sexta-feira, maio 27, 2022
spot_img
HomeEuropa e DemaisReino UnidoQuer morar e trabalhar no Reino Unido? Tá sobrando emprego a governo...

Quer morar e trabalhar no Reino Unido? Tá sobrando emprego a governo quer preencher meio milhão de vagas!

Se você sonha em morar e trabalhar no Reino Unido, saiba que a região pode ser o destino ideal para a realização desse sonho. Isso porque emprego é o que não falta por lá. O governo britânico acaba de lançar uma campanha para preencher cerca de 500 mil vagas de trabalho.

morar e trabalhar no Reino Unido

O programa “Way To Work” (Caminho para o trabalho) pretende acabar com um problema que vem se repetindo no país. Há alguns anos o Reino Unido sofre com a falta de mão de obra para determinadas funções no mercado de trabalho.

Dessa forma, a campanha visa preencher meio milhão de vagas abertas até junho de 2022. Porém, o número de empregos disponíveis por lá é muito maior! Assim, hoje vamos te explicar mais sobre o “Way To Work” e te mostrar um pouco a estrutura do Reino Unido. Fique ligado e conheça também os pontos turísticos desse país tão interessante da Europa.

Seguros Promo

Falta de pessoas para morar e trabalhar no Reino Unido

Pois é, está faltando gente para trabalhar por lá. E, por incrível que pareça, isso piorou na pandemia. Hoje em dia, são mais de 1,2 milhão de vagas em aberto no país, um aumento de quase 60% em relação ao início de 2020.

Por outro lado, o governo promete uma fiscalização rígida em relação às pessoas que não estão trabalhando. Ainda mais aqueles que solicitaram o seguro desemprego. Antes, o governo dava um período de até 3 meses para o desempregado encontrar uma vaga no setor de preferência. Depois desse período, o direito ao seguro desemprego era revisado.

Agora, esse período caiu para 4 semanas. Assim, o Reino Unido quer forçar as pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho, mesmo em um setor diferente.

Por fim, várias outras ações serão implementadas por meio do programa “Way To Work”. Entre elas a criação de feiras de emprego em todo o território inglês e a criação de contratos de trabalho maiores. Tudo isso, claro, para atrair pessoas aos postos de trabalho.

Seguros Promo

Maior falta de trabalhadores em 20 anos

A falta de mão de obra qualificada para morar e trabalhar no Reino Unido é o principal problema enfrentado pelos britânicos em mais de 20 anos. Veja alguns números que demonstram isso:

  • A falta de gente qualificada atinge 12 dos 18 setores industriais;
  • No setor de transporte, por exemplo, faltam motoristas para veículos pesados;
  • Os ramos da educação, administração também apresentam dificuldades em relação a isso;
  • De forma geral, na União Europeia, o número de trabalhadores chegou a cair 8,7% na metade do ano passado;
  • Além disso, a rede de fast food McDonald’s disse que falta gente até para fazer milk-shakes;

Mas porque isso está acontecendo?

O Reino Unido também está sofrendo com falta de recursos. E isso é um problema muito grande. Ou seja, faltam pessoas e matéria-prima. A razão disso tudo tem nome: Brexit.

Milhares de trabalhadores tiveram que regressar à União Europeia. Dessa forma, isso afetou, principalmente, o setor de transportes. Antes, os motoristas podiam entrar e sair do Reino Unido a qualquer momento, sem restrições. Hoje, isso é diferente, por conta do Brexit.

Dessa forma, muitos optaram por trabalhar em outros lugares e outros nem renovaram a licença para dirigir. Essa situação é parecida em outros setores de trabalho. O setor alimentício também sofreu com uma debandada de trabalhadores, que voltaram para seus países de origem. O Reino Unido, mesmo contratando presidiários, não consegue repor a saída dessas pessoas.

Neste sentido, a pandemia ajudou a piorar a situação. Junto com a enorme burocracia criada a partir do Brexit, o desastre estava formado. Assim, o Reino Unido vive hoje uma crise no que diz respeito à falta de mão de obra qualificada. E o governo está buscando soluções. A principal delas é dar incentivos para pessoas que desejam trabalhar lá.

Mande dinheiro para o exterior ou de fora para o Brasil com o Wise. É o melhor, mais seguro e mais barato meio para transferir dinheiro. Veja!

morar e trabalhar no Reino Unido

Um pouco sobre o Reino Unido

Com população superior a 67 milhões de pessoas, o Reino Unido é formado por 4 países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Se você estiver pensando em ir para lá, fique tranquilo, pois o Brexit não afetará sua experiência.

