sábado, novembro 27, 2021
spot_img
HomeEuropa e DemaisPortugalEstá pensando em Imigrar para Portugal? Então dá uma olhada nessas dicas

Está pensando em Imigrar para Portugal? Então dá uma olhada nessas dicas

Imigrar para Portugal, morar em Portugal, esse é o sonho de muita gente. Seja por necessidade imposta por uma nova profissão, ou mesmo por querer buscar uma vida melhor em outro país, o local é referência no recebimento de estrangeiros. E claro, motivos para isso não faltam.

portugal g41b1e5d52 1920

O fato é que Portugal oferece uma infraestrutura completa e de qualidade para todos os seus moradores. Além disso, há várias oportunidades de emprego por lá. E quem é brasileiro ainda tem a vantagem da proximidade linguística na hora de se mudar ao país lusitano.

Assim sendo, se você está pensando em morar em Portugal preste atenção nas informações a seguir. Separamos um guia completo para te ajudar nessa missão, garantindo a melhor transição possível de um país para outro nesta nova fase de sua vida.

Imigrar para Portugal: algumas informações principais

Em primeiro lugar, um dos aspectos mais importantes para quem quer morar em Portugal é entender o seu funcionamento. Afinal de contas, existem algumas normas para morar lá que se diferem do Brasil, sobretudo para quem é imigrante.

Assim sendo, é muito importante considerar alguns aspectos principais do país lusitano. Entre eles se destacam, por exemplo:

  • Quem não tem nenhuma relação de parentesco com pessoas que nasceram no país para obter cidadania, devem conseguir um visto para ficar;
  • Neste sentido, um dos mais comuns é o chamado D7. Ele permite a pessoas de outros países se estabelecer em Portugal de forma legalizada;
  • Mas é claro que, para consegui-lo, é necessário seguir algumas exigências. Entre as mais importantes está a comprovação de que terá renda para se sustentar por lá no período mínimo de um ano. Para isso é preciso ter um valor em uma conta bancária do país.

Esse total é algo bastante relativo. Mas tenha em mente que, de forma geral, pessoas que vão para o país a passeio devem ter um mínimo de 1000 euros consigo para garantir a sua estada por lá. Assim, você pode calcular esse valor aproximado por um período de 12 meses.

Seguros Promo

Novas regras para imigrar para Portugal após a pandemia

Não é novidade o quanto o COVID-19 afetou a sociedade em seus mais diversos aspectos. E é claro que isso também se refletiu em viagens e nas mudanças para outros países. E no caso específico de Portugal, cabem algumas considerações importantes sobre o assunto:

  • Para entrar no país, é fundamental ter o certificado digital da União Europeia para comprovar que você está imunizado. Mas atenção, nele é preciso constar que isso foi feito com uma das vacinas aceitas por lá;
  • Outro detalhe muito importante é ter posse do título de residência, que atesta sua presença legalizada no país. Tudo deve estar de acordo com a DSG, entidade reguladora dos processos migratórios para Portugal;
  • Além disso, é preciso estar atento a possíveis mudanças no processo migratório para o país lusitano. Atualmente há uma nova onda de coronavírus em toda a Europa, o que está obrigando os governos locais a reavaliar a entrada de estrangeiros.

Vale lembrar que, para entrar em Portugal, é preciso estar imunizado com alguma das seguintes vacinas: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Moderna e Jansen. Todas elas estão aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).

É claro que toda essa parte burocrática e de documentação é super importante para você se mudar para Portugal. Mas além disso também é muito importante ter um planejamento financeiro e emocional. Afinal de contas, você estará indo para outro continente.

porto g76f5ff81d 1920

Outras dicas importantes quem vai imigrar para Portugal

Assim sendo, há uma série de fatores importantes para planejar antes de sua partida. Veja alguns dos principais a seguir.

Escolha do local para ficar

Existe uma série de cidades que são bastante indicadas para pessoas que querem se mudar a Portugal. No caso dos brasileiros, as melhores são:

  • Braga;
  • Coimbra;
  • Guimarães;
  • Lisboa;
  • Porto.

Qualquer um desses locais, além de oferecer uma infraestrutura completa, é bastante receptivo com imigrantes. Por lá também rolam muitas oportunidades de emprego, o que vai facilitar muito a sua vida.

