Galeries Lafayette, mais que uma loja, uma atração turística

136
0

Atualizado em 22/10/2017

Inaugurada em 1893, a Galeries Lafayette é  um ótimo lugar para dar uma passada em sua viagem quando estiver em Paris. Localizada próxima à Opera Garnier, além de ser uma das principais instituições da moda em Paris, a loja de departamento é também um ponto turístico. Isso pode parecer estranho, mas o local é um lindíssimo passeio pra quem vai conhecer a capital francesa.

Existem duas Galeries Lafayette, uma localizada no número 40, Boulevard Haussmann,  e outra no número 35 da mesma rua. Uma do ladinho da outra para trazer o melhor conforto pra você.

vista da rua da galeria lafayette

galeria lafayette antigamente

Na virada do século 19 para o século 20, dois primos da Alsácia, Théophile Bader e Alphonse Kahn, decidiram abrir uma loja de itens de luxo na esquina da rue La Fayette em Paris. A loja rapidamente atraiu uma clientela fiel, e, com multidões de parisienses e visitantes de fora da cidade saindo e entrando da loja, e os fundadores logo adquiriram novas instalações no Boulevard Haussmann. Entretanto, foi apenas em 1912, sob comando de Ferdinand Chanut, aprendiz de Théophile, que a loja começou a assumir uma nova dimensão.

Galeries Lafayette

Galeries Lafayette

Galeries Lafayette

A mais tradicional é a loja localizada no número 40, um edifício que reflete a Belle Epoque parisiense, o que garantiu sua aparição em inúmeros livros e filmes sobre a capital francesa. A sua famosa cúpula, com vitrais no estilo neo-bizantino e com uma altura de mais de 40 metros, logo se tornou o icônico símbolo das Galeries Lafayette. A beleza do local realmente impressiona pra quem visita pela primeira vez. Seja pela mistura de cores, brilhos e aromas, ou pela atmosfera do loca, a verdade é que a galeria te faz sentir conectado ao estilo francês de viver.

desfile na galeria lafayette

No primeiro piso da loja encontra-se um espaço voltado para a cultura, que recebe 4 exposições ao ano valorizando a relação entre artes plásticas, moda e design. Além disso, toda sexta-feira, no 7º andar deste prédio acontece um desfile de moda gratuito para os visitantes.

galeria lafayette gourmet

Já no número 38 da mesma rua, fica a Lafayette Gourmet, um mercado de alimentos gourmet pra deixar água na boca de todos os visitantes. A loja é um lugar ideal para provar algumas das deliciosas iguarias francesas, como macaron ou um crème brûlée.E se você estiver em Paris e procurando por um lugar a céu aberto para observar a cidade, onde você pode relaxar e desfrutar de uma vista espetacular, não precisa procurar longe: o terraço nas Galeries Lafayette Haussmann oferece uma vista deslumbrante de todos os monumentos de Paris e da cidade. Você pode tomar drinques no Cube Bar ou visitar o restaurante mediterrâneo La Paillote.

terraço da galeria lafayette

Ainda melhor, se você comprar alguma das comidinhas do Lafayette Gourmet, você pode levar para desfrutar no local. O terraço fica no 7º andar da Galerie Lafayette do Boulevard Haussmann e abre às 9h30 (fecha às 19h30 por razões de segurança ou o dia todo se as condições climáticas estiverem ruins).

lojas da galeria lafayette

Tudo isso tornou as Galerias Lafayette o segundo lugar mais visitado depois da Torre Eiffel! Virou um ponto de parada obrigatória para as “celebridades mundiais”.

E o mais legal de tudo isso, é que você pode fazer uma visita monitorada, ver as exposições culturais e ainda fazer umas comprinhas 😉 (E pra quem acha que tudo nas Galerias Lafayette é caro, saibam que o metrô de Paris oferece um cartão com até 10% de desconto e uma lembrancinha exclusiva! Basta procurar o cartão Paris Visite em qualquer estação do metrô de Paris.)

Quero contar ainda de duas novidades que eu conheci nessa última visita que fiz as Galerias Lafayette foram o lounge exclusivo para brasileiros e um caixa eletrônico que restitui o imposto na hora e em dinheiro.

O lounge é um espaço muito agradável que lembra uma grande sala de apartamento com sofás aconchegantes, banheiro, champanhe, café e  suco a disposição, além de um providencial wi-fi. Para ter acesso basta gastar 175 euros na loja o que não é nada difícil.

Lounge Galeries Lafayette

Lounge Galeries Lafayette

A segunda novidade como comentei é um caixa eletrônico para o tax refund, ou seja, uma máquina que te devolve o imposto na hora, em dinheiro dentro da loja.

Tax refund Galeries Lafayette

Pronto, garanto que você não vai deixar de passar na Galeries Lafayette quando for à Paris. Se lembrar, passe aqui e conte para a gente como foi.

Confira também nossas dicas de Paris:

8 motivos para ir à Disneyland Paris comemorar seus 25 anos

Onde ficar em Paris? Nós ajudamos!

Um Guia completo da Paris de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

Galeries Lafayette, mais que uma loja, uma atração turística

9 Restaurantes veganos ou vegetarianos que merecem sua visita em Paris

Paris com pais ou avós, vale a pena?

O Grande Museu de Perfumes em Paris

Conheça a Fundação Louis Vuitton em Paris

Não deixe de ver nossas outras dicas dessa região da França.

É possível se hospedar em um castelo na França

Château Royal de Blois, a casa de reis e rainhas da França

O lindo Castelo de Cheverny é visita obrigatória no Vale do Loire

Chambord, visite o castelo mais imponente do Vale do Loire

5 Motivos para conhecer o Castelo de Valençay

O belo castelo Chaumont Sur Loire

O castelo Chanonceau, o mais lindo do Vale do Loire

Como ir?
Como chegar a Paris:
Para ir direto voe Air France que opera voos diários entre São Paulo – Paris e Rio – Paris .
Veja as opções:
Na rota Paris-SP-Paris, são 2 voos diários:
CDG-GRU (AF 454): Decola às 23h30 de em Paris e chega às 6h20 em SP.
GRU-CDG (AF 457): Decola às 15h15 de SP e chega às 7h35 em Paris.
CDG-GRU (AF 456): Decola às 10h10 de Paris e chega às 16h55 em SP.
GRU-CDG (AF 459): Decola às 18h55 de SP e chega às 11h10 em Paris.
*a partir de 05/02/18, os voos mudam de horário: AF 456 (CDG 10h10 – GRU 19:05) e AF 459 (GRU 21:10 – CDG 11:10)
Na rota Paris-Rio-Paris, 1 voo diário:
CDG-GIG (AF 442): Decola às 23h30 de Paris e chega às 5h40 no Rio.
GIG-CDG (AF 443): Decola às 15h40 do Rio e chega às 7h50 em Paris.

Marcio viajou a convite da AirFrance e do Atout France



Deixe seu Comentário

×Fechar