A saída do Reino Unido da União Europeia afetou basicamente dois tipos de pessoas. As que moravam em outros países e trabalhavam no Reino Unido e as que moravam no Reino Unido, mas trabalhavam fora. E, claro, também afetou as empresas, que estão desesperadamente a procura de trabalhadores.

Dessa forma, quem quer morar e trabalhar no Reino Unido conta com uma estrutura completa. Isso sobretudo no que diz respeito à qualidade de vida e opções de emprego. Além disso, com essa escassez de trabalhadores, o país está investindo na qualificação de pessoas. Assim, esse é o momento certo para você que quer buscar um aprendizado específico nesse país. 

Digamos que, hoje, o Reino Unido está pronto para recebê-lo de braços abertos (se você estiver disposto a colocar a mão na massa).

Viaje Conectado

O que é preciso para morar e trabalhar no Reino Unido?

Se você gostou da ideia e quer morar e trabalhar no Reino Unido, saiba que isso é possível. Ao contrário do que muita gente pensa, a saída do país da União Europeia não afeta a chegada de novos trabalhadores. Mas é claro que, para trabalhar por lá, você precisa observar as seguintes situações:

  • Pesquisa sobre sua área de trabalho e se há vagas disponíveis;
  • Veja se o seu diploma é aceito por lá e se é necessária uma validação;
  • Faça cursos na sua área de atuação e domine o idioma inglês;
  • Você também pode querer um emprego que não exige grandes qualificações, mas, mesmo assim, o inglês é fundamental;
  • Entre em contato com um site de busca de emprego;
  • Se você ainda não domina o inglês, busque inicialmente uma agência do Brasil;
  • Se informe sobre os vários tipos de vistos de trabalho disponíveis no Reino Unido;
  • Neste link você encontra detalhes de cada um.

Outro ponto que pode ser muito vantajoso para você é o passaporte europeu. Se você o possui, fica mais fácil o processo. Porém, com o Brexit, haverá uma burocracia maior. Entre as atividades mais exercidas pelos brasileiros no Reino Unido, estão:

  • Babá;
  • Profissional de Limpeza;
  • Cozinheiro e garçom;
  • Recepcionista;
  • Motorista e motoboy;
  • Atendente;
  • Programador e outras funções relacionadas à tecnologia.

Atrações do Reino Unido

Além de morar e trabalhar no Reino Unido, você também pode aproveitar para conhecer os pontos turísticos da região. Separamos os 5 lugares essenciais que você não pode deixar de visitar:

  • Museu dos Beatles: localizado em Liverpool, esse é um lugar obrigatório para quem é fã da maior banda de todos os tempos. Ele recebe 300 mil visitantes por ano. Além disso o museu contra a história da banda e mostra curiosidades. O passeio é feito em ordem cronológica e está disponível em português do Brasil;
  • Casa de Shakespeare: a casa da família de Shakespeare está localizada na principal rua de comércio de Stratford. A organização sem fins lucrativos Shakespeare Birthplace Trust é quem administra a residência. Lá você confere uma exposição completa e viaja no tempo por meio da história;
  • Sítio Pré-histórico Stonehenge: o arranjo circular de rochas é uma atração de nível mundial. Há muitas teorias sobre a origem desse sítio pré-histórico. Mas, na verdade, ninguém sabe sua função e quem são seus criadores. Esse conjunto de rochas consiste em monolitos de até 50 toneladas, arranjados em círculos concêntricos perfeitos. E eles possuem mais de 4 mil anos de existência!
  • Termas Romanas de Bath: localizadas em Bath, eles são as atrações mais visitadas do Reino Unido. Elas foram descobertas no século XVIII e restauradas antes de serem abertas ao público. Mas não é possível se banhar nelas, pois sua água é contaminada com chumbo, resultado da Segunda Guerra Mundial;
  • Castelo de Edimburgo: o Reino Unido também conta com inúmeros castelos incríveis. O de Edimburgo é o símbolo maior da Escócia e visita-lo é uma ótima viagem através do tempo.
morar e trabalhar no Reino Unido

Consideração final sobre morar e trabalhar no Reino Unido

O Reino Unido está procurando trabalhadores e, para isso, também está facilitando a entrada de pessoas interessadas em trabalho. Se você quer se aventurar por lá, chegou o momento. Dependendo das suas qualificações, o Reino Unido pode estar urgentemente precisando dos seus serviços.

Além disso, dá para aproveitar e conhecer os pontos turísticos desse país incrível da Europa. E, vale ressaltar, a saída do Reino Unido da União Europeia não deve te atrapalhar nesse processo. Mas, claro, se informe antes sobre tudo o que você precisa para conseguir se manter tranquilo no país. E isso inclui um inglês bom e a qualificação necessária para a vaga pretendida. Então com tudo isso em mente, partiu morar e trabalhar no Reino Unido.

Booking.com
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares