Fundação Ema Gordon Klabin, uma história de amor e dedicação à cultura

103
0

Atualizado em 21/03/2013

Se você aprecia arte e quer conhecer uma história linda de amor e dedicação à cultura, a Fundação Ema Gordon Klabin é o lugar perfeito. Localizada na Rua Portugal, no Jardim Europa, em São Paulo, o museu abriga obras exclusivas e uma história curiosa sobre a dona do acervo.

O casarão branco com portões de ferro alto foi a residência de Ema Gordon Klabin, uma das maiores mecenas brasileiras. Durante sua vida ela apreciou e comprou obras em grandes museus ao redor do mundo, montando para si mesma um exclusivo acervo pessoal. Em 1961 mandou construir o casarão branco para que tivesse mais espaço para guardar as suas obras. Ao falecer, em 1994, aos 87 anos, ela deixou por escrito a vontade de que sua casa fosse transformada em uma Fundação. Mas, com uma condição: nada poderia entrar e nada poderia sair. Ema pedia para que a residência fosse mantida exatamente como ela deixou.

São ao todo 1.545 obras que traçam a linha cronológica das manifestações artísticas mundiais, com entalhes, pinturas, esculturas e peças religiosas. O passeio vale para conhecer as obras, é claro, mas também para aprender um pouco mais sobre Ema Gordon Klabin. E é possível, com ajuda dos monitores, conhecer a rotina da empresária. Seu quarto está mantido como ela deixou, além do seu lugar preferido na casa, a biblioteca construída por José Mindlin com dois mil exemplares escolhidos por ele.

O curioso é que Ema tinha o costume de anotar em um diário o menu dos luxuosos jantares que ela dava em sua casa. Em cada ocasião, uma louça diferente era usada. E ela anotava os detalhes para não repetir nada, desde o cardápio até a decoração. Por isso, uma vez por semana os funcionários remontam um dos jantares na sala de estar e o visitante pode observar a mesa montada, ler qual foi o cardápio e para qual a ocasião o evento havia sido programado.

Assim que você entra na casa, não dá mais vontade de sair!

Rua Portugal, 43.

http://emaklabin.org.br/

A fundação abre durante a semana, exceto nas quartas-feiras, das 14h às 16h.

A entrada inteira custa R$10 e meia-entrada R$5.

Professores não pagam.

A visita é monitorada e leva cerca de 2h.

Contato: (11) 3062-5245.

Fachada fundação Ema Gordon Klabin

Fachada da Fundação Ema Gordon Klabin. Imagem – Erick Diniz



Deixe seu Comentário

×Fechar