quarta-feira, dezembro 7, 2022
spot_img
HomeEuropa e DemaisBora morar e trabalhar na Irlanda? Confira essa oportunidade

Bora morar e trabalhar na Irlanda? Confira essa oportunidade

Esse texto é direcionado para quem está interessado em morar e trabalhar na Irlanda. O governo do país anunciou recentemente que há uma série de vagas por lá. São áreas críticas para o funcionamento da nação, que estão com déficit de mão de obra.

Há basicamente duas áreas que contam com grande dificuldade de preenchimento de vagas: engenharias e tecnologia da informação. Mas é claro que essas não são as únicas e há várias oportunidades. Então, se você curtiu essa ideia e quer mudar de ares essa pode ser sua chance. Dá uma olhada no conteúdo que preparamos a seguir.

bridge gf0d58ac49 1920

As oportunidades para morar e trabalhar na Irlanda

Bom, primeiro as primeiras coisas. Antes de começar a programar a sua viagem, é preciso saber quais são as áreas que o governo irlandês está buscando profissionais. Além das áreas já citadas, há demanda de vagas que incluem:

  • Médicos de diversas especialidades;
  • Enfermeiros, especialistas em partos e paramédicos;
  • Engenheiros civis, mecânicos, elétricos, eletrônicos e industriais;
  • Especialistas em diversos aspectos relativos a tecnologia da informação
  • Diretor sênior de serviço de saúde pública;
  • Farmacêuticos especialistas em desenvolvimento e produção de biotecnologia;
  • Educadores de alto nível de qualificação;
  • Arquitetos, urbanistas e agrimensores;
  • Assistentes sociais;
  • Profissionais de controle de qualidade;
  • Animadores 2D e 3D;
  • Treinadores esportivos de diversas modalidades;
  • Profissionais da área de venda e de marketing.

Com relação aos salários, as informações também são bem animadoras. Dependendo do cargo para o qual se candidatar, seus ganhos podem variar entre 1.656,20 a 5.000 euros mensais. E levando em conta as questões de distribuição de renda por lá, esses números são ótimos.

Ok, mas como se candidatar a essas vagas?

Se você faz parte de uma dessas áreas, é preciso comprovar as suas habilidades. Para isto, há dois sites principais nos quais você pode se inscrever e fazer isso:

Dentro de ambos você vai encontrar a chamada Critical Skills Occupation List. Basicamente, trata-se de um formulário para colocar as suas habilidades e mostrar que você é capaz de preencher uma das vagas escolhidas. Além desse processo, também é preciso fazer o seguinte:

  • Preencher todos os formulários que comprovem a sua permissão de emprego;
  • Assinar um termo de compromisso para morar e trabalhar na Irlanda por um período mínimo de dois anos;
  • Além disso, ter experiência laboral comprovada em sua respectiva área de atuação;
  • Por fim, estar com todos os documentos em dia, como passaporte e visto.

Junto desses aspectos, há outra regrinha importante que você precisa considerar. Existe um documento chamado Critical Skills Employment Permit, que é a permissão para trabalha por lá sendo um estrangeiro. E no caso de conseguir uma vaga, você precisa solicitá-lo em um prazo mínimo de 12 semanas antes de assinar o contrato e iniciar.

E para completar, antes de morar e trabalhar na Irlanda também é preciso comprovar que tem uma quantia de 1000 euros para entrar no país. Mesmo com um emprego certo, essa grana é necessária para o governo ter a certeza de que você poderá se manter até seu primeiro salário.

ireland gbdbb19ac2 1920

Vale a pena morar a trabalhar na Irlanda?

Poucos países despertam tanto a atenção e atraem o interesse do mundo como a Irlanda. Há algo quase místico no território irlandês, marcado por lindas paisagens e um povo batalhador, cancioneiro e cervejeiro. Mas será que é bom se mudar para lá?

Enquanto uma ilha que é parte do Reino Unido, a Irlanda tem uma série de aspectos positivos para os seus moradores. Destacamos as principais aqui embaixo, olha só.

Cultura

Poucos povos são tão receptivos com os estrangeiros quanto os irlandeses. O país é cheio de pubs, conta com ótimos museus, e uma história bastante rica. Além disso, a Irlanda tem um verdadeiro tesouro musical com suas cantigas que atravessam gerações e encantam o mundo.

Acessibilidade

Como parte da União Europeia, a Irlanda permite que você viaje para vários países do continente de forma simples. E pelo fato de também utilizar o euro, quem mora e trabalha lá consegue se virar super bem em territórios vizinhos.

