Panko, um excelente restaurante japonês em Santiago

Você já parou para pesquisar sobre o litoral chileno? São mais de 6000 km de costa, banhados pelas águas frias do Oceano Pacífico. E o que isso significa? Bem, além de muita coragem para entrar nesse mar gelado, significa uma variedade imensa de peixes e frutos do mar!

É notório que o país é conhecido pelo seu salmão, mas a costa chilena produz muito mais que esse delicioso peixe.  Além de outras variedades como a reineta, o congrio e a merluza, o mar chileno também é farto em mariscos e crustáceos. Por tudo isso, provar a famosa centolla já faz parte do roteiro dos brasileiros que vêm ao Chile.

Mas o que pouca gente considera quando vem ao Chile é experimentar comida japonesa. É verdade que quase não encontramos japoneses no Chile, mas acredite em mim. Vale a pena.

E a minha dica de hoje é exatamente essa: comida japonesa ao estilo chileno, ou melhor, japonês-peruano: o famoso Sushi Nikkei. E para conhecer essa maravilhosa fusão entre Peru e Japão – e tão de moda por aqui – eu fui até o Panko, um sushi nikkei muito conhecido em Santiago. A delicadeza japonesa, os temperos peruanos e os frescos pescados chilenos. Não tem como dar errado!

O Panko possui dois restaurantes em Santiago, um bem pequenininho em Lastarria e outro maior e mais movimentado no Patio Bellavista. Ambos estão em regiões muito turísticas e, portanto, são bastante acessíveis.

Comecei provando as Pinzas Panko, um empanado de camarão e siri, acompanhado de molho cremoso e geleia picante. Tudo isso é charmosamente servido junto com a pinça da jaiba, um tipo de siri muito comum aqui no Chile.

Sushi Nikkei Santiago

Depois dessa delícia frita, peguei mais leve e pedi um Tiradito de Pescado, que chegou super fresco, com molho de ají amarillo, saladinha de wakame e quinoa crocante.  Leve e fresco.

Sushi Nikkei Santiago

Passando para os nigiris, provei o de Atún Sellado, com atum selado no maçarico e geleia de pimenta rocoto, e o Nigiri Foie, que derrete na boca. De longe, foram os meus favoritos do cardápio.

Sushi Nikkei Santiago

Provei também dois rolls: o Salmón Nikkei (salmão, cream cheese e creme de salmão defumado) e o Roll Chimichurri (camarão, abacate e molho chimichurri). Aliás, os chilenos comem abacate em tudo e isso inclui os sushis, claro. Não tenha medo pois fica bem gostoso.

Sushi Nikkei Santiago

Para terminar, decidi pedir outro roll, que fez as vezes de sobremesa: Roll Charapo, uma inusitada mistura de banana, manga e molho de maracujá. Nem doce nem salgado e com sabor pronunciado a maracujá.

Sushi Nikkei Santiago

Por tudo isso, repito: programe um tempinho para provar a comida japonesa do Chile. O frescor dos ingredientes chilenos e essa mistura Peru-Japão formam uma receita de sucesso que você precisa experimentar!

O Panko Lastarria fica na rua Jose Victorino Lastarria 53. Já o Panko Patio Bellavista fica na Constitución 30, local 103/104. Os horários variam conforme o dia da semana, então sugiro que você verifique no site site antes de ir.

Veja aqui onde se hospedar em Santiago aqui! Selecionamos opções para todos os bolsos e exigências!

Esse texto e fotos são da Renata Moreti direto de Santiago. Passe no blog dela, o Bom Dia Frambuesa e veja mais dicas! 



Deixe seu Comentário

×Fechar