Paris de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” Um guia completo.

102
0

Atualizado em 16/04/2019

Talvez uma das coisas mais importadas da França além da comida e dos vinhos seja o cinema francês. E não dá para assistir ao filmes sem ficar com vontade de conhecer Paris.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” é quase um cartão postal da cidade. Conta a história de Amélie, uma jovem que se muda para Paris e começa a trabalhar num café.

Um dia ela encontra uma caixinha esquecida no seu apartamento. Trata-se de uma caixinha cheia de recordações de um jovem que deve ter esquecido ali há muitos anos.

Ela decide então encontrar o dono da caixinha e sua vida muda para sempre.

O filme, que está disponível na Netflix, foi um sucesso na França e no mundo, ganhando uma série de prêmios diferentes. E mal dá pra acreditar que esse filme lindo e meio maluco jà tem 15 anos! Para celebrar um pouco disso, nós selecionamos diversas informações e passeios para você que quer viver um verdadeiro momento de Amélie Poulain no belo distrito de Montmartre. Nós já te mostramos onde ficar ( e também onde comer se você for vegetariano ou vegano!), mas esse post é dedicado pra quem é fã desse filme cult.

Montmartre

Primeiro, começamos por uma breve introdução ao bairro de Montmartre. Montmartre significa “montanha do mártir”. As colinas deste bairro existem desde os dias pré-históricos, mas durante o século 19, foram um lugar de encontro para compositores, escritores, artistas e boêmios. Muitos acabaram ganhando fama após morar aqui, incluindo: Salvador Dalí, Toulouse-Lautrec, Claude Monet, Pablo Picasso e Vincent van Gogh. Não é à toa que Amélie vive por lá!

Catedral de Notre Dame

No filme, Amélie vai lá todos os anos com sua mãe para queimar uma vela e pedir um irmãozinho. Um dia, quando saem da igreja, um turista canadense salta do telhado e mata a mãe de Amélie no local.

Notre-Dame é um dos monumentos mais visitados de Paris e Europa, independentemente do filme. Foi inaugurado em 1345, e durante muito tempo era o prédio mais alto da cidade. Foi palco para muitos momentos históricos importantes da história da França. Você pode encontrá-lo na Ile de la Cité (4º arrondissement) e admirar a arquitetura de estilo góticos. A entrada é gratuita durante todo o ano e as visitas guiadas (para as quais você deve pagar) te permitem ir ao telhado da Catedral e ter uma bela vista da cidade.

Cathedral du Notre-Dame

6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II, 75004

+33 01 42 34 56 10

Seguro Viagem é obrigatório na Europa
Muitos países da Europa, inclusive Portugal, exigem seguro viagem de brasileiros. Ele te protege e evita dores de cabeça com preços dos serviços de saúde fora do Brasil. Pague no Brasil em reais cotando na Seguros Promo, eles acham o melhor preço x cobertura nas melhores seguradoras. Use nosso cupom AJANELALARANJA5 e ganhe mais 5% de desconto!

Rue Lepic

Durante muitas cenas, Amélie anda por esta rua. Ela é uma garçonete no Café des Deux Moulins. Ela também vai lá para ir à quitanda e comprar verduras. Um dia, ela ajuda um cego a atravessar a rua e descreve-lhe a rua, o povo, o açougue de carne de cavalo e muitos outros detalhes.

Embora o tempo tenha passado desde que o filme foi filmado e uma coisa ou duas coisas mudaram na rua, você ainda pode encontrar a quitanda, o açougue e o Café des Deux Moulins. Por sinal, a quitanda até manteve o letreiro usado nas gravações que dizia “Maison Collignon”, já que, no filme, Monsieur Collignon  é o dono dali.

Maison Collignon

(na realidade: Au Marché de la Butte/Maison Chez Abdel)

56 Rue des Trois Frères, 75018

+33 1 42 64 86 30

Café des Deux Moulins (Café dos Dois Moinhos)

15 Rue Lepic, 75018 Paris –

+33 01 42 54 90 50

Compre sua passagem para Paris aqui.