Veja aqui as 8 melhores cidades para morar em Portugal

Tipo de visto que você terá

Antes falamos do visto D7, que é um dos mais utilizados na hora de imigrar para Portugal. Ele é conhecido como “Visto de Rendas Próprias”, atribuído a pessoas que buscam oportunidades por lá sem ainda ter um local de trabalho ou estudo definido. Mas além dele, há outros como:

  • Visto de estudo (D4);
  • Visto para profissionais qualificados (D3);
  • Além disso o visto de empreendedor (D2);
  • Há também o visto StartUp Visa para quem quer abrir uma empresa assim;
  • A autorização Golden Visa, para quem quer adquirir um imóvel por lá.

Dependendo de seu objetivo em se mudar, pode valer a pena se informar sobre um desses modelos específicos de visto. Assim o processo de imigração se tornará mais simples.

Seguros Promo

Imigrar para Portugal e as mudanças em sua vida

Estar em um país novo significa tomar contato com uma realidade totalmente diferente. Você precisará estar ciente de que há diferenças culturais e sociais com relação ao Brasil. Além disso, outro aspecto importante é pensar em questões vitais para você e sua família, como:

  • Custo de vida do local em que pretende morar;
  • Infraestrutura em termos de transporte e deslocamento;
  • Educação para você e os membros de sua família;
  • Questões logísticas como aluguel, trabalho e estudo, entre outras.

Tudo isso necessita de uma análise bastante cautelosa. Por isso você precisa planejar seus gastos, documentação e o local onde pretende se estabelecer com antecedência. Isso fará toda a diferença para um processo de alocação tranquilo.

Outros detalhes importantes para você considerar

É claro que ter o visto para morar no país é fundamental, mas não é o único documento que você precisa. Além dele é necessário um passaporte válido, além de um seguro de viagem ou PB4. E mesmo que não use um visto D7, também precisará comprovar a capacidade de se manter financeiramente em Portugal.

A boa notícia é que, uma vez estabelecido no país lusitano, você e sua família terão acesso a todos os seus benefícios. Isso inclui uma educação de qualidade em todos os níveis, um sistema de saúde pública excelente e um local super seguro. E claro, Portugal também oferece uma série de atividades e atrações turísticas, artísticas, históricas e culturais.

Assim sendo, uma vez que você conseguir agilizar o seu processo de imigração só terá a ganhar. Mas antes de dar o start em todo o processo, separamos mais algumas informações que você precisa dar atenção. Dá só uma olhada:

  • No caso de ir com a sua família é preciso garantir o visto para todos. Além disso, quem não tem cidadania europeia deve fazer o reagrupamento familiar;
  • Portugal tem algumas características culturais bem fortes. Por exemplo, lá o trabalho é muito valorizado, mas seus moradores dão mais importância a qualidade de vida do que o simples ganho financeiro;
  • Apesar de ser um país bastante cosmopolita e movimentado, a maioria de suas cidades conservam uma aura mais calma. Isso o torna excelente para quem não gosta de muito movimento ou agito;
  • Além disso, em termos de estabilidade e infraestrutura, o país lusitano contempla uma série de possibilidade para todos. Por isso vale o esforço de imigrar para lá.
port g66ed7e497 1920

Considerações finais sobre imigrar para Portugal

Agora que você já sabe as principais informações sobre imigrar para Portugal, pode fazer o seu planejamento. É claro que tudo precisa ser pensado da melhor forma. Além disso, a ideia é tomar a melhor decisão para todos os envolvidos.

Seja como for, as vantagens de fazer isso são muitas. E se você tiver qualquer dúvida sobre esse processo, uma dica interessante é ficar de olho no site da embaixada de Portugal. Por lá rolam várias dicas e conteúdos relevantes para quem está interessado em morar lá.

E claro, se possível já tenha todo o planejamento de um emprego e uma forma de se sustentar no país. Isso fará toda a diferença e agilizará ainda mais o processo. Por fim basta seguir essas dicas e não deixe de acompanhar o blog para ficar por dentro de todas as novidades na área de turismo e de moradia no exterior. Boa sorte e sucesso em seu projeto.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares