Golpe, Cuidado com promessas de milhas e passagens

251
0

Viajar para lugares incríveis e pagar pouco por isso é o sonho de muita gente. E, justamente por isso, é importante ficar atento aos golpes! Segundo levantamento do Ministério do Turismo, mais da metade da população brasileira tem intenção de utilizar o avião como meio de transporte para sua próxima viagem e esse número vem chamando cada vez mais a atenção dos criminosos cibernéticos, os hackers.

De acordo com o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado no combate a crimes cibernéticos, só de julho a setembro deste ano, foram identificados mais de 340 tipos diferentes de ameaças na internet envolvendo nomes de companhias aéreas e convênios de milhagem.

As ameaças, que circulam por aplicativos de mensagens, redes sociais e SMS, fingem ser páginas oficiais de empresas como LATAM e Azul, e programas de relacionamento, como o Smiles, da Gol, prometendo vantagens para compra de passagens, além de bilhetes gratuitos.

A ação desses criminosos cibernéticos tem como principal objetivo o roubo de informações pessoais das vítimas (prática conhecida como phishing), tais como número de CPF, endereço, dados do cartão de crédito e até mesmo senhas bancárias.

Golpes

Se você viu alguma dessas promoções milagrosas na internet e tem dúvidas se é ou não golpe, confira algumas dicas do DFNDR Lab para evitar armadilhas:

Checagem de informações

Ao receber uma promoção ou notificação de uma empresa, cheque se as informações são verídicas em algum canal oficial da marca, como o SAC e chats disponíveis nas páginas oficiais. Fica o alerta: as companhias aéreas raramente limitam a comunicação de ofertas a um único canal. Essa medida é fundamental para evitar o acesso a golpes e o compartilhamento de falsas promoções com seus amigos e familiares.

Antivírus
Mantenha um software de segurança protegendo seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Eles são essenciais para garantir a navegação na rede e o compartilhamento seguro de informações.

Cuidado com os links

Mesmo contando com um antivírus, é fundamental adotar comportamento preventivo na internet, pois o número de golpes digitais vem crescendo a cada dia. Evite clicar em links sem checar a procedência deles, principalmente, quando são enviados por WhatsApp e SMS. Além disso, sempre desconfie de promoções que prometem grandes recompensas, como altos valores em dinheiro. Na dúvida, o DFNDR Lab oferece um serviço gratuito online de checagem de links: https://lab.dfndrsecurity.com/pt-br.

Desconfie de domínios “diferentes do normal”

Muitos links maliciosos têm domínios diferentes dos habituais “.com”, “.com.br” e “.org”. Por isso, preste atenção na composição dos endereços dos links recebidos, pois ela pode indicar mais um motivo para desconfiar da veracidade das informações recebidas.

Golpes

Golpes



Deixe seu Comentário

×Fechar