Itanhaém: dicas para curtir as praias da cidade

746
0

Itanhaém é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil, localizada no Litoral Sul de São Paulo, oferece belas praias e pontos turísticos. A princípio, a praia ficou conhecida nacionalmente pela gravação da novela ‘Mulheres de Areia’, transmitida pela rede Globo. Desde então, conquistou uma grande popularidade entre os turistas!

No entanto, antes de planejar a sua viagem para Itanhém, confira todas as dicas que separamos para que usufrua ao máximo da sua viagem! Veja os tópicos abaixo.

Como chegar em Itanhaém

Itanhém está localizada a 114km da capital de São Paulo. A estimativa de tempo entre as duas cidades, em uma viagem de carro, é de 1h20. Mas também é possível utilizar outras formas de transportes para chegar até o local, veja:

De Ônibus: A Rodoviária de Itanhaém, localizada na Avenida Harry Forssell, 1505, Jardim Sabaúna, disponibiliza linhas para diversos pontos do estado e até mesmo do Brasil.

Circulando: Para circular em Itanhém é possível utilizar também o transporte público da cidade, que oferece ligação para os principais pontos turísticos. O valor da passagem atualmente é de R$3,50.

Onde Ficar em Itanhaém

De acordo com um levantamento realizado pelo TripAdvisor e pelo Bookim.com, sites de viagens que fornecem informações e opiniões de viajantes, a Pousada Dolce Vita, situada a 4min da Praia das Conchas, oferece o melhor custo-benefício para acomodação. Abaixo, confira outras alternativas de hospedagem:

praias em Itanhaém
Praia dos Sonhos onde fica a pousada Doce Vita

Pousada Kai, a pousada está como “Fantastica” no Booking.com fica em frente a praia.

pousada litoral

Os quartos da pousada contam com TV de tela plana e banheiro privativo, e alguns quartos oferecem uma varanda com vista do mar.

Um buffet de café da manhã está disponível diariamente na Pousada Kai.

A pousada tem uma piscina ao ar livre com hidromassagem e um bar no deck à beira-mar. Você pode desfrutar de trilhas a pé e outras atividades perto da Pousada Kai.

põr do sol em Itanhaém
Prainha vista da Pousada Kai

Pousada Sobre as Pedras fica a poucos passos da Praia dos Sonhos, a Pousada tem restaurante, estacionamento privativo gratuito, bar e jardim. Dispõe de quartos família e terraço ao ar livre. A Sobre as Pedras tem piscina ao ar livre, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito.

Na pousada, todos os quartos estão equipados com banheiro privativo.

A Pousada Sobre as Pedras serve café-da-manhã continental ou buffet.

A praia Cibratel fica a 1,8 km da pousada, enquanto a Estação Rodoviária de Itanhaém está a 3,8 km.

Hotel Clube Azul do Mar

As Melhores Praias de Itanhaém

Praião:

Popularmente conhecida como “Praião”, a Praia de Itanhaém, com cerca de 11,5km de extensão, é considerada maior da cidade. Além disso, o local conta com a disponibilidade de diversos quiosques, alto movimento de turistas e restaurantes.

No entanto, como já apontam as placas do local, devido à forte correnteza, não é apropriada para banhistas.

Praia do Sonho:

Como dito no início, a “Praia do Sonho” ficou conhecida nacionalmente após a gravação da novela “Mulheres de Areia”. Situado no local, está o monumento da Mulher de Areia, que atrai a atenção dos visitantes.

mulheres de areia em Itanhaém

Além disso, conta com um cenário de pedras deslumbrante. E não para por aí! Na alta temporada, os quiosques locais ficam cheios, com diversas opções de frutos do mar para saborear.

Praia do Sonho

Praia da Saudade:

Para quem busca uma maior aproximação com a natureza, a “Praia da Saudade” é o lugar ideal! Para acessar a praia é necessário cruzar uma trilha com entrada pela Rua Sebastião das Dores, na Prainha.

Por meio da Praia da Saudade é possível acessar o morro de Sapucaitava, que oferece uma ótima vista para quem pretende contemplar o pôr do sol.

Praia de Suarão:

Localizada no bairro de Suarão, considerado um dos mais antigos da cidade, a praia possui uma diversidade de coqueiros e pequenas árvores. Caminhando do centro até Suarão a estimativa de chegada é de até 45min. Lembrando que a praia é apropriada para banho.

Além disso, na praça central do bairro, há diversas opções de entretenimento, restaurantes e outro referencial que é a soverteria do local.

Lugares imperdíveis para conhecer

Cama do Anchieta:

Situada entre a Praia do Sonho e a Praia da Gruta, a Cama do Anchieta representa uma formação rochosa e visualmente espetacular. A rocha recebeu esse nome devido ao padre José Anchieta, que vindo de Portugal, viveu no Brasil por 44 anos, conheceu a baixada santista e se encantou pelo lugar. No entanto, foi em Itanhaém, por meio da Cama do Anchieta, que ficou marcado o seu percurso pelo Brasil. De acordo com historiadores, já que a rocha tem o formato de uma espreguiçadeira, o padre se acomodava ali para descansar.

Cama de Anchieta Itanhaem

Porém, não é só o destino final que atrai olhares, a passarela, que leva até o local, também tem os seus encantos. Com placas exibindo detalhes da história do padre, os visitantes percorrem cerca de 10min para chegar na rocha. Uma verdadeira viagem no tempo!

Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras, localizada entre a Praia dos Pescadores e a Pria dos Sonhos, é o destino preferido dos pescadores locais da cidade. No entanto, tem atraído cada vez mais olhares de visitantes do local, uma vez que é de fácil acesso de chegada e possui uma admirável vegetação.

Considerada uma ilha pequena, composta por rochas ao seu redor, somente é possível chegar até o local com a maré baixa. A Ilha é muito procurada para quem busca calmaria, já que não é tão movimentada. Além disso, durante manhãs e tardes é um ótimo ponto para fotografar a vista para todo o continente.

Parque Estadual Serra do Mar

Mais uma opção imperdível para os amantes da natureza. O Parque Estadual Serra do Mar, que representa a maior porção contínua preservada da Mata Atlântica no Brasil, percorre cerca de 25 municípios paulista.

Atualmente, o parque está dividido em 11 núcleos, sendo o “Núcleo Curucutu: Mirante”, o localizado em Itanhaém. Mais conhecida como a “Trilha do Mirante”, com cerca de 1,5 km de extensão, o local proporcional uma vista incrível do litoral de São Paulo.

Morro do Paranambuco

Como já é de se perceber pelas indicações, Itanhaém possui diversos pontos para contemplar vistas incríveis da natureza. Por isso, não podemos deixar de citar o Morro do Paranamuco, situado entre Praia do Cibratel e a Praia dos Sonhos. Há quem diga que o Morro proporciona uma das vistas mais incríveis da cidade!

No local, é possível visualizar de um lado a Praia das Gaivotas e de Cibratel e, do outro, a Praia dos Pescadores e a Praia dos Sonhos. Além disso, abrange toda a região, alcançando até mesmo a Cama de Anchieta.

Vale ressaltar que em apenas 10min de caminhada é possível chegar no local.

Gostou das dicas e recomendações?

Então não perca tempo e programe a sua próxima viagem para Itanhém e veja de perto as atrações e belezas do local.

As imagens são da prefeitura de Itanhaém e do Booking.

Prefere um Resort para as férias? Visite nossas dicas aqui!



Deixe seu Comentário

×Fechar