Gare du Nord

Esta é uma das principais estações ferroviárias da Europa, com trens que vão ao norte da França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Holanda. Abriu em 1846 e recebeu em 1975 o título de monumento histórico. Mas também é onde Amélie pega o trem alguns fins de semana para ver seu pai em Enghien-Les-Bains, onde ela cresceu.

Canal Saint Martin

Amélie geralmente vai lá para pular algumas pedras, mas este canal é bastante conhecido entre os turistas. Inaugurado em 1825, seu objetivo era levar água potável para a cidade de Paris. Tem sido um monumento histórico desde 1993 e os parisienses podem aproveitá-lo assim sempre que o sol aparece.

Estação de metrô Lamarck-Caulaincourt

Amélie Poulain vive perto desta estação, e a maioria das cenas ocorrem em seus arredores. A estação de Lamarck-Caulaincourt abriu em 1912 e está conectada, através da linha de metro 12, à Place de la Concorde, à Assembleia Nacional e à estação de Saint Lazare.

Compre sua passagem para Paris aqui.

Foire du Trône

A Foire du Trône é uma feira de diversões em Paris, no 12º arrondissement, anteriormente conhecida como a “Foire aux petits d’épices” antes de se mudar para o Bois de Vincennes.

No filme, Amélie encontra o livro onde Nino guarda todas as fotografias e resolve ir para a Foire du Trône, onde ele trabalha, para ir em um trem fantasma e sair com ele.

Sacré Coeur

Amélie criou um rendez-vous a Nino, o jovem que ela ama, perto de uma cabine telefônica, no fundo da colina de Montmartre. Ela criou uma caçada ao tesouro para que ele escalasse as escadas de Montmartre até o Sacré-Coeur.

Se você tiver uma boa resistência física, pode escalar os 222 degraus para a frente Basílica. E, de lá do topo do Sacré Coeur, você terá uma vista surpreendente de Paris.

Gare de l’Est

Esta estação abriu em 1849, três anos depois da Gare du Nord e leva ao leste da França (Estrasburgo, Mulhouse, Metz e outros) e à Alemanha.

No filme, Amélie Poulain vai lá para usar uma cabine fotográfica, e Nino Quincampoix pega as fotos para adicionar à sua coleção particular. O lugar que mais aparece no filme é o chamado Salle des pas perdus, onde a cabine da foto fica.

+Bônus: Musée de Montmartre

Um museu que nunca fica totalmente lotado e tem um ótimo tamanho, com diversas coisas para conhecer, mas não é tão grande que você precisaria de um dia inteiro para ver tudo.

O lugar está mergulhado na história e se você é um amante da arte, você vai adorar saber que grandes nomes, como Renoir, Toulouse-Lautrec, Van Gogh e Picasso, vieram aqui para se inspirar e pintar.

Além disso, há uma exposição temporária sobre Amélie Poulain com toda a parafernália usada no set. Além deste filme, você também pode ler e ver fotos e objetos de muitos outros filmes em Montmartre, incluindo várias versões diferentes do Moulin Rouge.

A exposição sobre Amélie vai até 14 de janeiro de 2018.

Confira também nossas dicas de Paris:

8 motivos para ir à Disneyland Paris comemorar seus 25 anos

Onde ficar em Paris? Nós ajudamos!

Um Guia completo da Paris de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

Galeries Lafayette, mais que uma loja, uma atração turística

9 Restaurantes veganos ou vegetarianos que merecem sua visita em Paris

Paris com pais ou avós, vale a pena?

O Grande Museu de Perfumes em Paris

Conheça a Fundação Louis Vuitton em Paris

Não deixe de ver nossas outras dicas dessa região da França.

É possível se hospedar em um castelo na França

Château Royal de Blois, a casa de reis e rainhas da França

O lindo Castelo de Cheverny é visita obrigatória no Vale do Loire

Chambord, visite o castelo mais imponente do Vale do Loire

5 Motivos para conhecer o Castelo de Valençay

O belo castelo Chaumont Sur Loire

O castelo Chanonceau, o mais lindo do Vale do Loire



Deixe seu Comentário

×Fechar