8 Pontos turísticos de Manaus que você precisa conhecer

81
0

Selecionamos 8 Pontos turísticos de Manaus que você precisa conhecer. Se em suas viagens você gosta de experenciar locais com bastante natureza, mas também ricos em história e cultura, Manaus pode ser um excelente destino. Além da belíssima Floresta Amazônica, a capital dos manauaras revela traços importantíssimos sobre o Brasil.

Sem sombras de dúvidas, você vai voltar com muita bagagem, em questão de experiência, ao explorar os pontos turísticos da cidade.

Veja alguns pontos turísticos de Manaus que separamos

Mercadão Público de Manaus

A primeira parada obrigatória para um turista, é o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que fica às margens do Rio Negro, na Rua dos Barés, número 46. O espaço, popularmente conhecido como Mercadão, já tem mais de 137 anos. Por ali, centenas de banquinhas dão vida a essa estrutura centenária. São feirantes de segmentos variados, a maioria com oferta de artesanato e produtos alimentícios, todos típicos da região. Assim, o Mercadão é um ótimo lugar para comprar lembranças para você ou para presentear amigos, familiares e quem mais você desejar.

Você vai se deparar com lindas pinturas (em tecido, vidro, madeira e por aí vai), cestas com trançados especiais, redes, quadros, produtos de beleza e saúde (naturais), venda de polpas de frutas, peixes, farinha feita pelos índios e mais uma infinidade de coisas. Para dar tempo de olhar tudo, reserve pelo menos umas três horas. O local também é ótimo para conversar com os responsáveis por cada banquinha, pois todos sabem muito sobre a Amazônia e podem indicar novos lugares para você conhecer. Aproveite também para tomar um café ou almoçar por lá.

Assim, uma boa pedida é experimentar o xis caboquinho, também típico dos manauaras. Feito com pão francês, ele é composto de: queijo coalho, tucumã (fruto de uma palmeira do Amazonas), ovo e banana frita. Em locais populares, o xis caboquinho custa entre cinco e dez reais. Em estabelecimentos como cafés regionais, ele pode custar até R$ 25,00.

 

Porto de Manaus 

O Porto de Manaus é considerado o maior porto fluvial, não só Brasil, mas do mundo! Por lá, passam centenas de comerciantes, passantes locais e turistas do mundo todo. Além dos barcos para o tráfego de mercadorias (as mais diversas que você possa imaginar), alguns são usados apenas como meio de transporte. Você vai se deparar com barcos de grande estrutura, com redes enfileiradas, pois servem de “cama” para quem faz viagens longas de barco.

Pontos turísticos de Manaus

No porto você pode contratar um serviço de turismo, fazer um passeio pelo Rio Negro e explorar as rotas oferecidas pelas empresas responsáveis. O Porto de Manaus atende demandas, principalmente, dos seguintes Estados: Roraima, Rondônia, Acre e algumas áreas do Norte do Mato Grosso.

 

Pontos turísticos de Manaus – Rio Negro e Rio Solimões

O famoso encontro das águas de Manaus, que ocorre por conta do encontro do Rio Negro e do Rio Solimões, é um verdadeiro espetáculo da natureza. Você pode contratar um serviço de turismo no Porto (citado anteriormente) e seguir viagem com os responsáveis até o local. O monumento natural foi tombado em 2014. Pela esquerda, o Rio Negro, com a nascente em Cassiquiare, na Colômbia, com a temperatura em 28º positivos. Pela direita, o Rio Solimões, com a nascente na Cordilheira dos Andes, com a temperatura em 22º positivos.

Você vai notar a diferença até mesmo na velocidade das águas. E é mesmo impressionante como elas não se misturam. Os barcos de turismo param no ponto de encontro dos rios, para que todos possam observar e fazer fotos no local. Vale a pena investir!

Se puder conheça os dois rios no caminho de um hotel de selva. 

Hotel de Selva, conheça o Juma Amazon Lodge

 

Pontos turísticos de Manaus – Tribo Indígena

É também pelo Porto que você pode contratar um passeio para conhecer tribos indígenas. Entre elas, uma das mais populares, é a Tribo Tuyuka (ou Tuiúcas). A comunidade fica no Alto Rio Negro e todos os indígenas são bem hospitaleiros. O turista é recebido pelo mestre de cerimônias da Tribo e conduzido até o espaço onde ele e os demais contam um pouco sobre a história da comunidade. Além disso, eles também realizam algumas demonstrações de danças e cantos que fazem parte dos rituais da tribo.

Eles convivem entre cinco etnias, pois não se casam com quem pertence a mesma comunidade, por se considerarem irmãos. Se passar pela aldeia, aproveite para comprar artesanatos feitos diretamente pelos donos da terra.

Manaus com crianças – Amazônia sem os índios não é completa

 

Pontos turísticos de Manaus – Museu da Amazônia – MUSA

Para conhecer mais sobre a Floresta e sobre a cultura da Amazônia, o MUSA é o lugar perfeito. Sozinho ou acompanhado por um guia, você pode fazer trilhas, conhecer borboletários, serpentário, aquário, espaços com vídeos (sobre a floresta, sobre os povos ribeirinhos, produções dos artesanatos e da culinária, explicações sobre os mais diversos assuntos).

