Imola – Autódromo da morte do Senna

372
33

Atualizado em 18/01/2011

Ainda no Norte da Itália, como gosto de fórmula 1, não poderia deixar de conhecer a pequena cidade de Imola. Mais precisamente o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, onde é disputado o Grande Prêmio de San Marino.

A cidade de Imola fica a 40kms de Bolonha e a 80kms de Maranello. É, você já deve ter se lembrado. Foi nesse circuito que na corrida de maio de 1994 Ayrton Senna morreu.

Andei ao lado do circuito com o carro num dia bem tranquilo. Procurei a famosa curva Tamburello que está reformada. Acabei encontrando a entrada das arquibancadas da reta principal. Parei o carro e fui dar uma olhada. O portão estava aberto e a emoção foi se aflorando, afinal não é sempre que é possível passear por um lugar tão especial.

Para aumentar ainda mais essa emoção, chego em uma das arquibancadas e dou de cara com um pôster do Ayrton acenando ou dando Adeus. É a tribuna Ayrton Senna, uma das homenagens a ele.

Nessa hora, pensei que seria legal fotografar o lugar do acidente e principalmente as homenagens ao Senna que foi um exemplo de brasileiro pro mundo.

Peguei o carro novamente e depois de algumas voltas acabei estacionando numa rua bem calma pertinho da reta do circuito, peguei a câmera e caminhei ao lado das grades do autódromo. Não há indicação de onde ficam as homenagens, mas entrei num pequeno parque até encontrar o muro onde o acidente aconteceu.

Não dá para negar que rolou aquele nó na garganta. Eu acompanho a fórmula 1 há muitos anos e o Senna me enchia de orgulho nas manhãs de domingo.

No muro, até hoje existem homenagens ao tri-campeão. Alguns bilhetes, uma bandeira do Brasil pintada com diversas assinaturas, uma placa em que está escrito algo assim ” Aqueles que acreditam na força de Deus, correrão e nunca se cansarão” que é uma homenagem da Comune de Imola.


Logo ao lado, a maior homenagem, a estátua. Nesse momento passou o filme do dia em que ele se foi na minha cabeça e deu para lembrar direitinho da cena retratada na estátua.

Conheça a estátua pelas diversas imagens do post e relembre um pouco das vitórias deste grande esportista.



33 comments

  1. Cheers! Fla 7 março, 2009 at 20:55 Responder

    Oi Marcio, td bem?

    Nossa, me arrepiei inteira em ler esse post, me lembro desse dia como se tivesse sido ontem. Que emocao estar ali naquele local e me surpreendi que existem tantas homenagens a ele sabia? Nao esperava.

    abracos!

  2. michael Ginobili 10 março, 2009 at 14:47 Responder

    Poxa Marcio, desta vez você me fez chorar cara.
    Vendo estas fotos, fiquei todo arrepiado e me lembrei daquele que foi o pior domingo que tive em minha vida.
    Lembro-me como se fosse hoje do momento em que o carro do Senna, batendo naquele muro e levando o maior ídolo que o nosso pais já teve.
    Mas o pior mesmo aconteceu as 16hrs da tarde, quando assistindo o programa Domingão do Faustão, ali naquele momento eu recebi a noticia que o meu grande ídolo tinha morrido.

  3. Will 10 março, 2009 at 15:44 Responder

    Olá! Vi teu comentario no blog do fabio seixas e resolvi olhar. É de encher os olhos dagua.
    Mas depois q a merda ta feita, nao adianta fazer monumentos. Se tivessem arrumado a curva qdo o Berger encheu o muro, o Senna nao tinha morrido… q tristeza.

    Lindas fotos, impossivel nao se emocionar.

    Abração.

    Will Rauber

  4. Diogo Pretto 11 março, 2009 at 18:52 Responder

    Deve ser uma sensação muito única passear por Ímola. Não sei se teria tanta frieza…

    E do piloto australiano que morreu nos treinos livres de sexta (dois dias antes da morte de Senna), tem alguma homenagem?

    Abraço e parabéns pelo post!

  5. KINHA 13 março, 2009 at 23:27 Responder

    Olá Márcio!
    Simplesmente fantástico.Não esqueça:No dia 30 de Março, estarei embarcando em um cruzeiro Santos/Veneza) no navio “Splendour of the Sea”. Visitarei 3 continentes, 8 países e mais de 20 cidades.
    Farei postagens diárias e com fotos, e espero a sua companhia nesta grande viagem. Desde já espero sua visita.
    http://amigadamoda.blogspot.com

  6. Carol Wieser 15 março, 2009 at 19:07 Responder

    É, foi realmente uma perda muito triste. Infelizmente esse esporte oferece muitos riscos… Mas a homenagem é importante, enfim, Senna foi um grande piloto.

    Abs,

  7. Cal Moreira 18 março, 2009 at 08:55 Responder

    Gostei do blog! Apareça lá no meu, Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida) e depois me diga o que achou.
    Um abraço
    Cal Moreira

  8. fred 15 março, 2011 at 14:09 Responder

    fala marcio tudo bem? fui visitar imola tbem, lembra que eu te falei no ano passado, fui la onde vc falou, depois fui a monza e monaco, abracao pra vc ai vlw a dica

      • Simone Bueno 20 abril, 2014 at 18:59 Responder

        Eu era uma criança de 7 anos de idade,que mesmo não entendendo quase nada sobre corridas,ficava ali só pra ver o meu ídolo,Exemplo,Orgulho nosso Eterno Ayrton Senna ♥

  9. Carlos 26 março, 2011 at 15:11 Responder

    Eu estava assistindo a corrida quando aconteceu o acidente… Na hora não tinha caído a ficha que a coisa com o Airton era tão séria assim, eu achava que logo ele iria se recuperar e voltar pras pistas. Mas o que nós vimos nos dias seguintes foi exatamente o contrário….

    Até hoje quando vejo fotos ou notícias sobre o assunto eu sinto aquele nó na garganta e aquela tristeza profunda… Que Deus te abençoe, Airton, e que ilumine todos os passos da sua vida eterna

  10. Elizeu 10 abril, 2014 at 02:19 Responder

    Não me preocupo com o comentário do Lucas, porque essa geração com menos de25 anos não conheceu Senna não sabe da importância dele para os brasileiros e para o mundo,. Alias essa geração so se ocupa e da valor a coisas vas como fank drogas e coisas parecidas

  11. Bernardo 1 maio, 2014 at 16:26 Responder

    Olá! Estou pensando em fazer uma viagem a Itália e passar por imola para ir ao circuito. Gostaria de uns esclarecimentos…..o circuito fica aberto? Como faço pra entrar pra caminhar até a tamburello (se for possível é claro). O monumento fica aonde?

    Quaisquer esclarecimentos e sugestões são bem-vindas! Obrigado

Deixe seu Comentário

×Fechar