Quer morar na Austrália? Saiba como, veja nosso guia!

83
0

Quer morar na Austrália? Leia nosso guia! Pois é, 2020 definitivamente não é um ano comum. Para muitas pessoas que planejaram aquela viagem esperta, ou mesmo fizeram planos para começar vida nova em outro país, as coisas podem não ter saído como planejado. Mas isso não significa que você tenha que deixar de lado esse objetivo. E por isso vamos trazer um guia completo para morar na Austrália?

Por que? Esse é o sonho de consumo de muitas pessoas que querem morar no exterior. Mas mais do que isso, a Austrália é um grande centro de oportunidades para imigrantes, sobretudo para quem busca trabalhar e estudar. Por isso vamos entender melhor tudo o que você precisa fazer para se mudar para esse país? Então partiu.

Morar na Austrália é algo possível, basta organização e planejamento

Morar na Austrália: um país que é um lugar para todos

Para os interessados em morar na Austrália, é importante saber que esse é um dos países que mais recebem imigrantes qualificados. Aliás, seu povo é bastante hospitaleiro, e diversas cidades buscam mão de obra qualificada para empregos diversos. Assim sendo:

  • O primeiro passo é saber quais as possibilidades de se estabelecer legalmente no país. Isso pode ser feito principalmente com vistos ou por intercâmbio, entre outras formas;
  • Assim como a maioria de países estrangeiros, os vistos australianos podem ser para trabalho, estudo ou investimentos em diferentes áreas;
  • Além disso, a Austrália também dispõe do programa de Imigração para Profissionais Qualificados. O Skill Select seleciona pessoas para trabalhar em diferentes áreas, com possibilidade de visto permanente.

Com relação a esse último item, o bacana é entrar no site do programa e conferir as vagas que estão disponíveis. É importante cumprir uma série de requisitos, tanto de idioma quanto de conhecimento técnico do cargo pretendido.

Mas como morar na Austrália em pleno 2020?

Apesar dos contratempos que o coronavírus trouxe nesse ano, é possível se programar para ir morar no país até o fim de 2020.  É claro que o jeito certo de fazer isso é cumprindo com uma série de requisitos básicos:

  • O governo australiano exige que seus imigrantes tenham menos de 45 anos;
  • Você precisa ter comprovação do domínio completo do inglês;
  • Para pessoas com formação, valide seu diploma junto a um órgão do país;
  • O governo também dispõe de um programa para empregar estrangeiros. Nele você precisa confirmar experiência na área pretendida.

Diferentemente do Skill Select, o chamado SKill Ocupation é um programa desenvolvido pelo governo australiano, não pelas empresas do país. Assim sendo, é importante que você pesquise se a sua área de formação ou atuação está dentro das exigências do país.

Detalhes importantes para sua mudança

É claro que essas são algumas das possibilidades mais gerais para morar na Austrália. Mas como existem vários caminhos para imigrantes que queiram trabalhar e prosperar no país, há também outras alternativas. Nesse contexto, você deve levar em conta alguns detalhes importantes:

  • Pessoas que querem empreender ou desenvolver áreas interessantes para o país, recebem um visto especial, que pode ser permanente;
  • Existe um programa do governo australiano de incentivo para ocupação regional de certos espaços do país. É claro que esse tipo de oportunidade também leva em conta a Skilled Ocupation list para profissões que são necessárias nesses locais;
  • Outra possibilidade interessante para morar na Austrália é com a ajuda de um agente de imigração. Esse é um profissional qualificado que vai avaliar se você preenche os requisitos para se mudar para lá e facilitar o processo.

Você precisa considerar que, seja qual for o caminho escolhido para morar na Austrália, o auxílio de um especialista é fundamental. Assim, no caso dos agentes de imigração, tenha a certeza de que o profissional é certificado pelo OMARA Office of the Migration Agents Registration Authority.

Assim sendo, você precisa procurar um lugar confiável para ajudar com todo o trâmite. Uma dica bacana para isso é dar uma conferida na embaixada da Austrália no Brasil. Lá rolam várias informações úteis sobre profissionais e oportunidades para você se mudar.

morar na Austrália

Restrições do país e outros fatores para se considerar

É verdade que tanto para visitação quanto para mudanças para o país, as coisas mudaram. Por outro lado, não deixe que esse detalhe desencoraje seus planos, pois ir para a Austrália continua sendo totalmente possível.

Nesse sentido, porém, é importante que você leve em conta algumas informações importantes com relação ao funcionamento interno do país. Tanto em termos de organização algumas coisas estão bastante diferentes. Olha só algumas informações importantes:

  • Todas as pessoas que chegarem na Austrália de agora em diante, precisarão passar por uma quarentena de 14 dias tendo que arcar com possíveis custos do isolamento;
  • As principais regiões do país, como Sydney, Brisbane, Perth, Adelaide, Canberra e Darwin tem limites diários estabelecidos para receber pessoas de fora;
  • Existe uma área do site do governo australiano que se foca em requisitos para pessoas entrar no país depois do COVID-19. Não deixe de entrar e conferir.

