Você deixaria sua filha pegar a maior barata do mundo nas mãos?

Quando me contaram sobre o Planeta Inseto, que é a exposição permanente do Museu do Instituto Biológico em São Paulo, confesso que não me animei na hora. A pessoa que me contou estava super empolgada com a corrida de baratas no Baratódromo… Não vi nenhuma graça nisto, achei até um pouco nojento… mas resolvi estimular nas Laranjinhas a curiosidade pelos insetos e sua importância para a vida.

E quer saber? Foi um passeio muito, mas muito bacana mesmo! Que super recomendo para quem está em São Paulo. Estava com as Laranjinhas, Vitória de 6 anos e Giovana de 3 e uma amiga da Vitória.

O Planeta Inseto é o único zoológico de insetos do Brasil e funciona em um casarão antigo e agradável. O passeio dura pouco mais de uma hora e é super interativo (bom, aí depende da “coragem” dos pais e crianças!). Os monitores foram ótimos e tivemos quase que uma monitora nos acompanhando exclusivamente. Este é um dos pontos super favoráveis do Museu, que assim como no Butantan (veja aqui), tem monitores que conhecem muito dos bichos e são super atenciosos. Os monitores estão tão acostumados com os insetos que pegam os bichos na mão, como se estivessem acariciando um gatinho fofinho!

Planeta Inseto 3

Planeta Inseto 2

Bom, a aventura começou meio tímida, só ouvindo a monitora e olhando os besouros com uma certa distância e desconfiança… nenhuma das meninas estava empolgada para pegar os “bichinhos”. Logo na entrada fomos apresentados à maior barata do mundo, uma barata australiana bem lerdinha. Segundo a monitora, muito limpa ali no Museu. Hum… ninguém quis nem chegar muito perto. Mas a mãe das Laranjinhas já pegou logo na mão para mostrar para as crianças que era bacana interagir com os animais. O desafio para as meninas era pegar a barata na mão.

E foi a Giovana, de 3 anos, a mais corajosa que pegou o primeiro inseto! Um bicho da seda, uma minhoquinha branquinha, macia e muito interessante. Aprendemos que a seda é feita apenas com o casulo delas e, por isto, o inseto foi extinto da natureza e hoje só se reproduz e sobrevive em cativeiros. Bom, depois que a Giovana estreiou, as maiores ficaram mais corajosas e arriscaram pegar o bicho da seda também (é mesmo o mais simpático do Museu).

Planeta Inseto Gi

Planeta Inseto

Assistimos depois a um filme sobre a importância das abelhas em uma sala muito bem montada e que tem uma colméia com uma câmera dentro, que tem a imagem das abelhas trabalhando lá dentro projetadas na TV. A colméia fica em uma caixa fechada, mas aberta para fora e as abelhas entram em saem para produzir o mel.

Planeta Inseto5

Continuamos o passeio e vimos as formigas e alguns formigueiros por dentro. As meninas ficaram fascinadas!

Outro inseto que as pequenas gostaram muito foi o bicho pau, aquele que é igualzinho a um graveto. É incrível como quase não dá para diferenciá-lo do galho da árvore. O bicho pau que está lá é uma fêmea bem grande. A monitora o tirou da caixa de vidro e as meninas passaram a mão nela. O bicho é simpático e as meninas toparam que a monitora o colocasse no braço delas. O bicho vai subindo devagarinho e a careta das meninas vai aumentando! Coragem tem limite!!!

Planeta Inseto 7

Assistimos a tal da corrida das baratas no Baratódromo, aqui com todas as ressalvas sobre a sujeira das baratas de rua. Dura apenas alguns segundos, mas as crianças se divertem!

E por fim, voltamos ao desafio de pegar a maior barata no mundo nas mãos. Rodeamos a caixa, chamamos a monitora e desistimos de pega-la algumas vezes,. As meninas por fim tomaram coragem e pegaram a barata na mão! A primeira reação tem caretas de pânico muito engraçadas, mas depois acharam o máximo e foram embora se achando as crianças mais corajosas do mundo!

Planeta Inseto 8

Planeta Inseto 4

Vale a pena! Foi um passeio agradável, interessante, gratuito (inclusive o estacionamento) e divertido!

Vá lá:

Onde: Museu do Instituto Biológico

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo/SP (próximo estação Ana Rosa do metro)

Quando: De terça a domingo, das 9h às 16h

http://www.biologico.sp.gov.br/museu.php

Veja outros passeios para fazer com os pequenos

Ir ao Butantan é um ótimo programa para fazer com os filhos

Leve as crianças ao Grande Circo Científico nas férias

5 oficinas para seus filhos aproveitarem

Teatro infantil em São Paulo – Teatro Ruth Escobar

Peças de teatro infantil em São Paulo – Teatro Bibi Ferreira

Siga nosso Instagram e veja antes as imagens das nossas viagens!

Assine nosso canal no YouTube! Clique aqui!

Onde ficar em SP?

Veja essas opções de hotel para quem vai ao Planeta Inseto! Opção de Hostel para pagar pouco Aquarela SP Hostel, muito bem localizado perto da estação Vila Mariana. Hotel com bom custo x benefício H3 Hotel Paulista e o Matsubara Hotel e para ficar muito bem acomodado reserve o Hilton, o Renaissance ou  o Hotel Unique

Agora essas dicas é para quem prefere ficar mais perto de Pinheiros e Vila Madalena. Opção de Hostel para pagar pouco Vila Madalena Hostel, tem fácil acesso para o Alto de Pinheiros e dá para ir a pé para ótimos bares de São Paulo. Quem busca por um hotel razoável com bom custo x benefício pode escolher entre o Hotel Lugus perto da Praça da República, bom para quem vai aproveitar para conhecer o centro da cidade.



Deixe seu Comentário

×Fechar