista de visto nos EUA, periodicamente o país traz várias oportunidades de trabalho e moradia. Algo bacana nesse sentido é que a partir de novembro o governo norte-americano vai eliminar as restrições de entrada de turistas.

É claro que, para conseguir entrar no território dos EUA, é preciso estar com a vacinação em dia. Além disso, a comprovação de não estar com coronavírus também é fundamental. Mas, ao mesmo tempo, essa pode ser uma oportunidade de ouro para você, até porque:

  • Você pode pesquisar antes de ir para lá vagas de emprego e locais para morar. Aí quando viajar para a terra do Tio Sam, rola dar uma olhada ao vivo nas oportunidades que achou;
  • Outro detalhe bem bacana é que, a partir do mês que vem, as redes sociais também vão bombar com uma série de informações bacanas;
  • Por isso é muito interessante ficar de olho em grupos do Facebook voltado para morar e trabalhar nos EUA, além de plataformas como o Linkedin;
  • Também vale a pena destacar que há um número cada vez maior de startups que estão nos EUA a procura de estrangeiros para compor seu quadro de funcionários. Então dá uma olhadinha nos perfis desse tipo de empresa porque rola muita coisa por lá.

Todas essas perspectivas vão ser tornar ainda mais positivas assim que o processo de entrevista de visto nos EUA for retomado. Então o melhor a fazer é ficar de olho nas notícias e novidades sobre o assunto. Logo as possibilidades vão se abrir muito.

time square g39edb73b0 1920

Considerações finais sobre entrevista de visto nos EUA

Todas essas informações são bastante úteis para quem pretende viajar ou mesmo morar nos EUA a médio prazo. Por isso o nosso conselho é começar a organizar a sua viagem e os seus objetivos de olho nos próximos passos que o governo norte-americano vai dar.

É claro que o mais aconselhável é dar uma sondada em como está a situação por lá. Isso inclui mercado de trabalho, economia e custo de vida. Sem dúvida as vantagens são muito grandes morando nos EUA. Mas é aquela velha história, prudência e canja de galinha não faz mal para ninguém. Por isso planeje com calma todos os seus passos.

Neste sentido, uma dica bem bacana é ficar de olho no site da embaixada dos EUA. Por lá sempre rola muita novidade a respeito de como está a política de imigração. E de quebra você também fica sabendo sobre o que o país está oferecendo em termos de trabalho e emprego.

Acompanhe também questão de documentos, taxas e processos que você precisará por em prática com relação ao seu visto. Muitas vezes algum detalhe esquecido ou fatura não paga de serviço gera uma grande complicação. Por isso cheque tudo com máxima atenção.

Junto com esses detalhes, também considere que, dependendo de sua situação, é preciso pensar também em sua família. Isso significa que há mais detalhes em todo o processo de mudança, o que logicamente inclui a entrevista de visto. Mas isso não é algo que você precise se preocupar, sobretudo se tiver condições de bancar a estadia de todos por lá.

Por fim, não se esqueça de ficar ligado aqui no Janela Laranja para saber todas as novidades sobre morar no exterior. Seja nos EUA, no Canadá, na Europa ou em qualquer outro lugar, a gente sempre está trazendo uma série de dicas bacanas. Então aproveite.

Veja mais dicas sobre viagens para os Estados Unidos aqui!

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares