Como morar em Portugal legalmente depois da pandemia?

143
0

Como morar em Portugal legalmente depois da pandemia e aproveitar para viver em um dos melhores países do mundo? Seja pela língua, ou por objetivos de vida, para muitos brasileiros morar em Portugal é um sonho. Se esse é o seu caso, olha só que bacana. Recentemente a revista Forbes divulgou uma pesquisa que aponta o país como uma das melhores opções para morar após o fim da pandemia.

No estudo, fatores como o clima ameno, a presença de regiões que recebem muito bem os estrangeiros e as possibilidades de trabalho e estudo fazem de Portugal uma ótima pedida. Sendo assim, se você quer se mudar do Brasil e pensa em morar no país europeu, chegou a sua hora. Preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber para conquistar essa meta.

Morar em Portugal depois da pandemia

O que você deve saber se quer morar em Portugal

Para muitas pessoas, o desafio de se mudar para outro país é algo realmente grande. E no caso específico de brasileiros e estrangeiros que querem morar em Portugal, o aumento do Euro e as mudanças nas regras de entrada do país podem desanimar.

Morar em Portugal depois da pandemia

Por outro lado, é importante você saber que morar em Portugal não é impossível, mas pode ser trabalhoso. O que é preciso, acima de tudo, é estar atento a algumas regras, como por exemplo:

  • Existe uma série de requisitos para você morar em Portugal de forma legalizada. Entre os principais se destaca um passaporte válido, um visto ou cidadania europeia;
  • O planejamento financeiro também é muito importante. É preciso ter a garantia de um emprego ou fonte de renda que permita seu sustento;
  • Fora as questões burocráticas, você também precisa avaliar fatores como moradia, educação, deslocamento e organização logística em geral.

Como a cidadania é um processo mais longo e mais difícil. Depende de ter parentes portugueses ou de algum outro país da Europa para te dar esse direito, vou concentrar aqui nas dicas de vistos para te ajudar a morar em Portugal legalmente.  

Como morar em Portugal legalmente – Vistos 

Encontre qual o visto que melhor te atende ou que você acredite que seja mais fácil de conseguir.  Portugal possui uma série de vistos para diferentes tipos de interesse.

Um jeito mais comum e mais solicitado é o visto quando uma empresa te “patrocina”, os chamados de D1 e D2. O visto D1 para Portugal é esse que a pessoa tem contrato com o empregador, válido por mais de um ano ou mais de três meses.

Já os vistos D2 se estendem tanto quem presta serviço. Válido para quem efetuar operações de investimento, ou comprovem ter muito dinheiro em Portugal;.

Visto para aposentados em Portugal válido também para quem vive de rendimentos. Para esses dois tipos de situação a melhor opção é o visto D7 para Portugal. Ideal para quem pretende ficar no país por mais de um ano. O agendamento que era feito através dos consulados agora são feitos pela VSF Global. Para saber sobre documentos necessários para as aplicações de cada visto vale consultar o site deles

É bacana ficar de olho em alguns aspectos que o governo exige dos estrangeiros. Entre eles está o fato de transferir quantias de dinheiro ao país para comprar ou alugar imóveis e carros.

como morar em portugal visto

Resolvida essa parte, quais os próximos passos?

Depois de se enquadrar em todos os aspectos que você precisa para morar em Portugal, agora você já pode começar a planejar a sua mudança. Para fazer isso é super importante que você siga alguns passos específicos, que vamos te mostrar em seguida.

Para morar em Portugal legalmente é preciso um motivo

Você não pode simplesmente entrar no país como estrangeiro e torcer pelo melhor. É preciso escolher uma opção de visto como o de trabalho, de estudo ou de abertura de um negócio próprio como comentamos acima. Além disso, há também a possibilidade de se mudar ao comprovar o casamento com alguém de nacionalidade portuguesa.

Tenha o local escolhido para morar antes de se mudar

Outra dica que vai te ajudar muito é escolher onde morar em Portugal antes de viajar para o país. Existem alguns pontos e cidades onde é mais recomendável morar devido ao seu nível de acolhimento. Entre eles se destacam pontos como Braga, Cidade do Porto, Lisboa, Coimbra e Guimarães. Mas atenção, cada uma delas tem características específicas, sobretudo com relação a custo de vida. Por isso fique de olho e faça aquela pesquisa esperta antes.

Vou postar as caracteristicas de cada uma das cidades mais importantes para te ajudar a escolher. Inscreva-se para receber as atualizações.

 


Tenha certeza de que você tem tudo resolvido no Brasil

Assim como acontece em qualquer outro país que recebe moradores estrangeiros, Portugal também tem algumas exigências legais. Para morar por lá você precisa estar com o seu nome limpo e todas as dívidas em dia. Além disso, é super importante não ter problemas com a justiça ou a polícia, e deixar todas as suas intenções bem claras para o governo português.

morar em Portugal

Oportunidades para brasileiros morar em Portugal legalmente

Ok, se você leu até aqui, se enquadra em tudo o que precisa para se mudar mas ainda não encontrou uma oportunidade para se mudar para a terra lusa, não se desespere. A gente separou algumas dicas para aproveitar e poder arrumar suas malas sem culpa.

