Museu Casa Barco em Amsterdam, Houseboat Museum

98
0

Atualizado em 28/11/2016

Você já deve ter ouvido falar que há casas barco em Amsterdam. Sim, muitas pessoas tem endereço fixo em um barco nos canais da cidade. Você pode conhecer uma delas por dentro ao visitar o Houseboat Museum.

As houseboats são bastante comuns, há mais de 3.000 casas deste tipo na cidade. Você pode inclusive se hospedar em alguma delas. Há muitas opções nos sites especializados ou no próprio Booking (veja algumas sugestões nos links ao final).

As casas barco tem endereço fixo e a maior parte delas são conectadas às redes de gás, água e eletricidade. Todas são obrigadas a estarem conectadas às redes de esgoto. Não pense que todas as casas são rústicas e antigas. Na verdade, este tipo de moradia é bastante cara, pois não se concedem mais permissões para novas casas.

Passeando pelos canais, você consegue espiar um pouco como algumas são por dentro. Com suas janelas amplas, muitas vezes dá para ver a cozinha e a sala de algumas delas, além é claro, dos muitos jardins geralmente no teto das casas barco.

Mas se você quiser conhecer uma delas por dentro, sem se hospedar em uma, visite o Houseboat Museum. Um passeio curto e bastante informativo, principalmente com as crianças. O museu está localizado em um dos principais canais da cidade, o Prinsengracht e manteve muitos aspectos originais quando foi mesmo uma casa barco nos anos de 1960-1980.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer a casa com as Laranjinhas. A casa barco está logo após o vídeo sobre o Museu Van Gogh (veja nosso post aqui).

O barco, chamado Hendrika Maria, foi construído em 1914 e servia para o transporte de areia até ser transformado em residência. A casa tem 80m2 de área útil, com os cômodos bem divididos e mobiliados. A decoração é característica dos anos 50 e você pode inclusive pedir um café ou cappuccino para sentir que está visitando um amigo.

museu-casa-barco-amsterdam

As Laranjinhas, Vitória e Giovana, de 7 e 4 anos, adoraram a visita e observaram atentas cada cômodo: bem na entrada, as pequenas camas, depois uma cozinha completa onde fica hoje a recepção, a sala que tem inclusive uma televisão e o quarto principal. Há também um banheiro, mas que fica fechado.

Museu Casa Barco Amsterdam

Outra parte que elas gostaram muito, foram as maquetes de outras casas barco, inclusive com os pequenos móveis dentro. Ficaram fascinadas.

Museu Casa Barco Amsterdam

Museu Casa Barco Amsterdam

Dentro da casa barco você poderá assistir a alguns filmes que mostram a vida nestas casas. Logo na entrada, pegue o guia impresso em português que explica cada parte da casa.

Museu Casa Barco Amsterdam

Foi um passeio muito bacana.

Serviço:

Houseboat Museum

Local: Prinsengracht 296 K

Ingressos: de € 3,5 a € 4,50

Horários: geralmente das 10hs às 17hs, mas consulte o site antes de ir.

Algumas opções de hospedagem em casas barco:

The Guest-Houseboat 

Botel Sailing Home 

Hotelboot Iris 

Não perca esta bela atração da cidade e não deixe de ver todas as dicas dessa série As Laranjinhas em Amsterdam, tudo que você precisa para conhecer a cidade com crianças você encontra aqui!

Não deixe de ver nossas dicas de hospedagem em Amsterdam, clique aqui! 

Agradecemos aos parceiros da série “Laranjinhas em Amsterdam”, KLM – Royal Dutch Airlines, o Turismo Amsterdam, Amsterdam Marketing, Hilton HotéisVan Gogh MuseumRijksmuseumNemo Science Museum, A´DAM Lookout, Artis Zoo, Muiden Castle, Efteling, Restaurante Mazzo, Restaurante Moeders, Restaurante Pancake Bakery



Deixe seu Comentário

×Fechar