Guia definitivo para sobreviver em um vôo longo

127
0

Atualizado em 01/10/2018

Voar é estressante por si só, mas vôos longos podem ser realmente estressantes e exigir uma preparação melhor do que a usual. Afinal, você vai dormir em um país e acordar em outro onde a língua, as pessoas, o horário e a estação do ano podem ser muito diferentes. Felizmente, existem algumas coisas que podem te ajudar a tornar essa experiência mais agradável e garantir que você não se canse tanto. Essas dicas servem tanto para que você consiga uma boa noite de sono quanto para evitar que você fique estressado ou entediado. Confira:

1.      Escolha o assento da janela

Se você não consegue pagar por um upgrade e nem possui milhas para isso, a melhor opção é se sentar na janela, simplesmente pelo fato de que você terá um lugar para encostar sua cabeça ou apoiar seu travesseiro. Também terá a garantia de poucas interrupções de outros passageiros e vai poder decidir se a janela ficará levantada ou não.

A exceção são os vôos diurnos, em que você pretenda trabalhar, sua melhor aposta é se sentar no assento do corredor, onde terá a liberdade para se levantar e se movimentar em qualquer momento, e ter um pouco de vantagem no desembarque.

Certfique-se de fazer seu check-in online até 72 horas antes do vôo (para a maioria das companhias aéreas) e escolher o seu lugar.

Um ótimo ponto de partida para encontrar tudo o que há para conhecer sobre assentos de aviões  é o site seatguru.com (por enquanto só em inglês). Lá, dá pra pesquisar vôos específicos e ver o feedback de pessoas reais sobre diferentes assentos, entretenimento e serviços de bordo.

janela de aviao

2.Escolher uma boa bagagem de mão

Escolher a bolsa de mão ideal para um vôo durante a noite é essencial, especialmente se você quiser ter todas as suas necessidades ao seu alcance quando você precisar delas.

Naturalmente, somente você sabe o que seu orçamento permite, mas uma bagagem super barata provavelmente não durará por muito tempo. Por outro lado, apenas porque uma mala é cara não significa sempre que é uma escolha boa. Tente pensar nas suas necessidades, por exemplo, quem leva o computador pode procurar uma bagagem adequada para isso. O importante é que ela seja de um material resistente e tenha compartimentos o suficiente para o que você precisa.

Lembre-se que a bagagem tem peso máximo de 10 kg e muitas vezes há uma guia de tamanho no aeroporto, onde você pode conferir a medida da sua mala para ver se ela pode ficar com você durante o vôo.
bagagem-de-mao-victorinox-spectra-2-carry-on-2

3. Não beba álcool no avião.

Especialmente por conta de vôos internacionais geralmente oferecerem bebidas alcoólicas, muitos acabam achando que isso irá ajuda-los a dormir. Grande erro, já que durante um voo, a pressão do ar na cabine de um avião é menor do que na maioria dos lugares na terra. De um modo geral, devido ao menor nível de oxigênio no sangue, você vai ficar mais bêbado no ar do que no chão depois de consumir a mesma quantidade de álcool.

Não só isso, o ar dentro das aeronaves costuma ser muito seco e, juntamente com o efeito diurético do álcool, você pode ficar desidratado muito mais rápido do que você ficaria em terra firme.

Então, se você realmente quiser beber a taça de vinho ou espumante que é oferecida no vôo, certifique-se de beber um copo de água para cada copo de bebida alcoólica.

4. Traga fones de ouvido

Você pode se desligar do mundo sem ofender ninguém e conseguir um pouco de paz sem se preocupar com em que parte do avião está sentado. Os melhores fones de ouvido para viagens são aqueles que são leves, fáceis de dobrar e com cancelamento de ruído.

Se você voar frequentemente vale a pena investir em fones com cancelamento de ruído. São mais caros, mas substituem o som dos motores do avião por uma espécie de som de fundo constante. Os mais eficientes conseguem reduzir grande parte dos ruídos, ajuda bastante, mas você acaba escutando bebês chorando e pessoas falando.

