Veja o que fazer se perder o passaporte na viagem.

298
0

Atualizado em 25/02/2013

Veja o que fazer se perder o passaporte no experior:  O paulista Hugo de Moura Santos decidiu passar as férias na Alemanha. Durante seu último dia viagem em Berlim, foi de metrô até a Berliner Dom, a Catedral de Berlim, na Ilha dos Museus.

Passeou pelos corredores, apreciou as obras góticas e conheceu um pouco mais sobre a cultura alemã. Seu avião sairia em quatro horas e por isso ele teve que retornar ao hotel para os últimos preparos para o retorno ao Brasil.

No entanto, quando estava no vagão do metrô, colocou a mão no bolso e o passaporte não estava mais onde ele havia deixado. “Eu saí do metrô e refiz todos os meus passos, fui até a banca de jornal onde parei pra ver algumas revistas, num café onde eu havia tomado um suco e finalmente decidi retornar a Catedral. Corria na rua chorando, pois meu voo sairia em pouco tempo e como eu iria embora sem o passaporte?”, conta Hugo.

A sorte é que quando ele chegou até a igreja, branco como se tivesse acabado de ver um fantasma, o segurança perguntou: “Are you the brazilian guy?”. “Alguém tinha encontrado o meu passaporte num corredor da Igreja e o devolvido para o segurança. Foi a melhor parte da minha viagem por ter me livrado do sufoco da burocracia de conseguir passaporte em outro país” diz Hugo aliviado.

Hugo teve sorte. Por isso, decidi fazer um guia para você viajar seguro do que fazer caso isso aconteça e, bem, você não tenha tanta sorte como Hugo teve ao encontrar o passaporte:

Antes de viajar

Há alguns cuidados que você pode tomar antes mesmo de entrar no avião. Primeiro, certifique-se de pesquisar o endereço e o telefone do consulado brasileiro próximo do seu destino. Assim, você poupa o tempo de precisar encontrar estas informações tomado pelo pânico de ter perdido a documentação.

Além disso, outra dica valiosa é fazer pelo menos duas fotocópias do seu passaporte. Pois se você perder o original, a cópia facilitará a reposição da documentação. Uma digitalização no seu smartphone também pode ajudar bastante.

Que tal tirar uma carteira de motorista internacional? Mesmo que você não tenha planos de alugar um carro no exterior, o documento vale lá fora como o passaporte. E se você perder poderá retirar a segunda via quando retornar ao Brasil.

Durante a viagem

Se você perdeu o passaporte, já refez todos os passos e certificou-se que não há mesmo como encontra-lo, corra até o posto de polícia mais próximo e faça um Boletim de Ocorrência. Com o B.O em mãos, apresente-o no consulado brasileiro junto com outro documento de identificação como RG, carteira de motorista ou título de eleitor. Para isso você terá que desembolsar cerca de 160 dólares.

O consulado providenciará um passaporte de urgência, mas o grande problema é que você perderá seus vistos e então terá que retornar para o Brasil diretamente e encerrar as férias pela metade. Se você precisa retornar ao Brasil no mesmo dia, pode pedir a Autorização de Retorno ao Brasil.

Depois da viagem

Perdeu o seu passaporte aqui no Brasil? É preciso pedir a segunda vida e no site da Polícia Federal e pagar uma taxa de R$ 312.14.

Anotou as dicas? Espero que você nunca precise usá-las, mas o melhor é sempre se prevenir, certo?

Hugo de Moura Santos em Berlim

Hugo de Moura Santos em Berlim. Imagem – Arquivo Pessoal



Deixe seu Comentário

×Fechar