Fórum PANROTAS 2016 – Entrevista Javiera Montes Cruz

72
0

O Fórum PANROTAS é um dos principais encontros do mercado de turismo do país. Esse ano, o fórum foi no WTC Events Center aqui em São Paulo e contou com a presença de mais de mil profissionais do setor e com uma agenda bem interessante de palestras e discussões.

Aproveitei a oportunidade e conversei com a Javiera Montes Cruz, que é a Subsecretária de Turismo do Chile. Leia abaixo algumas perguntas que fiz a ela.

– Qual a região que os brasileiros ainda não conhecem no Chile e que você recomenda?

“Eu gostaria de lembrar aos brasileiros que o Chile é muito mais do que as vinícolas, do cruce de lago, cruce andino, das compras e de Santiago. Tem a Patagônia, o deserto do Atacama, Aysen e muitos parques nacionais, turismo de aventura e experiências diferentes como em Chiloé”, citou Javiera.

– Cada vez mais Chiloé está se desenvolvendo. Eu pude perceber isso em minha última viagem para ilha, não é?

“Claro! Chiloé, está crescendo muito tanto na oferta de hotéis como a linha dos hotéis boutique, mas com preço acessível. A conectividade também melhorou com aeroporto e um voo direto que antes não tínhamos.  E assim há muitos outros rincões do país que estão se desenvolvendo com forte esforço do nosso governo para poder melhorar a experiência de visitação dos nossos parques nacionais com melhor infraestrutura.”, disse.

– E as áreas de inverno, da neve, estão se desenvolvendo? Alguma novidade? Quero saber porque,  para nós brasileiros, o Chile tem as áreas de neve e estações de esqui mais acessíveis. Posso dizer que é a nossa neve também.

“Sim, dividimos essa terra com vocês, efetivamente! Esse mercado vocês conhecem muito bem, não é novidade, os centros de esqui estão melhorando sua estrutura e o que oferecem para o turista”, pontuou.

– E a língua, o portunhol não é barreira? Cada vez mais gente fala e entende português nas estações de esqui?

“Sim, o portunhol não é problema, estamos nos preparando e entre as estratégias que levamos adiante é o investimento no capital humano, buscamos fortalecer o conhecimento do idioma inglês como também o idioma português para podermos ser melhores anfitriões para vocês”, destacou.

– E mais ao norte do Atacama…? Me conta o que podemos conhecer lá.

“Mais para o norte estamos trabalhando no setor do altiplano onde tem as Rutas das Missiones, que está associada às igrejas das missiones e aos parques nacionais e aos povos indígenas, interessante de conhecer.” contou.

Javiera Montes Cruz

Javiera Montes Cruz e Marcio Nel Cimatti no Fórum Panrotas 2016

Veja mais!

Siga-me no Pinterest!

Não viaje sem seguro, faça o seu clicando aqui!

Siga nosso Instagram e veja antes as imagens das nossas viagens!

Não perca nosso Snapchat e Periscope – @ajanelalaranja

Assine nosso canal no YouTube! Clique aqui!



Deixe seu Comentário

×Fechar