Atualmente, os aviões permitem conectar seus próprios fones de ouvido ao sistema de entretenimento do avião.

5. Tenha seus aparelhos portáteis carregados

Certifique-se de que todos os seus componentes eletrônicos estão completamente carregados antes de voar. Alguns aviões não tem entrada USB ou tomadas e é bom também estar prevenido no caso das tomadas embaixo do assento não funcionarem. Você ficaria surpreso com a freqüência que isso acontece.

Também é uma boa ideia trazer um carregador portátil, especialmente os que permitem carregar dois gadgets ou computadores. Invista também em um adaptador de tomada universal e nunca fique sem poder carregar seu celular ou tablet.

6. Traga miniaturas de seus cosméticos usuais (e SEMPRE leve um hidratante)

Não importa se você tem a pele seca, mista ou oleosa, o fato é que o ar dentro da cabine consegue ressecar a pele de qualquer um. Nada pior do que chegar no seu destino com cara de acabado. Não use maquiagem se for dormir no avião, faz muito mal para a pele, mas traga um hidratante, um escova e pasta de dente, um fio dental, um desodorante em barra e colírio para os olhos. (Caso tenha rinite, sempre é bom levar um soro fisiológico para o nariz).

Não se esqueça de levar também suas medicações diárias e vitaminas, e lembre-se, nada acima de 100ml por frasco.

7. Leve uma máscara de dormir, travesseiro para o pescoço e tampões de orelha

Seu corpo irá te agradecer por cada conforto a mais que você conseguir. O travesseiro para o pescoço é um item básico para todos os viajantes de longa distância. Cada aeroporto do planeta vende esses travesseiros, e olhando bem, é um preço pequeno a se pagar para não destruir o pescoço.

Nem todo mundo vai querer fechar as persianas e desligar as luzes dentro do voo, por isso é uma boa ideia comprar uma máscara de dormir antes de embarcar. E como mencionado anteriormente, os vôos podem ser bastante barulhentos e o tumulto de pessoas conversando e bebês chorando pode ser cansativo quando você só quer desligar e relaxar. Nesse caso, tampões de ouvido podem ser exatamente o que você necessita.

Kit sono

8. Use as roupas certas

Vista-se com roupas confortáveis e que permitam movimentar-se. Você não precisa impressionar ninguém, e caso tenha uma reunião de negócios ao chegar no seu destino, leve uma muda de roupa. Lembre-se de levar camadas – casacos, cachecóis, suéteres e jaquetas leves, tudo vale a pena. Afinal, quanto mais camadas você vestir menos peso carregará na mala. Alguns médicos recomendam que grávidas usem meias de  compressão durante viagens de avião, mas isso pode ser uma boa ideia para quem viaja frequentemente ou tem vôos muito longos.

9. Guarde Dinheiro Extra

Dinheiro é o que faz o mundo girar. Para ficar protegido em caso de uma emergência, certifique-se de guardar o dinheiro em lugares diferentes. Lembre-se de trocar o dinheiro antes de embarcar, e guarde algumas notas na carteira, em meias, na sua mochila e até dentro de uma sacolinha ziploc – basta usar a criatividade. Assim, em caso de você perder sua carteira, ser roubado, seu cartão ser bloqueado ou não encontrar um caixa automático, você ficará tranquilo sabendo que tem um dinheiro reserva.

Aproveite e conheça as 3 dicas para evitar que seu passaporte seja roubado! Fique esperto!

8. Faça um Back Up de todos seus eletrônicos

Quando o seu computador ou celular é roubado, ter os documentos mais importantes e as fotos salvas na nuvem pode ser uma salvação. Ter uma versão digitalizada do seu passaporte, visto, carteira de motorista internacional, seguro de saúde e números de telefone importantes pode ser de grande ajuda. Faça cópias de tudo de importante antes de viajar e fique tranquilo sabendo que tudo estará armazenado em algum lugar da web.

