O outono chegou, cuidado com a gripe e alergia

107
0

O outono começou hoje e o pessoal do São Camilo me mandou umas dicas interessantes de cuidados que podemos tomar com os pequenos para evitar e tratar os resfriados e gripes. As dicas são ainda mais valiosas se você tem uma viagem marcada para essa época. Ninguém quer viajar com os filhos doentes, né?

Por que ficamos doentes no outono?

O Outono é marcado pelo tempo mais seco e frio ameno em várias regiões do Brasil. A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumenta os casos de doenças respiratórias

A combinação de doenças infecciosas, inflamatórias e alérgicas gera uma série de problemas respiratórios causados por gripe, resfriados, pneumonias, asma e alergias respiratórias, entre outras doenças.

Por que isso acontece? 

Com a queda na temperatura, as pessoas ficam com a casa mais fechada e evitam a exposição ao ar livre. Desta forma, doenças causadas por vírus, por exemplo, se proliferam mais rapidamente.

Quando os dias são quentes e as noites mais frias, os brônquios se irritam, causando dificuldade na respiração e doenças respiratórias.

Conhecer os sintomas pode ajudar a evitar problemas:

O resfriado é o vírus mais simples, acabando, em média, em dois ou três dias, quando não há uma queda no estado geral do portador do vírus.

A gripe tem como característica o resfriado forte com queda na imunidade, maior tempo de duração e presença de febre.

Considerada a mais perigosa, um dos sintomas da pneumonia é a mudança na cor da secreção da tosse. Diferente da gripe, que apresenta uma coloração mais clara, a cor amarela, marrom ou esverdeada indica que está na hora procurar um médico. Outro sinal de alerta são tosses acima de três semanas.

Como tratar:

Como o ressecamento das mucosas pode levar a inflamações e diminuir a produção de secreções, é importante a hidratação. Portanto, beba bastante água (um adulto normal precisa, em média, de cerca de dois litros de líquido por dia). Em dias de baixa umidade relativa do ar, coloque bacias com água nos quartos, principalmente quem tem alergias.

Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios. Mas lembre-se de colocar o corpo em ação fora dos horários de pico de poluição atmosférica. O ideal é se exercitar antes das 7h30 e depois das 20h.

Quem tem alergia deve procurar um médico para manter um tratamento preventivo. Lave as mãos com frequência. Pode parecer um gesto simples, mas essa atitude evita a transmissão dos vírus da gripe e resfriado. Use álcool em gel para ajudar na higienização.

Como evitar:

A dica é evitar lugares públicos e muito fechados, estar com a carteira de vacinação em dia e evitar usar roupas que estiveram guardadas por muito tempo.

Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada, principalmente quando há alguém doente no local. Se o ambiente é arejado, a troca de ar diminui a quantidade de vírus e bactérias.

São medidas simples, porém importantes, para que todos desfrutem do outono com muita saúde.

Agradecemos o Dr. José Ribamar Branco, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, por ter nos enviado essas explicações. Valeu!

CANTO DA FLORESTA RESORT



Deixe seu Comentário

×Fechar