Na medida em que você está devidamente integrado a essas questões, o próximo passo é ter conhecimento de algumas informações práticas sobre viver na Austrália.

Entenda a sociedade e a cultura australiana

Ok, para quem quer morar na Austrália esse é um aspecto básico. E por mais óbvio que isso seja, há alguns detalhes do povo do país que surpreendem pessoas que vem de fora:

  • O custo de vida depende muito da região onde ficará, seu emprego e os gastos com moradia e estudos. Mas de forma geral, essas despesas ficam em torno de 2 mil dólares australianos;
  • O sistema educacional da Austrália é destaque em todo o mundo. Tanto para níveis escolares quanto para o ensino superior, você terá a acesso a uma educação diferenciada;
  • Você terá acesso ao transporte público do país, que é incrivelmente organizado e planejado. Trens, metrôs, ônibus, bondes e até balsas estão disponíveis para o deslocamento das pessoas;
  • A saúde é outro ponto de destaque na Austrália. Lá você vai contar com o chamado sistema Medicare, um plano de saúde disponível para todos. Suas taxas variam entre 1% e 5% com relação aos salários dos habitantes;
  • Por fim, a economia é outro ponto de destaque. O desenvolvimento de certas indústrias é um dos motivos pelos quais pessoas de fora do país são bem-vindas. Entre elas estão a de alimentos, tecnologia, mineração, agricultura e turismo.

Além dessas particularidades, o país também tem diferenças em aspectos gerais de organização. A alimentação, trânsito, infraestrutura, esportes e entretenimentos, tem algumas características específicas. Mas claro, nada que uma adaptação esperta não possa resolver.

morar na Australia

Outros detalhes importantes para ficar ligado

De forma geral, esses são os principais detalhes para você poder morar na Austrália, seja de forma temporária e permanente. Mas claro, há ainda outras situações que você precisa ficar de olho e levar em conta:

  • No caso de se mudar com sua família e filhos, a agilização de vistos e o trâmite em si muda um pouco. Assim sendo, é importante que você fique de olho nesses detalhes e peça a ajuda de um agente de imigração;
  • Outra questão importante é estar ciente da constituição do país. Você precisa conhecer os direitos e deveres do povo australiano, bem como não ter nenhum problema com a justiça ou antecedentes criminais para ir para lá;
  • Também muito importante, a questão de como você e seus familiares irão se manter no país deve ser comprovada para o governo. Isso é especialmente importante no caso de ir para lá sem fazer parte do Skill Ocupation ou Skill Select.

Leve em consideração esses detalhes na hora de programar a sua mudança e todo o processo será simples e rápido. Assim, em pouco tempo você já poderá aproveitar ao máximo todas as vantagens de morar na Austrália.

Agora é só fazer as malas

Se você nunca morou fora no país, essa pode ser uma grande oportunidade. É claro que, de forma geral, esse é um procedimento complexo, que requer preparo tanto logístico quanto psicológico e emocional. Por isso, antes de organizar sua mudança, confira essas dicas:

  • Se for possível, procure conhecer bem a região para a qual você pretende se mudar antes de ir morar na Austrália;
  • Esteja aberto a conhecer sua vizinhança e falar com as pessoas que estarão ao redor. De maneira geral trata-se de um povo bastante receptivo, por isso apresente-se tão logo chegar;
  • Qualquer dúvida ou problema que você tiver, recorra a embaixada australiana aqui no Brasil, ou a embaixada brasileira na Austrália. Esse é um serviço sério e transparente, que fará de tudo para ajudá-lo.

Agora é hora de começar a se organizar. Certifique-se de resolver todas as questões burocráticas e administrativas. Além disso, faça um planejamento financeiro antecipadamente, levando em conta o valor do dólar australiano. Lembre-se de que, embora valha a filosofia de lugar novo, vida nova, é preciso de muita organização prévia para dar tudo certo. Depois de seguir esses conselhos, agora é só correr atrás.

Por fim, não se esqueça de ficar ligado aqui no blog. Sempre trazemos dicas bacanas de lugares para morar fora do Brasil. Se esse é o seu sonho, não deixe de acompanhar as nossas dicas. Se está pensando em Portugal, leia esse!

Se você quer saber sobre morar no Canadá, veja essas dicas. O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Mais dicas! 

Gostou das dicas de Portugal? Veja mais dicas!

 

Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

nte a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br

 



Deixe seu Comentário

×Fechar