11. Sapatos simples e confortáveis

A melhor escolha a se fazer quando se trata de viagens é escolher um sapato confortável, de preferência algum que você já tenha usado antes. Pense o quanto seus pés ficarão cansados e inchados depois de ficar horas sentando, levantando e andando em aeroportos. Se você estiver visitando os Estados Unidos, você também vai querer usar sapatos que sejam facilmente tirados e rápidos de calçar novamente, já que a segurança do aeroporto geralmente pede que todos os calçados sejam removidos ao passar no detector de metais.

12. Leve um bom livro

Um livro sempre é uma boa companhia, mas quando você está viajando é sempre uma boa ideia se certificar de que o livro que você está levando seja bom. Uma solução seria baixar diversos ebooks, assim caso a sua primeira escolha se revele entediante, você pode ter uma biblioteca inteira de escolhas de leitura. Para os fãs de literatura, uma boa pedida é levar um livro para a viagem de ida e comprar um livro no seu destino para a jornada de volta. Assim, podemos explorar também a literatura do local que estamos conhecendo.

Veja aqui os 10 livros de viagem que você deve ler!

Reprodução de capa.

13. Prepare uma seleção de entretenimento

Se você estiver viajando acompanhado, especialmente se essa pessoa for uma criança, não deixe de levar um baralho, tablet, boneca, carrinho, jogos que possam entreter a família durante a viagem.

Palavras cruzadas também são uma boa, já que geralmente uma única revista leva horas para ser completa. Se viajar sozinho, escute podcasts. Você pode deixa-los baixados e prontos para ver no seu celular ou tablet, e isso promete ser uma boa companhia para quem tem dificuldades em dormir.

KLM servico de bordo

14. Leve lanchinhos e uma garrafa de água vazia

Sem mencionar os preços muito acima do normal de comidas de aeroporto, é um fato que você dificilmente vai poder comer no seu horário ou manter uma alimentação saudável. Uma boa forma de evitar esse problema é levando uma garrafa vazia e enchendo de água após passar pela verificação de segurança e um par de frutos secos. Sem mencionar que o tempo de espera em aeroportos. Por isso, leve coisas fáceis de  consumir e descartar.

15. Viaje em baixa temporada

Além de preços mais baixos e uma chance de aeronaves mais vazias, viajar em baixa temporada aumenta a chance de se deparar com comissários de bordo bem humorados. Uma boa regra é evitar voar nos finais de semana e segundas-feiras, os dias com vôos mais ocupados. A razão disso é simples: como os preços refletem as demandas, quanto mais barata a passagem maior a probabilidade de haver menos pessoas no avião.

16.Evite carboidratos antes e depois do vôo

Carboidratos te fazem reter líquidos,  e a maioria de nós já se sente inchado pela mudança de pressão e temperatura normal de uma viagem de avião. Os carboidratos exacerbam isso, por esse motivo, opte por refeições com alto teor de proteína e frutas, ou, na falta de opção, peça pela opção que não seja pasta no avião.

17. Compre um porta-passaporte e cartão de embarque

Passaportes, dinheiro, cartão de embarque, carteira de seguro de saúde, cartões de crédito internacionais, confirmação de aluguel de carro, reserva de hotel e mapas, tudo isso pode parecer difícil de encontrar rapidamente numa mala. Justamente por isso, buscando poupar tempo, um porta-passaporte pode vir a ser extremamente útil, deixando tudo junto.

Ajudamos você com sua Viagem!

O hotel que você está procurando está no Booking

Alugue seu carro em 10x no Brasil sem o IOF de 6,38%

Sua Passagem em 10x aqui no Viajanet

Se estiver pensando em Resort, o Zarpo tem os melhores preços

Compre seu ingresso da Disney, da Universal e do Sea World aqui

Seu ingresso da Broadway, do Cirque du Soleil e City Pass, você encontra aqui



Deixe seu Comentário

×Fechar