Um dos pontos altos do MUSA (literalmente), é reservar um tempo para subir a Torre de Observação do MUSA. Ela tem 42 metros de altura, com um total de 242 degraus. Lá em cima, a sensação é única e vai se tornar uma coisa inesquecível na sua mente. Aproveite para apreciar a floresta, o voo dos passarinhos e também para sentir o vento. Além disso, para não perder nenhum detalhe e caminhar com tranquilidade, reserve pelo menos umas quatro horas para transitar pelo MUSA.

 

Pontos turísticos de Manaus – Teatro Amazonas

Bem no Centro de Manaus, o Teatro Amazonas chama a atenção de todo mundo que passa por lá. A estrutura já foi restaurada, mas ainda conta com uma escada original e vários itens sobre a história da cidade e de momentos importantes celebrados dentro do espaço. O casarão rosa é lindo e o principal cartão-postal da cidade de Manaus. Localizado no Largo de São Sebastião, você vai reparar que o Teatro está bem posicionado no Centro Histórico da cidade, o que é perfeito para explorar os arredores.

Em contrapartida na parte de dentro, vale a pena agendar uma visita guiada, para não perder nenhuma informação (e tem muita) sobre tudo que compõe o lugar. Uma das melhores paradas é no Salão Principal do Teatro. Mesmo com a revitalização, o espaço é digno de um cenário de filme. Assim, ao passar pelas demais salas, você vai conhecer ainda um dos salões reservados para as confraternizações que eram realizadas pela elite de Manaus, no Ciclo da Borracha (exploração do látex).

Pontos turísticos de Manaus – Praia da Ponta Negra

Com uma orla de 2 km, a Praia da Ponta Negra é uma praia urbana, localizada às margens do Rio Negro. Ela fica no lado oposto ao Porto, portanto, vale a pena investir em uma travessia de barco ou contratar um transporte particular para chegar lá (isso se você quiser otimizar ao máximo o seu tempo). Também é possível atravessar a cidade de transporte coletivo urbano, porém, o trajeto vai demorar um pouco mais.

Lá na Ponta Negra, a água já surpreende de cara. A cor dela passeia entre o tom escuro da água do rio e um reflexo que puxa para um tom avermelhado. Para quem tem pavor de água gelada, essa praia é ideal. Além disso, a água na Praia da Ponta Negra é morna <3 Se passear por lá, aproveite para conhecer restaurantes típicos e apreciar a vista nos calçadões. Além disso, o local tem policiamento e também a presença de comércio ambulante.

Pontos turísticos de Manaus – Tambaqui de Banda 

Após explorar todos esses pontos, você vai precisar de uma boa e completa refeição. Em um dos lados do Teatro, faça uma parada no almoço ou no jantar, no restaurante Tambaqui de Banda. No térreo, se você der sorte, talvez seja surpreendido por alguma atração musical, enquanto saboreia um prato típico. O restaurante conta com um cardápio sortido, com forte presença de peixes e composições com farinhas da região, principalmente a uarini.

Por fim, entre as opções que você não deve deixar passar, lembre-se de pedir um tacacá. Ele é um dos pratos mais tradicionais da região Amazônica, por ser de origem indígena. Servido em uma espécie de cuia, o tacacá tem um caldo de tucupi, de cor amarelada e vai por cima de outros ingredientes. São eles: goma de mandioca, folhas de jambu e camarão seco. Mas caso você não coma carne, é possível experimentar um tacacá sem o camarão. Para sobremesa, vai muito bem pedir um açaí.

Onde comer em Manaus

Veja aqui abaixo duas dicas completas de onde ficar em Manaus.

Onde ficar em Manaus com as crianças

Hotel-boutique Juma Ópera

 

Quer uma notícia boa? Em apenas quatro dias você consegue conhecer todos esses pontos. Assim, faça seu roteiro, acorde cedo e aproveite ao máximo. Todo brasileiro deveria conhecer Manaus, portanto coloque na sua lista de prioridades 😉

Não deixe de conhecer também!

Museu do Seringal em Manaus

Se quiser esticar sua viagem até Belém, olha essa dica! 

Festival Ver-o-Peso, conheça Belém na época mais gostosa do ano

 



Veja também!


Para ajudar a quem está em casa, separamos alguns dicas a mais! Veja abaixo!

Comente a série ou filme que mais gostou, mande foto e marque o @ajanelalaranja no instagram.

Veja mais dicas abaixo! 

O Canadá vai precisar de imigrantes depois da pandemia

Veja como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Como morar fora depois da pandemia!

Está com as crianças em casa na quarentena, veja nossas dicas para melhorar a rotina de vocês!

Veja também como será viajar depois da Pandemía!

Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários

Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br


 



Deixe seu Comentário

×Fechar