Acompanhe a Câmara Portuguesa

O site da câmara de Portugal vive trazendo vários conteúdos interessantes. Mas o melhor são as oportunidades de emprego e estudo, sobretudo para estrangeiros. Dessa forma, alguns dos projetos de mais destaque incluem:

  • Programas de integração proporcionados pelo governo;
  • Oportunidades de emprego para brasileiros e estrangeiros;
  • Leis que facilitam iniciativas como intercâmbio, bolsas de estudo e de renda;
  • Novidades sobre tudo o que acontece no país voltado para quem vai morar nele.

morar em Portugal

Veja as possibilidades de cidadania

Se você é filho ou neto de portugueses é possível fazer a dupla cidadania para o país. Além disso, ao se cadastrar no sistema de passaporte europeu você também consegue facilitar o processo para esse tipo de documentação. Por meio desse site também é possível solicitar diferentes tipos de visto e se inteirar de outros processos que lhe permitam morar no país.

Passaporte Portugues

Dicas importantes para morar em Portugal legalmente

Mesmo que o fato do idioma de Portugal ser o mesmo do Brasil, tratam-se de dois países bem diferentes. Questões culturais, políticas e econômicas são especialmente distintas, e por isso é bacana que você se prepare psicologicamente antes de fazer a sua mudança.

Por outro lado, há várias vantagens e fatores que fazem com que o país seja um paraíso para muitas pessoas que vão morar por lá. Assim sendo, preste atenção no seguinte:

  • Certifique-se de pesquisar a fundo as regiões e opções de moradia oferecidas em Portugal. Assim, você poderá escolher a que mais se identificar;
  • A qualidade da saúde e da educação, ambas públicas, também são fatores admiráveis em Portugal. Mas para aproveitá-las ao máximo, procure conhecer como seus respectivos processos funcionam no país;
  • Questões relacionadas a transporte, custo de vida, gastronomia e o dia a dia no país também são bastante diferentes. Por isso antes de se mudar, entenda como funcionam.

Pensando no futuro ideal em Portugal

Agora a gente gostaria de voltar para o começo do artigo, quando mostramos que Portugal está entre os melhores destinos para se viver depois da pandemia. Além do que já citamos ali em cima, há outros motivos que deixaram o país com essa bola toda:

  • Apesar do surto de coronavírus na Europa, foi um dos primeiros países da região a controlar totalmente a situação;
  • Portugal é um grande polo de desenvolvimento para áreas como o comércio, a saúde e a tecnologia;
  • O país apresenta uma ótima infraestrutura, garantindo condições de vida satisfatória para todos os seus moradores;
  • E claro, independentemente dos estereótipos que cercam os portugueses, trata-se de um povo trabalhador e hospitaleiro, com evoluções e progressos constantes.

É claro que, assim como em qualquer outro tipo de deslocamento, será possível se adequar a algumas novas regras para morar em Portugal após o COVID-19. Mas de forma geral esse é um processo que não será impossível, sobretudo para quem se adequar nos parâmetros de imigração propostos pelo país.

Por fim

Morar em Portugal tem mais prós do que contras, sobretudo para brasileiros. Na medida em que você conseguir concentrar seus esforços em cumprir os requisitos pedidos pelo governo do país e ter a grana necessária para viver por lá, é só fazer as malas.


Claro, para aproveitar ao máximo tudo o que o país lusitano tem para oferecer, confira algumas dicas e conselhos finais que vão te ajudar bastante:

  • Fique de olho nas iniciativas que Portugal faz para atrair estrangeiros. Entre elas se destacam mudanças nas leis de imigração facilitando o processo e uma ação da Visa para atrair investidores e trabalhadores de outros países;
  • Se tiver alguma dúvida ou problema com relação aos seus planos de mudança, contate a Embaixada de Portugal aqui no Brasil. A entidade está presente em diversos estados, e consegue resolver de forma rápida e fácil várias situações para os estrangeiros;
  • Não deixe de estar por dentro das novidades que rolam no país. Esteja bem-informado sobre tudo o que acontece e como as questões internas podem afetar você.
  • Sempre viaje com Seguro de saúde, um imprevisto pode acabar com seu sonho. Faça a cotação aqui.

De forma geral é isso. Agora basta iniciar o seu planejamento, correr atrás de tudo o que precisa para entrar em Portugal sem dor de cabeça e começar a arrumar as malas. Com toda a certeza essa será uma ótima experiência para quem está disposto a viver em um país diferente. E claro, lindos pontos turísticos e de passeio não faltam, mas isso a gente te conta com calma em outro post.

Gostou das dicas de Portugal? Veja mais dicas!

Québec na cabeça. É brasileiro e quer o Canadá? Saiba como

 

Veja também!


Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

nte a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br



Deixe seu Comentário

×Fechar