Segurança

Este é um dos países mais seguros da Europa. Com exceção de alguns bairros mais hostis com imigrantes, é possível circular sem preocupações pela Irlanda. Além disso, a polícia do país faz um excelente trabalho garantindo o bem-estar de toda a população em geral.

Saúde e educação

Esses dois aspectos têm pontos bem positivos para quem for morar e trabalhar na Irlanda. O sistema público de saúde cobre diversos problemas sem custos muito altos. Além disso, o aspecto educacional merece destaque, sobretudo com relação ao ensino superior.

Informações importantes sobre o assunto

Algo que você precisa ter organizado antes de se mudar para a Irlanda é o tipo de visto que usará. Há diferentes documentos que cumprem com esse objetivo, entre os quais se destacam:

  • Visto de trabalho, conhecido como Stamp 1;
  • Stamp 1-G, visto concedido a Recém-graduados;
  • Além disso o visto de estudo com permissão de trabalho, o Stamp 2;
  • Stamp 2-A, visto de estudo sem permissão de trabalho;
  • Há também o visto de dependente, conhecido como Stamp 3;
  • Já o visto de pedido para cidadania ou naturalização é o Stamp 4;
  • O Stamp 5, dado a imigrantes que residem legalmente no país há mais de 8 anos;
  • Por fim o visto de dupla nacionalidade, conhecido como Stamp 6.

Mesmo que ao se candidatar para alguma das vagas do começo do artigo você provavelmente fique com o visto de trabalho, é importante conhecer as outras opções. Afinal de contas, há várias oportunidades periódicas de emprego e estudo no país.

Além disso, se você tem família também deve considerar a possibilidade de se mudar com ela. Isso é possível, mas para tanto é necessário estar de acordo com algumas diretrizes do governo irlandês. Para conferi-las, acesse o site da embaixada da Irlanda.

Informações finais antes de arrumar suas malas

É claro que além das oportunidades de trabalho no país irlandês, você também pode procurar por opções de estudo e intercâmbio. Várias universidades e escolas do país oferecem bolsas para estrangeiros. Assim, vale a pena conferir oportunidades em cidades como:

  • Dublin;
  • Galway;
  • Cork;
  • Bundoran;
  • Limerick;
  • Bray.

Além de ótimos centros educacionais, esses locais também contam com ótimas oportunidades de trabalho. Assim sendo, tudo é uma questão de se organizar e escolher os melhores pontos para você e a sua família se estabelecer.

Agora, há alguns aspectos importantes para ficar de olho. O primeiro diz respeito a moradia, algo que pode ser complicado na Irlanda. O país passou por uma grave crise no setor imobiliário, o que afetou tanto moradores como imigrantes. Por isso é muito importante ficar de olho em fatores como aluguel, localização e o tipo de lugar onde pretende ficar.

Outro ponto para ter em mente é a questão do custo de vida. Em comparação a outros países da Europa, morar e trabalhar na Irlanda pode ser um pouco mais caro. É claro que tudo depende do quanto você ganha. Mas em geral é importante ficar de olho em ofertas e locais mais baratos.

Por fim, há mais um aspecto que pode pegar você de surpresa: o clima. A Irlanda não tem uma reputação de ser um país super frio, como Finlândia ou Dinamarca, por exemplo. Mesmo assim, ele tem baixas temperaturas e neve no inverno. Além disso, mais ou menos metade do ano costuma ser bem chuvoso por lá. Então, esteja preparado.

lighthouse g3ff20ed47 1920

Agora sim: partiu morar e trabalhar na Irlanda?

Se depois de ler esse artigo e considerar a Irlanda como local para morar, com certeza esta é uma escolha interessante. Nestes mesmos sites para as vagas de emprego com maior nível de qualificação, também há várias outras oportunidades.

Neles você pode encontrar vagas para funções como garçom, atendente, especialista em serviços domésticos e muito mais. Basta pesquisar e encontrar uma vaga que se relacione com o seu perfil. Indo para lá, com o tempo você poderá ter um ótimo e próspero futuro.

De resto, prepare-se para viver em um país ativo, com um povo alegre e trabalhador. A Irlanda tem uma herança histórica e cultural muito forte, respeitada por todos. Assim, não estranhe ao ouvir cantigas típicas enquanto toma sua cerveja guines em um pub qualquer.

Por fim, leve essas dicas em consideração, comprove suas habilidades e aproveite essas ótimas oportunidades de morar e trabalhar na Irlanda. E claro, não esqueça de se certificar de que seu nível de inglês esteja de acordo. Ah, outra coisa: fique de olho em todas as novidades do Janela Laranja para mais dicas e informações sobre emprego, moradia e turismo pelo mundo. Pal

RELATED ARTICLES

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares